Progressivo ou Entrelaçado?

Iniciado por Pedro Rocha, 30 / Mai / 2006, 11:18

Tópico anterior - Tópico seguinte

mquental

Olá,
Diria que cada formato tem a sua vantagem, mesmo sendo 100% a favor do progressivo.
Sei que em certas situações pode não ser a melhor.
O professor que tive andava sempre a fazer campanha contra o interlaçado, passei um ano a ouvir o porque do progressivo ser melhor, levei uma lavagem cerebral.
A mim facilita-me a vida o progressivo, por vários motivos técnicos. Não se justifica estar a filmar em interlaçado se depois vou desinterlaçar em pós-produção. Por exemplo, em cada still frame ter que aplicar um filtro...
acho que depende do tipo de trabalho e da finalidade do mesmo.

Miguel Quental

José Costa

Boas.
CitaçãoDiria que cada formato tem a sua vantagem, mesmo sendo 100% a favor do progressivo.
Sei que em certas situações pode não ser a melhor.

Quais são as situaçôes?
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

mquental

Diria que se estiver a fazer cinema, é progressivo, se estiver a gravar uma reportagem para broadcast mais depressa utilizarei o interlaçado, apesar de não o fazer mesmo assim.
Na produtora onde estou, estamos a editar um documentario para broadcast e está a ser feito em dvcpro hd 720p, por opção do produtor, com certeza com vista a outros suportes, tal como DVD.
Quando se filma em interlaçado a imagem fica mais sharp e em progressivo fica mais blurry...

José Costa

Boas.
Citado:
Citaçãocom certeza com vista a outros suportes, tal como DVD.
Desculpa a minha ignorancia, mas o que é que o dvd tem a ver com o entrelaçado ou progressivo?
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

mquental

directamente nada... eu estou a falar na possibilidade de o fazer.
tanto que broadcast usa o sistema interlaçado, um dvd não obrigatoriamente. ou n é?

João Tiago Calviño

tudo depende da saida para a TV... a verdade é que para a tV normal num DVD, "alguém" vai ter que fazer a covnersão progressivo para o interlaçado...
esse alguém ou é o Leitor de DVD... ou então aquela coisa que os senhores metem nas costas do DVD e que diz "PAL" quer dizer algo.

por acaso n conheço bem o funcionamento.

José Costa

Boas. Importa-se de ser mais especifico? Não percebi nada...

João Tiago Calviño

é simples...

o que eu queria dizer era mais ou menos isto.

As nossas televisões (pré-HD) usam o sistema interlaçado. não existe a possibilidade de os aparelhos receberem sinais progressivos.
Logo... parece-me claro que o DVD tem muito a ver com os conceitos de "interlaçado/ progressivo"
Porque caso um DVD seja editado em progressivo, o leitor de DVD tem de ter capacidade para reconverter para Interlaçado na saída para televisão.

A questão aqui é... a norma de compressão Mpeg2 establece algum padrão relativamente ao itnerlaçado vs progressivo?

retirado da Wikipedia

CitaçãoDVD

The DVD standard uses MPEG-2 video, but imposes some restrictions:

* Allowed Resolutions
          o 720 × 480, 704 × 480, 352 × 480, 352 × 240 pixel (NTSC)
          o 720 × 576, 704 × 576, 352 × 576, 352 × 288 pixel (PAL)

Se está ali PAl é porque é interlaçado.

(até porque o DVD n tem capacidade para suportar HD, a n ser com codec's de HDdivx mas aí deixa de cumprir a norma DVD VIDEO)

Já para DVB, existe a possibilidade de o codec MPEG2, recorrer ao método "progressivo".

fui claro?! ou nem por isso ( o que até seria muito normal)

Gil

Citação de: Miguel Quental em 09 / Nov / 2006, 20:54
continuo a não perceber porque é que no séc.XXI se faz uma camara HD (ou hdv) só com sistema interlaçado (caso da sony).

para mim  é o comentario que faltava e na minha modesta opinião a HVR Z1 era perfeita com esse pormenorzinho LOLOL (sou fanatico pela Z1. para o meu trabalho xega e sobra!!!)
Imagem - Sony NXCAM-NX5 (avchd)
Edição - Grass Valey - Edius 7 PRO
Áudio - Cubase5
Correcção de Cor - Davinci Resvole 11

António Cristo

Boas o que parece é que o progressivo está mais articulado à tecnologia mais recente do mercado, portanto é muito natural que no futuro o progressivo se imponha a todos os níveis.... existindo o interlaçado haverá uns aninhos de conversão.... mas o futuro é agora.

Digo isto não pela transmissão do sinal (PAL/NTSC/....) este também vai interferir com o assunto.
Pelo que vem sendo feito pelos fabricantes à +/- 12/14 anos a tendência é o digital (Binário) o mercado respondeu 1º a niveis superiores como estações e produtoras de algum calibre; foram os D2, D3 as "torradeiras" mesas digitais da Grass Valley discos da Abekas e outros de consumos energéticos elevados, depois no pico do monte surge o D1 da Sony sem compressão a 4:4:4.

Daqui para a frente surgem os NLE que hoje são o palco central de processamento.

O Problema mantem-se até hoje. como não degradar o sinal no seu trabalho por meio de sistemas electrónicos quando a base da imagem é electrónica.
Uma imagem só o é quando está completa e uma imagem que precise de dois quadros para o ser tens desvantagens sobre uma imagem que se basta a ela própria como unidade indivisível

A Unidade de imagem que se basta a si própria é o master.... a partir desta é sempre a comprimir ( o DV já o faz quando da captura por motivos próximos)
Muito se evoluiu e o Fotograma (35mm) é a imagem completa desde sempre com qualidade superior .... a electrónica almeja chegar lá.... e já se vai sentido os progressos do progressivo

INTé :lol:

bluelab

Boas,
Sou novo no PortugalVideo... Mas ando com uma pulga atrás da orelha e gostava de ter a vossa opinião de profissionais ou prentendentes a...
Acho este tópico bastante interessante e já que começou em 2006 acho que já era altura de rever novamente o ponto da situação(2009). Progressivo ou interlaçado?!?! 16/9 ou 4/3?!?!

Edito em FCP e vou adquirir uma nova blackmagic para trabalhar em SD/HD, e estou na dúvida o que vou utilizar para monitor, porque não me apetece nada ter que gastar uma pipa de massa num monitor tipo da sony profissional que faça o interlaçado/progressivo/, 16/9, 4/3, 1080, 720, 50/25,p/i, e ainda umas torradas e café!

O que é que voçes acham? tenho que ter 2 monitores para trabalhar tanto para broadcast como para particulares(net, apresentações projectadas, filmes institucionais, etc...) ora ligo a um ora ligo a outro? Felizmente tenho uma patch onde tenho a Betacam, monitores e placa de captura/playback...

E ainda há outro problema a juntar à festa, onde é que o cliente vai querer visionar o resultado...sim porque o cliente quando não é profissional da área fica a olhar para mim como se eu estivesse a falar chinês quando lhe pergunto se quer o material em 16/9 ou 4/3, e nem chego a falar em p. ou i. HD ou SD!!!
KAOS de formatos!!
O "standard" de SD deixou de o ser ... :(

Resumindo e baralhando...
1.Mantenho-me com 2 monições,TV 4/3 interlaçado(tipo cozinha lá de casa) e uma 16/9 LCD progressivo??
2.Acham que sou mesmo obrigado a atirar-me para uma coisa profissional tipo a panasonic BT-LH1700W??
3.Ou a ver apenas o resultado no monitor da apple!

NOTA:
Tenho visto na tv coisas fantásticas, desde compressões brutais nas Imagens das séries até imagens interlaçadas em LCD que ficam com aquele aspecto mt próprio que vocês conhecem... :? :?

Se poderem comentar ou corrigir-me já era uma grande ajuda a chegar a algumas conclusões de investimento e mesmo a nível comercial...
Obrigado
Francisco

Gil

boas.

em relação as formatos aqui apresentados e disponiveis no mundo do video, devo dizer que ainda gravo e edito em SD. e sinceramente?! Adoro a minha DSR130P e a minha DVSTORM 2 Pro da Canopus. MAS, não é menos verdade que, já chega de SD! se a tecnologia evolui para melhor, pk não melhorarmos nós tambem???

eu falo por mim. anseio uns trocos extra para investir numa HVR Z7E e uma placa nova de edição video para para fazer uns 1080P.
isto claro, a minha modesta opinião.
é que com esse equipamento, para o trabalho que tenho, já faço uma grande festa!

abraço
Imagem - Sony NXCAM-NX5 (avchd)
Edição - Grass Valey - Edius 7 PRO
Áudio - Cubase5
Correcção de Cor - Davinci Resvole 11