Fórum > Produção Eventos Sociais

Profissionalizar BBC's

<< < (2/15) > >>

Gil:

--- Citação de: Jose Costa em 10 / Dez / 2007, 14:35 ---No entanto, não posso deixar de compreender a observação do JotaPe. Para quem tem uma câmera que precisa quase de um "camião de luz" (a 9000) trabalhar com uma câmera que é muito mais sensivel (a 130p) é como uma lufada de ar fresco. Convém é não se deixar entusiasmar com a brisa suave, pois ela pode de repente se transformar em tempestade. E nós sabemos como as tempestades podem provocar estragos.

Até porque, a DSR-130P não é assim tão sensivel ao ponto de não precisar de luz numa reportagem. Numa igreja bem iluminada, pode não ser necessário uma luz de "enchimento". Mas num salão iluminado apenas pela luz de velas, como está muito na moda, torna-se necessário sim um pequeno projector. È que já vi quem tivesse ficado com o trabalho arruinado, porque confundiu a luminosidade no viewfinder com a sensibilidade do sensor. E as JVC DV500 eram muito propicias para isso.

--- Fim de Citação ---

acho que é mesmo isto! sem tirar nem por...
nem 8 nem 80!!!

claro que quando passei um videoclip dos noivos, em que a unica luz do salão era do meu video projector, a projectar para a tela, usei o projector de luz. naturalmente  :lol:

qualquer das formas, vi as imagens e estou de consciencia tranquila :)

um abraço JP

José Costa:
Boas.

Meu caro JotaPe, sem te querer contradizer, mas já contradizendo, QUALQUER UM fotografa em P e com flash, QUALQUER UM trabalha em M e sem flash. O dificil mesmo não é fotografar, pois até uma criança de cinco anos o faz. O dificil mesmo é, e "parafrezando" o JC Duarte, FAZER uma Photografia. O verdadeiro "artista", antes de carregar no botão, já tem a foto "tirada" na mente.

Quanto aos erros, por vezes aquilo que julgamos ser um "grande erro" é na verdade um grande ensinamento. Mas como sempre, nunca (ou quase nunca) o reconhecemos na altura. Só com o tempo, com a universidade da vida, é que aprendemos o erro que cometemos ao julgar tão rapidamente.

Pelo menos, e talvez inconscientemente, já afirmas que "ACHAS" que não te vais arrepender. Pois tenho para mim que - "ACHO" - não é o mesmo que - "NÂO" - me arrependo. Mas independentemente de utilizar ou não projector, se obtiveste uma filmagem superior á que obtinhas com a 9000, já tens uma melhoria.

Todos ficamos contentes por te teres dado bem com a câmera. E por teres ficádo satisfeito com o resultado. Independentemente de qual tenha ele sido. Boas.

Gil:
o que acontece neste caso, é que filmei com uma camera bastante superior. com menos recursos consegui um excelente resultado.
acho que não há mais a dizer...
poderia ficar melhor? sem duvida! mas para um BBC e para o orçamento dado, não justifica.

os trabalhos podem sempre ficar muito melhor, mas eu falando por mim, trabalho para ganhar dinheiro, trabalho por um preço em função da qualidade que tenho.
para o meu preço a qualidade obtida é mais que satisfatória!
independentemente se filmei com ou sem luz ou até de pernas pro ar. LOLOL
como sempre digo. cada qual tem o seu trabalho e acho que isso é o que conta.
se o meu vizinho trabalha pior que eu, mas o cliente sai de la satisfeito, melhor, certo?! é deixar andar :)

AC:

--- Citar ---filmei sem luz, as imagens estão com uma boa cor, nenhum ruido e cumprem a qualidade com que trabalho sempre,  que para um BBC chega e sobra!
--- Fim de Citação ---

Estas palavras são de um post atrás, e com isto me calo. Depois não se admirem de os BBC's serem considerados um subproduto.

Como não conheço o ramo, mais ainda para me calar! Mas deixo uma pergunta no ar. Se aparecer uns noivos que queiram mesmo fazer uma produção a sério do seu casamento tem quem o faça no nosso mercado?

Estive num casamento em espanha, faz dois anos, gravado em multicam, (3 camcorders) em que até jardins exteriores do hotel, onde foram feitas fotos, tiveram tratamento de Iluminação! E noivos foram actores sim... sabiam que tinham certas coisas a fazer, estavam a fazer o filme do dia do seu casamento. O percurso entre igreja e hotel foi de charrete puxada a cavalos e na frente uma com o operador de câmara, porque um carro ou mota estragava encenação.
Se faz disto por cá, mesmo que queira pagar? Porque para pagar, tem quem pague sim... veja-se o que pagam por certas quintas ou hoteis para fazer a boda! O que talvez não tenha é alguém que lhes venda o video como uma coisa super, algo especial, que obviamente vai ser caro!
Se alguém aqui produz em publicidade sabe o que estou a dizer...para fazer um comercial se utilizam na maioria das vezes meios extraordinários que nem fariam falta, mas há que cobrar muito ao cliente e é preciso mostrar muito aparato!!!!

Tenho consciencia que no dia a dia não é assim, mas um dia tem de surgir uma empresa a tomar conta dos BBC's do pessoal do dinheiro, e essa sim vai facturar e muito!

AC:
Directamente para ti JotaPe, quando falo usar Iluminação, não me refiro ao projector na câmara.
Até pode ser a nem usar nenhum, ou usar velas, ou tochas, ou apenas olhar para o que existe e escolher o ângulo de captação mais favorável à luz

Especialmente quando hà pouca luz, acho mau o efeito do projector na câmara, num plano próximo ou grande plano rápido, ainda se papa, mas num plano de conjunto ou mais geral, o resultado é as figuras em primeiro plano "iluminadas" e tudo o resto com uma sensação de falta de luz que agride... para não falar na quase total ausência de contra luz, façam-no contra um fundo que seja escuro e pessoas perdem relevo, ficam "coladas" ao fundo.

Ficam os meus 2 cêntimos

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Sitemap 
Ir para versão completa