escolha de placa grafica para pc?

Iniciado por LG, 08 / Out / 2013, 08:34

Tópico anterior - Tópico seguinte

Paulo David Serra Fernandes

Bom dia, José Costa

Deliciei-me a ler o seu artigo. Muito bom! Ficará referenciado para memória futura.

E já agora, agradeço a partilha do seu conhecimento.

Paulo Fernandes

nautillus

Não posso concordar com o José Costa quando afirma que montar o PC em casa não fica mais barato. Tal não é verdade. Existem sempre diferenças de preço dos componentes entre lojas, sendo, por vezes enormes. A mesma gráfica, por exemplo, pode ter uma diferença de 100 euros em lojas diferentes. Basta procurar.

António Cristo

Pode e deve sair mais em conta é o que queres dizer.
Escolher os componentes e compor uma máquina. Esta é uma parte...
Mas é preciso montar a coisa física " com as mãos" e depois vem o SO e respectivas aplicações... e é preciso saber fazer.

Portanto uma coisa é o fato á medida, outra, é o pronto a vestir. São lojas diferentes.

nautillus

Inteiramente de acordo. Deixei isso bem claro no meu post, acima.
Montar pelas próprias mãos é sempre melhor e mais barato, mas para quem sabe, claro.

José Costa

Boas.
Citado: "Montar pelas próprias mãos é sempre melhor e mais barato"

Depende. Essa é uma ideia generalizada e que não é verdade em todas as situaçôes.

As pessoas quando falam num PC barato é isso mesmo que querem dizer: Barato! E PC barato todos nós sabemos que, se atendem as necessidades no momento, rapidamente deixam de dar conta do recado. PC barato não é sinonimo de desempenho, têm componentes de qualidade inferior e muitas vezes estão limitados nos upgrades que se podem fazer. PC barato custa algo na casa dos 400/500 euros. Tentem utilizar um PC destes na edição profissional de video. Á quem consiga, acredito, mas também á quem consiga meter 27 pessoas dentro de um Fiat Mini. Se consegue circular na estrada assim, já é outra história.

Se eu quizer assemblar um PC normalissimo e muito barato, ele não me vai ficar mais barato que os que se compram por aí em qualquer loja de informática, os tais 400 ou 500 euros. Façam a experiência e tomem como referencia o PC lá atrás mencionado pela Laura, o Switch Gaming Low-Cost. Mas podem experimentar com qualquer outro. Eu utilizei o KuantoKusta para saber o melhor preço dos componentes. Somando tudo, o mais baixo preço, comprar os componentes ficou cerca de 20 e poucos euros mais barato que comprar o PC pronto.

Falta fazer contas ão combustivel que se gasta indo de uma loja para a outra para fazer as compras e levantar o material e/ou ão custo de envio dos componentes por transportadora, se fôr caso disso. Estes valores (custos de envio) também têm de fazer parte da equaçâo, pois são uma despesa decorrente do processo. E já não vou tecer consideraçôes acerca do tempo que se perde entre deslocação de uma loja para a outra, tempo de espera para ser atendido e o tempo de assemblagem do PC. Vou dar esse tempo como perdido, não contabilizado.

Então, tal como referi lá atrás, "Assemblar (montar) o próprio PC não fica mais barato que comprar um já disponivel nas lojas, se o objectivo é obter o preço mais baixo possivel."

Reparem, "não fica mais barato que comprar um já disponivel nas lojas, se o objectivo é obter o preço mais baixo possivel.". Porque os que as lojas têm, na sua grande maioria, são PCs baratos e que não atendem as necessidades dos profissionais de video. Quantos PCs baratos vêm com discos separados para os dados e SO/programas, discos em RAID, boas placas gráficas? Ainda não vi nenhum.

Quem trabalha em video ou fotografia, precisa de um PC customizado, daqueles que algumas casas assemblam e comercializam, normalmente empresas que se movimentam na área do video. E quando queremos um PC customizado, aí sim, fica mais barato assemblar pessoalmente um. Porque podemos selecionar aonde queremos gastar dinheiro e poupar noutro lado. Podemos fazer o investimento por etapas, de forma a que ele sirva para as necessidades do momento e mal seja preciso mais desempenho, adquerimos mais uns componentes para o obter, não ficando assim rapidamente com um PC ultrapassado. E todos nós sabemos que PC topo de gama hoje, vira quase sucata amanhã. Mas nesta customização, já não estamos a falar de 400 ou 500 euros, estamos a falar de muito mais.

Então, como referi lá atrás, se a Laura quer um PC barato e "normal" para o uso "normal" do dia-a-dia, assemblar ela própria um não vai ficar mais em conta. Vai gastar o mesmo ou até um pouco mais, dependendo da "habilidade" dela como "gerente de compras". Mas se quiser um PC customizado, preparado para as necessidades de video dela, então a assemblagem do próprio PC é um bom caminho. Assemblar o próprio PC permite fazer uma escolha dos componemtes que melhor servem as nossas necessidades, dentro do orçamento que temos disponivel. Mas este orçamento será sempre superior ão que custa um PC barato. Será necessário gastar aonde é preciso, poupar aonde se pode e deve poupar, perder tempo na escolha critoriosa dos componentes, pois não adianta poupar na potência de uma fonte de alimentação (quanto mais potentes, mais cáras são) e depois gastar numa caixa toda vistosa, daquelas que custam 150 euros.

Só para que conste, não vendo, não tenho nenhuma loja de informática, não tenho interesses em que se siga por um ou outro caminho. Tenho apenas o conhecimento e a experiência do assunto em causa, pois todos os meus PCs foram assemblados por mim. Os meus, e alguns que andam por aí nas mão de colegas, pois ainda não me habituei a dizer não, quando um colega me pode ajuda.

Mas reparem, esta é apenas a minha experiência, a minha percepção das coisas, outros podem ter experiências e percepçôes diferentes da minha. Que se manifestem. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

António Cristo

Deixo aqui um exemplo de uma máquina "mínimo para edição vídeo" no valor aproximado de 750.00 € + IVA (preços 20-10-2013 Pixmania-pro).
Curiosidade... não tem placa gráfica dedicada... é sempre possível comprar mais tarde... usar as saídas vídeo da motherboard ... não é máquina para jogos é para trabalho -

FONTE: CORSAIR Fonte de alimentação PC CX430 80 PLUS Bronze - 430 W (CP-9020046-EU)
PROCESSADOR: INTEL Processador Intel Haswell Core i5-4670 - socket 1150 (BX80646I54670)
MOTHERBOARD: ASUS Z87-K - socket 1150 - chipset Z87 - ATX
DVD: SAMSUNG Gravador interno DVD±RW 24x SH-224DB/BEBE - preto
CAIXA: 1 M2 42.20 € ANTEC Caixa PC One
DISCO SISTEMA: SAMSUNG 840 EVO MZ-7TE250 - 250 GB - SSD interno 2,5"
MEMÓRIA: CORSAIR Memória PC Vengeance Performance 4 x 4 GB DDR3-1600 - PC3-12800 - CL9 (CMZ8GX3M2A1600C9)
DISCO TRABALHO: WESTERN DIGITAL Disco rígido interno Caviar Black WD2002FAEX 3,5" - 2 TB

é comprar e montar... caso dê mais uns euros +/- 80€... processador i5-4670K e cooler de arrefecimento para overcloking moderado.

José Costa

Boas.
Duas das coisas que mudava seguramente nessa configuração era a fonte de alimentação e os Dimms de RAM:

- 430 watts de potência está bom para a configuração actual, mas se de futuro quizer instalar uma placa gráfica, então a fonte não será capaz de alimentar todo o sistema, pelo que será necessário obrigatóriamente trocar a mesma. Eu optaria por uma fonte de 600 Watts, custa apenas mais cerca de 10 ou 20 euros, mas assegura-se assim desta forma um upgrade futuro, sem necessidade de desperdicio de dinheiro.

Para além disto, é sabido que as fontes de alimentação têm um maior rendimento energético quando estão a fornecer energia na sua "meia potência", e não já no seu limite.

- 4 x 4 GB DDR3-1600 - 4 Dimms de mémória de 4GB vai ocupar os 4 Dimms disponiveis na board, pelo que um upgrade de RAM se torna impossivel no futuro. A board suporta 32 GB, pelo que colocar os 4 Dimms impossibilita aumentar a RAM (sem aproveitar a que existe), e apenas se tem disponivel metade do possivel. Eu optaria por colocar 2 Dimms de 8 GB cada, obtendo-se os mesmos 16 GB totais, e ainda teria a possibilidade de no futuro acrescentar mais dois Dimms de 4 GB cada ou 2 de 8 GB cada, ficando com um total de 24 ou 32 GB, respectivamente. Monetáriamente, deve ficar mais ou menos pelo mesmo preço (16 GB em 2 ou 4 módulos)

Se o objectivo é manter a porta aberta para o OC, então não se pode colocar já grades na entrada  :cheesy:. De resto, são opçôes de caracter técnico, que depende de situação para situação. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

António Cristo

Subscrevo inteiramente no caso da RAM (2 módulos 8GB).
A fonte... as boas fontes são muitos euros, algo assim seria mais interessante do ponto de vista do upgrade dos
componentes como também do rendimento na curva de potencia.
CORSAIR Fonte de alimentação PC Enthusiast Series TX650 V2 - 650 W (67.40€+iva)
mas são mais 30€ em relação a esta:
CORSAIR Fonte de alimentação PC CX430 80 PLUS Bronze - 430 W (36.50€+iva)

É uma configuração low cost (na escolha dos componentes) mais em conta.

António Cristo

Talvez fosse melhor falares pessoalmente com alguém mais entendido nestas coisas de informática ... tenho muitas duvidas que as memórias que tens instaladas possam funcionar nesta board.

Voltei a ler o post todo e reparei que não há informação nenhuma sobre a máquina actual (só a gráfica).

Vê onde tem últimos modelos e é mais em conta tipo PCDiga, Globaldata, Novoatalho e podes sempre falar com eles.

José Costa

Boas.
É... quando as pessoas não se ajudam a elas próprias, fica dificil ãos outros ajudar. Já lá atrás tinha "pedido" mais informaçôes sobre a máquina que tem.

De tantos processadores e boards atirar ão ar, alguma coisa ainda vai cair aonde não deve.  :-k

Vou comer mais uma omelete! Boas.

LG

Obrigada José

No 1 tópico deixei uma imagem com as propriedades do velho pc, o que falta saber, e onde encontrar essa informação?  (As minhas desculpas pela falta de informação, estava convencida que a que esta na foto era o suficiente.)

José Costa

Boas.
Marca (já se sabe que é HP) mas modelo? Placa gráfica (o que indica é um chipset)? Inboard ou Onboard? Total de VRAM? Nº de Dimms instalados r tipo? Potência da fonte?... Boas.

LG

ok
vou tentar descobrir essas informações, sempre aprendo mais quaquer coisita...

obrigada

LG

Boas

a fonte de alimentação é de 300w (fraquita)

a placa grafica "externa" é uma asus v621

memorias 2 de 2 GB 2rx8 PC2 

a mother modelo: M2n68-LA

espero estar a responder algumas das perguntas

bigada desde ja