qualidade 4k num telemóvel?

Iniciado por rui ressurreição, 12 / Mar / 2014, 06:29

Tópico anterior - Tópico seguinte

rui ressurreição

vejam só este vídeo feito com o SAMSUNG GALAXY NOTE 3 em 4k:

José Costa

Boas.
Num mundo cada vez mais com mais K, será bom lembrar que Resolução e Definição são coisas bem diferentes. Não fosse assim, e andavam todos com telemóveis e similares, em vez de "tijolos" de 20.000 e mais euros. Sendo que uma boa objectiva custa para cima de 15.000 euros.

Se é que isto interessa para alguma coisa, numa altura em que andam todos de olhos abertos para os K que este ou aquele equipamento tem, e de olhos fechados para o que realmente interessa. Penso eu de que... Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

rui ressurreição

Pois pensas tu, e se calhar bem, como quase sempre...JOSÉ COSTA ...gostava de experimentar o tal telemóvel, mas sem ecrãs 4k acessíveis, sem muitos pcs poderosos e com ecrã 4k (já existe um , pelo menos) e sem um codec rapidinho e bom (  luta entre o vp9 e h265), parece que ainda vamos ter de esperar pelo menos um ano ou 2 para o workflow  funcionar bem e a um custo acessível, atendendo tb às exigências do mercado...se calhar, só lá para o fim de 2016 é que isto vai começar a sério...se houver uma camcorder ou camera fotográfica que filme em 4k por menos de 1000 euros, talvez valha a pena apostar, mas até lá é rentabilizar o material que se tem e vêr se o 4k cola, ou se é mais um formato que vai e vem...

Paulo David Serra Fernandes

Olá,

Só por curiosidade, em anexo vai o link... :-k

Na compra desta câmara, já é fornecido o Vegas Pro. \:D/

http://www.sony.pt/product/cam-high-definition-on-memory-stick/fdr-ax100e?cpint=15044700

Paulo Fernandes

ARTIMEDIA

Existem muitos factores para a qualidade de imagem além da resolução. Agora anda aí a febre dos K. Mas e aspectos como data rate/bit rate, profundidade de cor, gama dinâmica, subamostragem de cor (color subsampling)?.. E os chips? E os sensores? E as objectivas (como apontou o José Costa e muito bem)?..

Claro que um Samsung Galaxy com 4K tem fortes probabilidades de ter melhor imagem que o mesmo Samsung Galaxy com 720p ou 1080p. Eu nem discuto que isso possa ser positivo... Agora, é evidente que até a imagem de uma Canon XL1 em SD, tem melhor qualidade do que os 4K de um Samsung. Já nem falo de uma Canon C100 ou C300... Que com o seu Full HD estão a anos luz que qualquer 4K de telemóvel.

O que eu quero dizer com tudo isto, é que se por um lado claro que é bastante positivo que os telemóveis tenham melhor resolução, por outro, achar que os telemóveis estão a filmar com uma qualidade próxima das camaras profissionais, é pura ilusão.
ARTIMEDIA - Audiovisual & Multimedia