XDCAM por 3.000 Euros - parte II

Iniciado por José Costa, 14 / Jun / 2012, 07:21

Tópico anterior - Tópico seguinte

AC

Filipe, dá uma olhada neste documento do Charles Poynton. Possivelmente mais um PDF para guardar, como quase tudo que esse senhor publica.

http://poynton.com/PDFs/Chroma_subsampling_notation.pdf

José Costa, não vale a pena tentar convencer-nos que não percebe de futebol, quando se vê que conhece todas as táticas! Acho que falta lá naquele topico essa do 3:1:1, mas tambem não sei se na altura do mesmo a HDCAM já jogava na 1ª divisão.

brilhanterismo - Falava-se de futebol não era? Bingo!  :lol: :lol: :lol: Parece que na giria futebolista se usa o termo, conforme demonstra texto abaixo: 

"Esperamos sinceramente que lhe sirva de lição, e no próximo jogo o faça com o brilhanterismo a que nos têm habituado."  :lol: :lol: :lol:

Extracto de texto num blog de um clube de futebol nacional.

Agora mais a sério, José Costa, deixou-me curioso ao afirmar a possivel superioridade do 3:1:1 em relação ao 4:2:2  :-k
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Filipe Araújo

Obrigado A.C. pela partilha.

Estes esquemas tácticos estavam-me a dar cambras no cérebro.

Filipe Araújo.

Alberto

Também estou curioso por ouvir a explicação do 3:1:1, uma vez que o olho humano é mais sensível à luz do que à percepção de cor.

José Costa

Boas.

"Eu sei que sei que muitos também sabem que eu sei, mas muitos outros não sabem que eu sei, e assim já ficam a saber que eu sei o que outros sabem."   :lol: :lol:

É lixado quando se está num espaço para se compartilhar conhecimentos e experiências e se lê mer%&$ destas. Retira a vontade de partilhar. Faz-me lembrar os putos da escola e tentar fazer"pontos" para as miúdas. Ainda bem que o sentido de humor é elevado por estes lados.   :lol: :lol:

Porque eu não gosto de deixar coisas por dizer.  Boas.

P.S. Quanto à explicação do 3:1:1 ela já vem a caminho. Não vai demorar muito. Afinal, só se passou uma semana. Mas desde já adianto que 4:x:x e 3:1:1 são tudo relaçôes, existe uma coisa chamada de frequência. Só para que outros fiquem a saber o que eu sei. Porque eu também gosto de impressionar as miúdas.  \:D/
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Boas,

fico a guardar a resposta também. Assim na próxima vez também posso tentar impressionar as "miúdas".

Filipe Araújo.

Alberto

O que eu sei está na ponta da língua, o que não sei está no google.. :lol:

AC

Alberto, essa insinuação parece-me desnecessária e de alguma forma provocadora. Até porque acredito que saberá que uma materia deste tipo, para se expor de uma forma que não pareça simplesmente uma opinião, não se escreve apenas de cabeça e tipo resposta on-line.
Pelo menos eu não o faço, em determinadas materias, preparo previamente os textos que publico.

Confesso que me sinto um pouco culpado, porque fui eu que primeiro manifestei a curiosidade sobre a possivel explicação que certamente apareceria fundamentada, e se o fiz, foi precisamente pela curiosidade dessa fundamentação, por perceber perfeitamente quanto ela pode ser dificil, considerando apenas 4:2:2 contra 3:1:1, em termos das amostragens.

Quando fabricantes como a Sony adoptam 3:1:1 e precisamente em HDCAM, é porque encontram neste modelo de amostragem alguma vantagem. A eficiência versus perca é certamente favorável. No mundo real o pixel ao lado raramente muda radicalmente.

A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!