HD 50i ou 50P ?

Iniciado por ze195, 20 / Jul / 2012, 17:50

Tópico anterior - Tópico seguinte

ze195

Boas,

Acho que é o local mais adequado do forum para fazer esta pergunta. Vou agora comprar uma câmara de filmar e estou aqui com uma dúvida que me está a dificultar a escolha da máquina. A diferença entre gravação a 1920x1080/50i e a 1920x1080/50p é significativa? É que estou em dúvida entre máquinas com 100€ de diferença (280/380€) e tendo em conta as restantes características não acho grande diferença quanto a esta diferença não sei se se nota depois nas gravações.
Já agora a titulo de curiosidade as máquinas que tenho em vista são a sony cx210 (50i), sony cx250 (50p) e panasonic V500 (50p).

Joao Bastos

Camara Panasonic DSLR Lumix GH4 c/ Gimbal -  Vegas Pro 16 - Vegas DVD Architect 7 - Cinescore - Plug-in's NewBlue, Prodad, etc. (Software registado)

José Costa

Boas.
50i
Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

ze195

Desde já obrigado pelas respostas.
Mas fiquei um pouco confuso :s tenho duas respostas uma diz 50p e outra 50i. Alguém me consegue explicar a diferença? Pelo que já pesquisei parece que tem a ver com a actualização da imagem, e pelo que li só com 50p é que actualiza toda a imagem de uma vez. Mas gostava de saber se ao ver um video 50i ou 50p se nota diferença. Já agora surgiu-me a dúvida do espaço ocupado pelo video, é igual nos dois casos (esta dúvida surgiu-me agora por isso ainda não pesquisei sobre isso mas vou ver se descubro algo).
Agradeço todas as ajudas possíveis, tenho notado que no mundo da fotografia há informação por todo o lado mas no video tenho encontrado algumas dificuldades por essa razão é que vos peço ajuda...

Élio Santos

Explicando pelo nome o 50i quer dizer interlaced scanning e o 50p progressive scanning. A grande diferença entre as duas é que no 50i nas imagens em movimento parece que o que se esta a movimentar fica "arrastado" tipo isto:

(lado esquerdo interlaced e do lado direito progressive)

não sei se consegues reparar no efeito "arrastamento" qe te estou a falar nas pessoas da imagem do lado esquerdo...

isto deve-se a que o interlaced divide a imagem em dois tipo e o progressive processa a imagem num só como neste exemplo:

acho que é essa a grande diferença (corrijam-me se estou errado)  :)

acho qe deves optar pela que grava a progressive neste caso a 50p.
já trabalhei com os dois e prefiro o progressive  :lol:

Abraço

Joao Bastos

É isso o que o Elio Santos diz...
50p.
Camara Panasonic DSLR Lumix GH4 c/ Gimbal -  Vegas Pro 16 - Vegas DVD Architect 7 - Cinescore - Plug-in's NewBlue, Prodad, etc. (Software registado)

Diamantino simão

Boas.

Uma pergunta talvez estúpida da minha parte: se o Progressivo é melhor, porque razão os fabricantes estão ainda actualmente a colocar no mercado camaras que só filmam em "intrelaçado, é o caso da minha Sony AX-2000.

Tino Simão

ze195

Obrigado Élio Santos.
Realmente naqueles imagens nota-se bem a diferença, mas num video não se tem aquela percepção ou tem? O meu medo é que ao filmar movimentos rápidos acabe por parecer uma imagem desfocada. Parece-me que me vou decidir pelos 50p. Alguma coisa a dizer sobre lentes sony e lentes panasonic? E qual a importância do tamanho do sensor da imagem? Sabem-me dizer se as sony tem o menu em portugues? No site deles não vi isso especificado e no da panasonic vi que não tinham.
Agora só me falta escolher entre estas duas (se não me aparecer mais nenhuma com melhor preço/qualidade) http://camcorder-test.slashcam.com/compare-c6cbb47a3166c49af8ff5045612bdee9.html, se alguém me souber indicar a que acaba por ser mais vantajosa agradeço...

Élio Santos

Citação de: Diamantino simão em 21 / Jul / 2012, 12:24
Boas.

Uma pergunta talvez estúpida da minha parte: se o Progressivo é melhor, porque razão os fabricantes estão ainda actualmente a colocar no mercado camaras que só filmam em "intrelaçado, é o caso da minha Sony AX-2000.

Tino Simão

A desvantagem do modo progressivo (p) é que não se pode utilizar em transmissões, emissões. Não há tecnologia de transmissão com imagens progressivas, excetuando-se o formato HD. (neste caso quando se fala em transmissao é nos canais televisivos).

uma das diferenças é qe a progressiva tem mais qualidade enquanto que a entrelaçada tem a tecnologia de ser transmitido e emitido ;)

mas nas tv's nao se ve aquele efeito de arrastamento que falei porque as tv's têm a tecnologia de transmitir o modo entrelaçado

Abraço

Diamantino simão

Olá Elio.

Como tenho ainda há pouco tempo a câmara mencionada mais acima, acabei de verificar que ela filma em HD-25p , mas tem um inconveniente que ainda não percebi e no manual não explica a razão, é o seguinte: nesta resolução 25p em Ful HD o visor da câmara não tem a imagem fluída o que não é nada cómodo, essa a razão pela qual optei até agora o 50i. Em contrapartida,  a imagem na gravação não tem esse efeito do visor porque filmei algumas imagens editei e gravei num DVD para ver o resultado. Nestas imagens não notei nada de diferente ao 50i.

Há algum tempo que andava para colocar esta questão sobre esta anomalia do visor e agora tive esta oportunidade. Se alguém me puder esclarecer, o meu obrigado.

Tino Simão

AC

Citação de: Élio Santos em 21 / Jul / 2012, 18:59
A desvantagem do modo progressivo (p) é que não se pode utilizar em transmissões, emissões. Não há tecnologia de transmissão com imagens progressivas, excetuando-se o formato HD. (neste caso quando se fala em transmissao é nos canais televisivos).
uma das diferenças é qe a progressiva tem mais qualidade enquanto que a entrelaçada tem a tecnologia de ser transmitido e emitido ;)

mas nas tv's nao se ve aquele efeito de arrastamento que falei porque as tv's têm a tecnologia de transmitir o modo entrelaçado

Abraço

São feitas aqui afirmações no minimo muito discutiveis... e misturados cenários diferentes.
Captação, e transmissão são cenários diferentes e envolvem processos e questões diferentes.
P não se pode utilizr em transmissões? Que transmissões? Over the air? Por cabo?
Que tipo de P? A que resoluções? P pode-se aplicar a 720/25P, 720/50P 1080/25P ou 1080/50P?

CitaçãoNão há tecnologia de transmissão com imagens progressivas, excetuando-se o formato HD.

Não está aqui alguma contradição com o afirmado anteriormente?

Citaçãomas nas tv's nao se ve aquele efeito de arrastamento que falei porque as tv's têm a tecnologia de transmitir o modo entrelaçado

Eu acho que até entendo o que pretendeu dizer, mas está um tanto confuso.

Em captação, 50P melhor 50I? Depende do equipamento que se está a usar, e do que se pretende captar.
A baixo custo geralmente 50P acarreta maiores compromissos que 50i. (Diamantino, é por razões de relação custo/qualidade que os fabricantes ainda mantêm 50i)

Já li algures sobre um experiência engraçada: Gravar umas panoramicas rápidas, da direita para a esquerda, de coisas em movimento rapido (por exemplo num jogo futebol) em 50i e em 50P, e depois observar. O resultado é igual em ambos os casos?

A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

José Costa

Boas.
Daquilo que sei, do que observo, da experiência que tenho, o amador comum que tenha uma câmera mini-DV grava em LP, quando ela o permite. A imagem é péssima, mas o tempo de gravação é o dobro. E é o que ele quer.

A maioria das máquinas fotográficas permitem escolher três modos de qualidade de imagem. O amador começa pelo modo mais elevado, mas rapidamente passa para o modo de qualidade mais abaixo, pois constacta que pode tirar muitas mais fotografias com o mesmo cartão. Mais uma vez, a qualidade é posta ão lado.

Compram um equipamento numa lógica de ser o melhor pelo preço que estão disponiveis para pagar, mas depois não aproveitam devidamente as caracteristicas do equipamento, seja por umas razôes ou por outras. Gastam dinheiro no equipamento, mas esquecem os consumiveis e acessórios básicos. Não compram uma bateria extra e ficam limitados na autonomia de gravação. Não compram um bom cartão,  pois os rascas são muito mais baratos.

E o que é que isto tem a ver com o 50i ou o 50p?

Nada! Na verdade, o que quiz dizer foi que para o User em questão aconselho a câmera que grava a 50i (Sony cx210) e não a que grava a 50p, seja a Sony ou a da Panasonic. As razôes:

- Para gravar a 50p, vai precisar de cartôes rápidos, logo mais caros. A gravação a 50p só é possivel na maior cadência de dados, e portanto, um maior espaço ocupado em cartão. Se diminuir à qualidade da gravação, os 50p deixam de estar disponiveis. Paga mais pelos 50p, mas depois não os utiliza.

- A câmera em questão (a 50i) tem memória flash interna de 8GB. Sempre dá para um bom tempo de gravação. A 50p não tem memória interna, pelo que terá de adquerir cartôes extra, e dos mais caros. Já falei que quando se grava a 50p ocupa mais espaço em cartão, logo menos tempo de gravação?

- Não vai passar a vida a comprar cartôes, ninguém o faz. Logo, mal tenha o cartão cheio, ou vai apagar algo anteriormente gravado (e é curioso como isso é o mais utilizado) ou então vai passar os videos para o disco rigido do computador. Amador que é amador, sempre se esquece de copiar para o PC, para libertar o espaço no cartão. Pelo que só se vai lembrar disso quando precisar de gravar algo, e não ter tempo ou possibilidade de copiar nesse momento para o disco rigido. O que acontece? Ou não grava, ou então apaga o que gravou anteriormente. O que nos leva ão seguinte ponto:

- Poucos NLEs lidam com o 50p. E normalmente são os profissionais. Para quem se quer aventurar nas andanças da edição, terá no 50p mais problemas e dificuldades que no 50i. E nem um Blu-ray poderá gravar, pois o mesmo não tem suporte para o 50p em 1920x1080. Fica condenado a visionar as imagens directamente do cartão, no computador ou só através de pen, isto se a TV o permitir. Ou isso ou vai ter que converter o ficheiro original para o poder gravar, e lá vai o 50p. Nada que um profissional não o faça com qualidade, com alguns compromissos, mas o mesmo não se pode dizer de um amador. E amador que é amador, grava em DVD, por ser barato. É barato, mas a qualidade... alguém estava preocupado com o 50p?

Continuo com o 50i. Não por ser melhor ou pior, mas porque entendo ser a melhor opção para o User em questão. Até porque isto de ser melhor ou pior é muito relativo e depende de muitos aspectos. Que não vou aqui discutir, pois já sabemos que defendo com garra a minha opinião e mais ainda quando se trata de questôes técnicas, não de apenas e simples opinião. Mas com os cerca de 100 euros que poupa já dá para comprar uns bons cartôes e para a entrada de uma bateria extra. Sempre será mais útil que os 50p. Entendo eu assim.

É um amador, mas pode ganhar gosto pelo video e querer levar a coisa mais a sério. Pois claro que pode. Mas quando isso acontecer, rápidamente terá noção das enormes limitaçôes da câmera que tem, mesmo que seja a de 50p. Sem ovos não se fazem omeletes, e qualquer das câmeras servem os propósitos a que se destinam (amadores esporádicos), não servem os propósitos de amantes do video, se assim o posso dizer ou assim os posso chamar.

Para este meu raciocinio, e este conselho, tive em atenção um outro tópico/mensagem do User ze195, e cito partes, deste e do outro tópico:

"Eu não percebo nada disto, o objectivo é uma utilização caseira de vez em quando",
"Estou com uma certa urgência em me decidir",
"Já agora surgiu-me a dúvida do espaço ocupado pelo video".

Já agora, um comentário destinado apenas ão User ze195:

Não gosto de questôes à "La pharmacia". Aparecem os Users, perguntam e desaparecem. Nem um agradecimento retornam, nem um feedback. Tudo indicava que você seria mais um a entrar na farmácia. A resposta dada por si no anterior tópico assim mo parecia indicar.

Mas não se contentou com a resposta dada pelo farmaceutico, quiz saber mais. Voltou à carga e perguntou, quiz saber os porquês. Gosto de quem não se contenta com respostas "despidas", gosto de quem quer saber o "como" e o "porquê", não apenas com "o quê". Entendi, que só pela sua actitude, valia a pena perder um pouco mais do meu tempo nesta resposta. Mas quem sou eu, só sei umas coisitas sobre video. Boas.

P.S. O amador que tanto refiro aqui, em nada deve ser visto como um termo pejorativo. E também em nada quiz criticar eventuais respostas de outros Users. Todas são válidas e têm o devido valor.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AC

Nos bonecos do Fórum falta um a "tirar o chapeu", que é o que apetece comentar a uma resposta assim, quer pelo aspecto da resposta em si, quer pelo didatismo, do que é um fórum, e do que motiva os seus participantes.

Na falta dele fica este:  =D>
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Filipe Araújo

Eu sabia que a resposta curta era um discurso compactado ainda por abrir.

Não havendo variedade, aposta-se na quantidade:

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>

Filipe Araújo.

ze195

Obrigado José Costa.
Eu percebo todo o seu ponto de vista em que os comuns dos users (amadores) metem tudo na qualidade mais baixa para terem mais quantidade. Mas eu não sigo muito essa lógica. Por exemplo na minha máquina fotográfica anda sempre no máximo (e nem por isso é grande coisa  :lol:) e sempre que a uso passo as fotos para o pc. Além disso tenho um segundo cartão para essas eventuais urgências. O mesmo espero fazer com o video. Para já estou a pensar comprar um cartão de 32Gb e um de 16Gb, ambos classe 10. A bateria já pensei nisso mas depois se verá. Depois vejo como as coisas vão evoluir. Espero ganhar gosto pelo video mas acho que não vou ganhar assim tanto ao nível de precisar de uma grande câmara, mas isto lá está, sou um leigo a falar destes assunto.
Realmente a memória interna da sony cx210 inicialmente fez dela a minha quase aquisição mas agora estou muito inclinado para dar mais 78€ e comprar a panasonic V500. Preciso ainda de tirar umas descobrir algumas coisas do sensor de imagem. Se o tamanho tem algum interesse e a sua contagem efectiva de pixeis, suponho que estas características dependam uma da outra.

PS: Espero ser um utilizador assíduo deste forum, é sinal que gostei da minha compra e que a uso  :)
PS2: Realmente gostei da sua resposta e em parte o que refere é exactamente a minha dúvida, mas quero resolver isto da melhor forma e não da mais fácil por isso recorri a este forum e estou a gostar... E realmente você merece:  =D> =D> =D>