Fórum > Produção Eventos Sociais
Profissionalizar BBC's
AC:
Ainda bem que as coisas te correram bem!
--- Citar ---luz artificial?! bbaahhhh não é preciso... a lente é super luminosa. mal utilizei os ganhos. (usei uma vez no final do restaurante e muito pouco tempo.) ainda assim a utilizar os ganhos a imagem não tem nenhuma pixelização. a qualidade é fantástica
--- Fim de Citação ---
Apenas para deixar um comentário. Os ganhos não fazem pixelização da imagem, aumentam o ruído da imagem, o que não é de todo a mesma coisa. Quanto a luz, bbahhh não é preciso, pois bem, um dia quando os BBC's aqui em Portugal forem vistos como uma produção a sério, não só terão de levar Iluminação, como tudo terá se ser montado de véspera.
Gil:
--- Citação de: A. Caneira em 10 / Dez / 2007, 12:39 --- um dia quando os BBC's aqui em Portugal forem vistos como uma produção a sério, não só terão de levar Iluminação, como tudo terá se ser montado de véspera.
--- Fim de Citação ---
exacto, ouvi falar de um lunático que vai de clakete pros casamentos.
os noivos em vez de gozarem o dia, estão ocupados a fazer uma curta metragem!
com jeitinho ainda vamos a um cinema e vemos nos cartazes em "exibição casamento de fulano e fulana!"...
senhores muito ao meu estilo e sem querer ofender ninguem, que não é para isso que cá estou, permitam-me que lhes diga, haja juizo!!! ninguém dá 5000€ por uma reportagem BBC ou faz um BBC por mil e poucos euros com preparação de luzes em dias anteriores e por aí fora...
filmei sem luz, as imagens estão com uma boa cor, nenhum ruido e cumprem a qualidade com que trabalho sempre, que para um BBC chega e sobra!
um abraço JP
JC Duarte:
Companheiro:
Não me quis meter neste tópico, ainda que interessante, visto que se trata de uma área que desconheço, bem como a câmara em questão e para a qual pediste ajuda.
E fico satisfeito em saber que o trabalho te correu bem!
No entanto, não posso deixar de lamentar esta tua ultima entrada!
A matéria-prima de quem trabalha com a imagem é a luz e descura-la ou menospreza-la é talvez o maior erro que se pode cometer.
E a qualidade de um profissional, seja qual for a sua actividade, mede-se por aquilo que exige de si mesmo e do produto que apresenta!
Acrescento, em tom de remate, que o público não sabe explicar muito bem porque gosta ou não de um trabalho em vídeo. Mas sabe muitíssimo bem se gosta ou não.
José Costa:
Boas.
Concordo inteiramente com o A. Caneira e com o JC Duarte. A luz é parte fundamental de um trabalho, seja ele video, fotografia, cinema ou um espectáculo ao vivo. E ainda que, numa primeira observação, possa parecer existir luz suficiente num determinado local, a iluminação pode ser sempre melhorada. Quer com mais luz, quer com a direccionalidade da mesma ou até mesmo com a sua supressão.
No entanto, não posso deixar de compreender a observação do JotaPe. Para quem tem uma câmera que precisa quase de um "camião de luz" (a 9000) trabalhar com uma câmera que é muito mais sensivel (a 130p) é como uma lufada de ar fresco. Convém é não se deixar entusiasmar com a brisa suave, pois ela pode de repente se transformar em tempestade. E nós sabemos como as tempestades podem provocar estragos.
Até porque, a DSR-130P não é assim tão sensivel ao ponto de não precisar de luz numa reportagem. Numa igreja bem iluminada, pode não ser necessário uma luz de "enchimento". Mas num salão iluminado apenas pela luz de velas, como está muito na moda, torna-se necessário sim um pequeno projector. È que já vi quem tivesse ficado com o trabalho arruinado, porque confundiu a luminosidade no viewfinder com a sensibilidade do sensor. E as JVC DV500 eram muito propicias para isso.
Mas como costumo dizer "Cada cabeça, sua sentença". O JotaPe lá sabe das filmagens dele. Eu sei das minhas, e já tenho com que me preocupar. Boas.
Gil:
--- Citação de: JC Duarte em 10 / Dez / 2007, 13:46 ---No entanto, não posso deixar de lamentar esta tua ultima entrada!
A matéria-prima de quem trabalha com a imagem é a luz e descura-la ou menospreza-la é talvez o maior erro que se pode cometer.
--- Fim de Citação ---
boas. antes de mais, queria deixar bem expresso que não venho a este forum com modos ou tons de arrogância, ou numa de dizer "eu é que sou e ensino qualquer um!". longe de mim ser o melhor, ou ensinar alguém sobre qualquer matéria. expresso-me sobre a experiência que adquiri nestes anos.
em relação ao que me foi dito eu tenho algo a dizer...
"qualquer um fotografa com uma maquina em P e um flash!" QUALQUER UM...
dificil é trabalhar em M e sem flash! porque esses são os verdadeiros "artistas"!!! aqueles que fotografam sem flash e sabem aproveitar a luz natural!
um dos maiores erros que presenciei em toda a minha vida, foi ver um colega de profissão utilizar um projector de 1000W em exterior, num dia que a luz era um todo, sem contrastes bruscos.
a minha experiência diz-me que as vezes é possivel conseguir um bom trabalho mesmo sem recorer a luzes artificiais. porque tudo o que vem em excesso assim como em diminuto pode ter graves consequências!
neste caso, a camera que gravei tem uma lente ue prejudiqar a qualidade de imagem. achei que não necessitava de luz extra e gravei "ao natural" e ACHO que não me vou arrepender!
Navegação
[#] Página seguinte
Ir para versão completa