Quick Time

Iniciado por MPPais, 02 / Jul / 2015, 19:04

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

MPPais

Para os utilizadores do Edius, a necessidade de manterem sempre atualizado este programa é algo extremamente importante. Por tal facto, se noticia que hoje apareceu a atualização para a versão 7.7.7. Assim, pelo processo normal de atualização, aconselha-se a que periodicamente se faça a verificação se o programa está em dia.

MPPais

Agora atualizado pª a versão 7.7.8.

MPPais

#2
A instalação do QuickTime no Windows 10 foi bastante discutida no Fórum da Grass Valley. Foram sugeridas duas soluções:
http://tommynation.com/install-quicktime-windows-10/  ou então instalar a antiga versão 7.7.6. Veja qual destas possíveis soluções vai funcionar na sua máquina. Acrescento que a segunda solução foi a que teve mais sucesso, conforme é referido no G.V. Fórum.
A versão atual é a 7.7.8 e ao que se sabe, não foi ainda produzida qualquer versão específica para o Windows 10 (basta fazer uma pesquisa no Google sobre o tema Quick Time Windows 10)  para surgir esta notícia a par de  soluções para que se ultrapasse tal problema.
Aproveito para recordar que diversos programas de edição de vídeo, não apenas o Edius, necessitam que o Quick Time esteja instalado.
Em tempo: Encontrei, numa das pesquisas feitas, a notícia que este problema só surge quando o Windows 10 é instalado em versão que não seja a de upgrade a outro sistema Windows já instalado (7.1 ou 8, 8.1). Será? Como só penso instalar o Windows 10 quando ele estiver disponível para compra em DVD, em versão que me permita escolher upgrade ou seja quando a grande maioria dos problemas e dúvidas estiverem resolvidos...por enquanto não tenho que me preocupar com esta stuação.

MPPais

#3
O suporte ao QuickTime chegou ao fim, vejam-se:
http://www.macrumors.com/roundup/quicktime/
http://arstechnica.com/security/2016...lnerabilities/
http://www.theregister.co.uk/2016/04...e_for_windows/
http://www.itsecuritynews.info/2016/...lnerabilities/
https://news.google.co.in/news/more?...ed=in&topic=tc
https://www.us-cert.gov/ncas/alerts/TA16-105A
Embora se possa continuar a utilizar o QuickTime, elemento essencial em muitos programas de edição -senão na sua generalidade- convirá estar atento às indicações que as empresas que produzem os diversos programas de edição de vídeo irão indicar como solução perante este facto recente.
NO G.V. Forum já existem ecos diversos sobre este problema (ver também no LOUNGE ao qual  só pode aceder com a sua conta de utilizador, obtendo a sua visualização no Forum) esperando-se que a G.V. indique uma solução ou a venha a produzir a breve trecho.
De salientar que este problema afeta apenas os utilizadores de PC e não aqueles que usam Apple.
Por enquanto o Edius está muito dependente do QuickTime para funcionar plenamente. Certamente o mesmo se passará com outros programas de edição que correm em PC.
ProRes e DNxHD são formatos/containers que são muito utilizados e que ficam completamente afetados/inutilizáveis pela ausência do QT.!

MPPais

#4
Um apontamento vídeo no sentido de minimizar os problema com o QT no Edius:
https://www.youtube.com/watch?v=7RN2rSHuFEU&hl=en&cc_lang_pref=en&cc=1
Se necessário na página deste vídeo podemos solicitar a sua versão com legendas em inglês. o que suponho que não será necessário pois pus o vídeo acima publicado com tais legendas. O vídeo é falado em alemão (em grande velocidade) mas as principais informações constam das legendas em inglês.

MPPais

#5
Numa consulta ao Forum da Grass Valley encontrei o apontamento que partilho, tendo procurado obter a sua tradução para a língua portuguesa:
O Computer Emergency Readiness Team dos Estados Unidos  (US-CERT) anunciou oficialmente a vulnerabilidade do Apple QuickTime para Windows:
https://www.us-cert.gov/ncas/Alerts/TA16-105a
O EDIUS usa componentes do QuickTime para o tratamento de certos tipos de imagens e formatos.
Esta funcionalidade será perdida se o QuickTime for desinstalado e pode resumir-se da seguinte forma:
-Formatos de arquivo de imagem: BMP (somente para exportação); JPEG; JPEG2000; TIFF; PSD; PNG; SGI; GIF; GIF89a; JFIF; Mac PICT; sgiRGB.
-Formatos de arquivo de vídeo MOV: DNxHD; HQ/HQX (somente importação); DV; DVCPRO; HDV; ProRes.
-Áudio: MOV (excepto LPCM e AAC).
A Engenharia de Grass Valley irá apreciar melhor a atualização do EDIUS para garantir que o conjunto completo de recursos esteja disponível sem qualquer necessidade de instalar o QuickTime para Windows.
Avisará, logo que possível, uma data para quando achar que tal pode ser implementado. Na NAB 2016 o problema do QuickTime numa plataforma Windows com o Edius instalado foi objeto de esclarecimentos:



MPPais

Hoje o G. V: Forum noticia:
"Por meio de uma atualização, você pode minimizar o risco de segurança no QuickTime Player: desinstalação do QuickTime e reinstalação do QuickTime Essentials:
Desinstalar o QuickTime (Windows painel de controle; programa e recursos)
Instalar o QuickTime (selecione Custom > opção Habilitar apenas essencial QuickTime).
Estamos a trabalhar numa solução completa para esta questão, que terá as seguintes fases:
Dentro de 4-6 semanas teremos um instalador que não instala o QuickTime, mas vai ter redução de funcionalidade como resultado (veja meu post original; foi acima transcrito )
Em junho/julho teremos uma versão de manutenção que não precisa do QT, que esperemos que terá toda a funcionalidade restaurada, com a possível exceção da decodificação do ProRes.
Toda a funcionalidade será reposta, sem a necessidade de QT para Windows, no EDIUS 8.3 (período de setembro/outubro)
Se tudo correr bem, teremos tudo feito na versão de manutenção e então só teremos 2 fases."

MPPais

#7
A Grass Valley começou a concretizar o que supra se referiu quanto à substituição do Quick Time, apresentando agora para download, através da conta de utilizador, a build  8.20.386 (Maio de 2016) que tem as propriedades que se podem consultar em:
http://cdn1.grassvalley.com/unsecure/DL/EDIUS_8.x/documentation/EDIUS_8.20b0386_Release_Notes_May_2016.pdf
http://cdn1.grassvalley.com/unsecure/DL/EDIUS_8.x/documentation/EDIUS_8.20b0386_Release_Notes_May_2016.pdf
Como espelha o documento acima indicado,não se trata verdadeiramente duma resposta aos problemas de secguraça do QT, pelo que na realidade, desinstalando já o QuickTime, perdem-se algumas funcionalidades. Espera-se que dentro do prazo de 4 a 6 semanas se recuperem as funcionalidades que se perdem por ora com a desinstalação do QT, se por tal se optar.
Assim,se não precisa de adicionar imagens estáticas (exceto formato.tga) ou video MP4 e Mov, exportação / importação, então não precisa de ter instalado o QuickTime.
Se tiver do instalar, faça-o atrvéz da personalição e não da instalação total/direta (típica) por defeito (versão 7.7.9).

MPPais

Enquanto não sair a versão 8.3 do Edius, que posivelmente irá dispensar a utilização do QuickTime, aconselha-se a que o (re)instale escolhendo a instalação personalizada selecionando Quicktime fundamental, a qual irá excluir quaisquer vulnerabilidades na medida em que desativa os acessos automáticos à Internet.