Filtro protector qual esclher'

Iniciado por Diamantino simão, 28 / Mar / 2015, 22:06

Tópico anterior - Tópico seguinte

Diamantino simão

Boas.
Preciso de um pequeno conselho para um filtro protector para a minha nova lente. Na realidade nunca me preocupei com as minhas lentes anteriores, mas agora com esta tenho que a proteger, vale a pena.

Tamanho do filtro 77, ouvi dizer que os de marca B+W são dos mais fiáveis.
No entanto não percebo bem se um filtro protector é um filtro neutro, será?
A minha dúvida é só esta, se alguém me puder dar uma dica eu agradeço.

Tino Simão

Carlos Ribeiro

Boa noite Tino!
O filtro que precisas para proteger a lente é um simples filtro UV.
Este filtro protege a lente de riscos, dedos, entre outras coisas.
Normalmente não são caros e não precisas comprar um filtro caro, pois a única função é mesmo protecção da lente.
Abraço!
A partilha de conhecimento não deve ser só uma utopia!

Diamantino simão

Olá Carlos.

Obrigado pela dica, eu pensava ser o neutro mas agora fico mais iluminado!!

Obrigado, abraço.

Tino Simão

Carlos Ribeiro

Caro Tino!
Esqueci-me de falar dos filtros de densidade neutra (deduzo que seja isso a que se refere).
Um filtro de densidade neutra (variável) conhecidos por filtro ND são uma compra necessária (obrigatória) se fizermos vídeo de exterior, onde não temos muito por onde controlar a luz. Podemos apenas mexer no diafragma. Se queremos uma profundidade de campo pequena, temos que abrir muito o diafragma, logo muita entrada de luz e a imagem a ficar "estoirada", para conseguirmos ter controle da luz, apenas o conseguimos com um filtro ND, que pode ser completado com um filtro polarizador.

Espero que estas minhas palavras tenham sido úteis e alguma dúvida, não hesite em contactar por aqui ou em PM/Mensagem.

Cumprimentos.

Carlos Ribeiro
A partilha de conhecimento não deve ser só uma utopia!

MPPais

Como sempre, o nosso Companheiro Carlos Ribeiro deu os seus úteis e sábios conselhos.
Porém, só quero relatar que quando utilizo o filtro UV nas minhas câmaras de filmar (Canon XF H1s com um Atomos Samurai e XF 305) tenho que ter sempre o cuidado de procurar estar atento à incidência da luz afim de evitar indesejáveis efeitos de "espelhado" ou de refração. Estes problemas não me têm aparecido no domínio da Fotografia mas, sim, com capturas de vídeo.
Deste modo aconselho que faça uns ensaios para tirar conclusões e evitar, se necessário, tais aspetos muito desagradáveis. Admito que tal não suceda ou seja muito atenuado quando se filma com uma câmara DSRL, que eu nunca utilizei para captura de vídeo.
Um abraço,
MPPais

MPPais

Sobre este tema, recomenda-se a leitura do artigo de carater generalista mas completo que se indica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Filtro_fotogr%C3%A1fico
Para se perceber a problemática da temperatura de cor (filtros corretores e compensadores a par do uso dum termocolorímetro) existe uma publicação, em português, muito desenvolvida, mas para consultar on-line em versão limitada. É possível a sua compra: https://books.google.pt/books?id=wEvYKGIB0r0C&pg=PA25&lpg=PA25&dq=termocolorimetro+e+temperatura+de+cor&source=bl&ots=Wp9LKhVT19&sig=Q3A7NKWsPFmAw-J7bk7zx1A0nnc&hl=pt-PT&sa=X&ei=LH3JVJvDO8evU-bNgrgF&ved=0CCwQ6AEwAg#v=onepage&q&f=false

Diamantino simão

Bom dia
Obrigado ao Carlos e ao Manuel pelas dicas. Na realidade não vou utilizar muito a minha DSRL em video é só mesmo para proteger a lente, pois foi imensamente cara, para filmar tenho as câmaras que é mais prático.

Obrigado, um abraço

José Costa

Boas.
Citado: "onde não temos muito por onde controlar a luz. Podemos apenas mexer no diafragma."
Citado: "para conseguirmos ter controle da luz, apenas o conseguimos com um filtro ND"

Eu até sei que a maioria dos Users sabe, mas de qualquer das formas, para os que eventualmente não o sabem, podemos também controlar a luz através da velocidade de obturação e da sensibilidade (ISO). O "apenas" é muito categórico, nestas coisas da luz.
Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier