FICHEIROS GOPRO E CANON 5D

Iniciado por jac duarte, 21 / Mar / 2014, 19:32

Tópico anterior - Tópico seguinte

jac duarte

Preciso de uma ajuda: tenho uns ficheiros gravados com a go pro hero3. a camera estava montada num tripé e pessoas passavam à frente, estes movimentos ficam arrastados porquê? Mais uma questão, não consigo fazer uma camera lenta de um ficheiro da canon 5D. Desculpem a ignorância e obrigado.

Domingos Ralha

Boas.

1º - Os movimentos ficam arrastados ao colocar no editor ou já estavam antes? Pode ser apenas configuração errada da timeline, ou um baixo frame rate.

2º - Não consegue fazer câmera lenta ou não sabe? Qual o editor?

Domingos Ralha

jac duarte

Olá Domingos,
Antes de mais o meu grande muito obrigado pelo interesse demonstrado em dar-me uma ajuda.
Agora, estou no Porto até sexta feira e não tenho possibilidades de poder verificar mas também já me tinham dito que pode ter sido o modo em como gravei com a Gopro, os frame rates podem estar baixos... vou verificar.
Em relação às cameras lentas, uso o Edius e não tinha qualquer problema em faze-las quando estava a gravar com HDV, ao passar para as DSLR deixei de conseguir. Mais uma vez, muito obrigado.

Domingos Ralha

Boas

Em relação às cameras lentas... Não conheço muito bem o edius. Contudo ficheiros da 5d deverão estar em h264. Normalmente o que toda a gente faz é colocar diretamente na timeline. O codec h264 é para distribuição, não é indicado para edição. Sugiro converter os ficheiros no codec com que edita (canopus HQ, canopus HQX,...) e só depois colocar na timeline!

ARTIMEDIA

Olá Jac,

Eu trabalho com o Edius. Há no entanto duas questões que deve analisar e que podem estar na origem do problema.

1. Com a GoPro filmou em modo progressivo ou interlaçado (1080P ou 1080i)? Atenção que filmagens em modo progressivo podem não ficar muito bem quando há movimentos muito rápidos (quer da camara quer do sujeito). Esse arrasto pode ser fruto disso.

2. Se filmou em interlaçado e mesmo assim está ver arrasto, então o problema deverá estar nas propriedades do ficheiro no Edius. Experimente clicar com o botão direito no ficheiro na timeline e nas "video properties" troque de "top field first" para "lower field first" ou vice versa.
Se nas propriedades estiver "progressive", experimente mudar para um dos modos interlaçados "top field first" ou "lower field first". Experimente isto e diga-nos como correu.

Abraço.

Miguel
ARTIMEDIA - Audiovisual & Multimedia

Domingos Ralha

Boas

GoPro só faz leitura progressiva!

ARTIMEDIA

Nesse caso poderemos estar na presença das duas possibilidades. O que sugiro é:

1. Na timeline do Edius (suponho que seja aversão em Inglês), clicar no ficheiro de video com o botão direito do rato e escolher "properties".

2. No separador "Video Info", em baixo existem 3 opções para "Field Order": Progressive, Top field First e Bottom Field First.

3. Experimentar aplicar cada uma das três, para ver se com alguma, o problema fica resolvido.

Depois diga se resultou.

Abraço.

Miguel

jac duarte

Olá Domingos e Miguel, Muito obrigado pelo vosso interesse.
Em relação à Go Pro, mudei as propriedades para 2.7K em vez dos 4K e deixei de ter arrasto e até posso dizer que experimentei com pouca luz e a imagem é melhor a 2.7K do que a 4K. Os ficheiros que tinha gravado a 4K felizmente não eram importantes... não conseguí fazer nada daquilo. Os pretos não tem tanto ruído!!!!
A camera lenta no Edius mudei nas propriedades para (Bottom field first) e alterou por completo o resultado.
Um grande abraço e qualquer coisa que puder ajudar, estou aquí! Obrigado.

ARTIMEDIA

Citação de: jac duarte em 01 / Fevb / 2014, 00:53
Olá Domingos e Miguel, Muito obrigado pelo vosso interesse.
Ora essa. :)
Citação de: jac duarte em 01 / Fevb / 2014, 00:53
A camera lenta no Edius mudei nas propriedades para (Bottom field first) e alterou por completo o resultado.
Ótimo! Grande abraço e bom fim de semana.