Renomear ficheiros de vídeo

Iniciado por Rodrigo Pinheiro, 28 / Jun / 2013, 02:59

Tópico anterior - Tópico seguinte

Rodrigo Pinheiro

Boas,

Alguém conhece algum software que renomeie os ficheiros de vídeo de várias máquinas mas ficando com a cronologia correta?

Passo a explicar:
Na maioria dos eventos costumo filmar com 3 máquinas; Panasonic Ag 90, canon 60d e Gopro 2; quando transfiro para o Pc se os colocar numa única pasta não ficam com a ordem correta (mesmo que as horas das 3 máquinas estejam certas),
outro caso é:
com a Panasonic por vezes tenho a necessidade de usar os dois cartões que ela permite, assim sendo ambos (os dois :lol:) começam com a numeração 0000 apesar de um ter começado a gravar (por exemplo) 4 horas depois,

Será que me podem ajudar? Obrigado!
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6

Filipe Araújo

Boas Rodrigo.

Experimente isto, ordenar por: Data da ultima gravação - ascendente.

Creio que resolve,

Filipe Araújo.

Rodrigo Pinheiro

Olá Filipe,

Obrigado pela resposta, fiz o teste com poucos ficheiros e deu resultado =D>

Mais tarde vou experimentar com os ficheiros todos, depois deixo aqui o resultado.

Abraço
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Filipe Araújo

Boas,

fez bem em perguntar, fico feliz por ter ajudado.

Fico então a guardar pelo resultado do teste,

Filipe Araújo.

Rodrigo Pinheiro

Boas,

Lamento dizer mas afinal não resultou  :(.
Juntei os ficheiros de duas máquinas fiz como o Filipe disse e o resultado foi que fiquei com muitos ficheiros em sítios errados  :(.

Será que sou o único a ter este problema? Mais alguém pode ajudar-me?

Desde já agradeço  =D>

Filipe Araújo

Boas,

estranho, fiz um pequeno teste e pareceu-me encadear correctamente.

Boa sorte com a resposta ... agora fiquei curioso.

Filipe Araújo.

José Costa

Boas.
Amigo, no Adobe Bridge selecione Batch Rename, "Movie" como texto (ou outro qualquer) e Date Time.

Agora, tem duas situaçôes:

- Se tiver os ficheiros nos cartôes originais, selecione "Date Created" e ano mês e dia. Dê um traço ão texto e selecione novamente "Date Time" > "Date Created" e depois hora minuto e segundo. Selecione "Copy to other folder".

- Se copiou os ficheiros dos cartôes para o PC, selecione "Date File Modified" e ano mês e dia. Dê um traço ão texto e selecione novamente "Date Time" > "Date File Modified" e depois hora minuto e segundo. Selecione "Copy to other folder" ou "Rename in same folder", como preferir.

Vai obter um ficheiro igual a isto: Movie 20130525-201810.MTS

Se renomeou dos cartôes originais, na Timeline do NLE orienta-se pelo inicio do clip video (Time). Se renomeou pelo PC, orienta-se pelo final do clip video.

Se executado como referido acima, o processo funciona na perfeição. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Filipe Araújo

Boas,

na parte que me toca, grato pela partilha.

Filipe Araújo.

Rodrigo Pinheiro

Boas,

Depois de algum tempo cá estou eu para dar o meu feedback ao que o José Costa sugeriu e bem, ou seja, realmente o método resulta mas não a 100%, mas também não sei se haverá algum que seja eficaz a 100%, seja como for este método resolve, em parte mas resolve! Vou tentar explicar-me!

Juntei os vários ficheiros das várias máquinas e utilizando o método do José Costa, quando verifiquei a cronologia dos mesmos reparei que alguns estavam em sítios errados (um pouco antes), isto porquê? Porque este método acerta os ficheiros pela hora final dos mesmos, sendo assim, se gravarem com a máquina A um ficheiro que acabou às 18h mas começou às 17h e gravarem outro com a máquina B que acabou às 17:56h mas começou às 17:55h, apesar de o ficheiro da B ter começado depois ele, com este método, ficará antes do ficheiro da A o que não é cronológicamente correcto.

Espero ter sido esclarecedor  :-k

José Costa

Boas.
Amigo, o seu comentário/observação está meio certo e meio errado. Porquê?
Se coloca os ficheiros todos na timeline, mas na mesma pista de video, vai haver sempre algum ficheiro, diria que bastantes, que vão ficar sempre fora do lugar. Não á volta a dar à questão, faça como fizer. Aliás, ficarem certos na mesma pista de video é IMPOSSIVEL, se os ficheiros são de câmeras diferentes.

A renumeração feita pelo processo que mencionei é exacta. Terá é que ter um workflow diferente.

Cada ficheiro de cada câmera terá de ser colocado em pistas diferentes na timeline. Para facilitar, deverá colocar os ficheiros de cada câmera em pastas diferentes, durante o processo de renumeração. Depois,  importa os ficheiros de cada câmera, para uma pista de video diferente. Uma câmera, uma pista. Manualmente terá de os organizar cronologicamente, orientando-se pelo nome do ficheiro. O ficheiro tem a hora gravada no nome, pelo que se torna fácil fazê-lo. Se importar/renumerar directamente pelos cartôes, organiza do inicio para o final da timeline. Se copiou os ficheiros para o disco do PC, organiza do final para o inicio da timeline.

Em sistemas profissionais, em que se recorre ão time-code para efectuar o que você pretende, também o video não pode ser colocado na mesma pista de video. Cada câmera, uma pista diferente. Só que o time-code tem uma vantagem: o sistema organiza automaticamente a ordem cronológica na timeline. No seu caso, terá de o fazer manualmente.

Dirá: "Mas isso dá uma trabalheira dos diábos!"

Respondo: "Não á bela sem senão!"

Até os sistemas profissionais necessitam que se faça manualmente a edição.  :lol: Mas procedendo da forma como mencionei, o sistema funciona muito bem. Dá trabalho, mas funciona. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier