Recuperar video com iso muito elevado

Iniciado por nautillus, 15 / Jul / 2014, 00:26

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

nautillus

Viva,

Gravei uns vídeos com uma máquina fotográfica (mts/720) e descobri depois que o iso da máquina estava selecionado para 3200 (creio), como resultado a imagem ficou com uma especie de "blur" principalmente nas caras.

Há alguma forma de minorar os estragos?

Obrigado.

José Costa

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

nautillus


MPPais

#3
O software livre VirtualDub tem plugins livres para problemas como o relatado. Em tempos, quando não existia o NeatVideo para o Edius, utilizei com sucesso o VirtualDub. É indiscutível que o NeatVideo tem uma prestação muito superior. Apenas inseri esta "dica" pois ela poderá interessar a alguns utilizadores. Uma pesquisa com o Google, quanto a plugins para o VirtualDub, dá-nos respostas úteis para utilizações diversas, embora tal software traga já consigo vários plugins.
P.f. veja: http://www.virtualdub.org/

Marco12

Não conhecia e fiquei espantado com os exemplos no site deles.

A Neat video é a melhor ferramenta que existe para o efeito? Ou existem outras opções com resultados similares ou melhores mas mais caras?

Cumps

MPPais

#5
Boa noite Marco 12:
Há cerca de cinco anos que utilizo o Edius. Efetivamente existem mais plug-ins para este efeito, sendo uns compatíveis ou não com os mais variados programas de edição. Experimentei e utilizei diversos. Devo dizer que com o Edius tal plug-in (NeatVideo) foi a minha melhor aposta para o aspeto sobre o qual estamos a discorrer. Porém, devo alertar, de acordo com alguma experiência e troca de impressões, que muito do "ruído vídeo" se deve a uma má utilização das câmaras, havendo uma certa facilidade em não se consultarem devidamente os manuais, não se regulando corretamente os níveis de luminosidade, equilíbrio dos brancos e desabilitação de certas correções automáticas (com especial incidência, p. ex.:  no balanço automático de brancos, facilitada utilização dos filtros ND, regulação de sensibilidade, regulação quanto às fontes de iluminação, etc..).

Marco12

Obrigado pela informação MPPais, há muita coisa a ter em conta realmente.

José Costa

Boas.

Citado: "A Neat video é a melhor ferramenta que existe para o efeito? Ou existem outras opções com resultados similares ou melhores mas mais caras?"

Diamant.

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

MPPais

#8
Respondendo às questões que me foram postas pelo Companheiro Marco12, devo dizer:
Reporto-me apenas ao Edius com que trabalho (me divirto) vai para 6 anos.
O primeiro plug-in que foi compatível com ele encontra-se no conjunto Video Essentials II da NewBleu FX que, no meu modesto entendimento e por experiência própria, não proporciona o mesmo rendimento do NeatVideo (qualidade dos resultados e quase o triplo do tempo de trabalho). O NeatVideo é mais recente e tem boas provas dadas com diversos programas de edição. Com o Edius, consultando o Fórum da Grass Valley, é possível obter algum resultado com a conjugação de filtros diversos (p.ex.: Matrix, Blur e Sharpness) mas o resultado obtido, em situações complicadas, não me convenceu. Por vezes optava pela utilização do VirtualDub com os seus filtros nativos e outros indicados no sítio da Internet ou por pesquisa, com especial relevo para um filtro produzido por uma Universidade russa. Exportava em .AVI o "clip" que me interessava corrigir e depois de corrigido, importava-o para o programa de edição. Esta solução pode ser utilizada em face a qualquer outro programa quando não se disponha de plug-in ou de outro meio para tratamento do "ruído de vídeo".
Não se pretende valorizar o NeatVideo como o melhor plug-in. No Edius funciona com os resultados que desejo. Fazendo pesquisas com o Google podem-se obter respostas sobre possíveis filtros e outras ferramentas que possam existir para este efeito. Em tempos tal tentei mas as informações recolhidas foram muito poucas. Relativamente ao Edius só conheço os plug-ins que acima refiro e as soluções possíveis com os seus filtros nativos. Curiosamente a utilização da placa Firecoder Blu, hoje descontinuada mas possível de conjugar com alguns programas que a TMPGEnc produz, tem algum efeito atenuador de ruído, sendo reconhecida como SpursEngine.
Claro que o Diamant, que já conhecia de anteriores pesquisas e consultas,  http://www.hs-art.com/html/products/diamant.html  não é um plug-in mas, sim, um ótimo programa/conjunto de ferramentas concebidas ("standalone"), fundamentalmente, para o restauro de filmes, cujo sítio na Internet merece uma leitura atenta a todos os que de tal possam vir a necessitar, pese embora o seu preço (claro: paga-se em função da qualidade e propriedades do que se compra...). Com uma pesquisa no Google sobre os temas film restoration software ou video denoiser obtêm-se imensas informações.

José Costa

Boas.
Citado: "o Diamant... ferramentas concebidas, fundamentalmente, para o restauro de filmes"

Mas que permite que se trabalhe em video com ele. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

MPPais

#10
Devo esclarecer que quando escrevi filmes tinha, obviamente, consciência que nos movemos no meio digital pelo que deveria ter usado o termo generalista vídeo digital. Evidentemente que um filme, no sentido de produção em película (o mesmo se diga perante cassetes VHS ou outro tipo de material) , terá de ser previamente digitalizado para ser possível o seu tratamento/restauro em computador e mesmo proceder à sua passagem de preto e branco para colorido com recurso a programas informáticos. Mas estes aspetos, penso, são já outros domínios de atividade que certamente poucos Membros praticam.
Julgo que deste modo dissipei dúvidas. Passarei a ter mais cuidado com a forma expositiva tentando que esta fique mais exata e respeite a maior exigência conceptual de forma a que dúvidas não se criem e reparos não sejam necessários.
Já agora, convirá elucidar que o programa/conjunto de ferramentas em análise é bem preciso, através do seu sítio na Internet, ao indicar as plataformas informáticas que necessita para a sua instalação e requisitos de hardware que se consideram adequados para que opere corretamente, percebendo-se perfeitamente que não se destina a tratar as películas (filmes) em si mas, sim, material digitaliazado ou produzido já em formato digital, indicando as ferramentas existentes (entre elas a que é destinada ao tratamento do "ruído vídeo") .
O tratamento das películas (filmes), por via laboratorial é hoje possível, em certa medida, mas a regra é o recurso à via digital que supra se aludiu. 

MPPais

#11
Atualmente o plug-in NeatVideo apenas é compatível com os seguintes Programas de edição, não trabalhando como "standalone":
-Premiere Pro (Win e Mac), Premiere Elements (Win e Mac)
-After Effects (Win e Mac)
-Final Cut Pro X / 7 / 6, Motion, Final Cut Express (Mac)
-AVX hosts: Media Composer / Symphony (Win, Mac), News Cutter, Avid DS
-OFX hosts: Nuke (Win, Mac, Linux), Scratch (Win, Mac), Fusion, DustBuster+, DaVinci Resolve (Win, Mac, Linux)
-Vegas Pro, Sony Vegas Movie Studio
-VirtualDub (pode também ser usado com o Magix Video Pro X6/X5 e com o AviSynth scripts)
-Pinnacle Studio
-Edius 7 / 6.5



MPPais

O NeatVideo foi atualizado para a versão 3.6:
http://www.neatvideo.com/