Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

15 / Mai / 2024, 09:12

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão



Membros
Estatisticas
  • Total de Mensagens: 19101
  • Total de Tópicos: 4433
  • Online Hoje: 160
  • Online Total: 2245
  • (12 / Jan / 2023, 09:25)
Utilizadores Online
Membros: 0
Visitantes: 139
Total: 139
139 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Compra de tecido Chroma  (Lida 19157 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline B33bs

  • Junior
  • *
  • Mensagens: 4
Compra de tecido Chroma
« em: 09 / Out / 2012, 09:59 »
Bom dia a todos. Tenho visitado regularmente o vosso forum e queria desde ja agradecer pela quantidade de informacao que dele ja pude retirar.

Hoje fiz o registo porque queria por-vos uma questao que ate ao momento nao vi respondida. Quais sao os melhores sitios para poder arranjar um tecido para fundo verde? Na Amazon tem uns bem baratos (20 e tal euros) mas nao entregam em portugal infelizmente. Em lojas portuguesas ja vi na pixmania um tecido mas era mt caro (70 e tal euros).

Ja pensei em algumas alternativas, tipo cartolinas mas nao e aconselhavel porque quero uma superficie uniforme. Nao sei ate que ponto é viável pintar um pano/tela de verde porque podera nao ficar uniforme.

Alguem me pode dar alguma sugestao em relacao a isto? (Tenciono gastar ate 40€)

Muito obrigado pela ajuda.

Abraço

Offline Filipe Araújo

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 736
Re: Compra de tecido Chroma
« Responder #1 em: 09 / Out / 2012, 12:44 »
 Boas,


 antes de mais gostaria de dizer que nunca tive ou fiz um fundo de croma Key, Por o que acredito que outros membros terão opiniões mais fundamentadas.

 a excepção deste, que não é comprado no mercado nacional:

http://viewitem.eim.ebay.pt/Background-Backdrop-Green-25m-x-3m-Chroma-Key-muslin/270453697510/item

  Parece-me que pelo valor que está disposto a gastar creio que o caminho a seguir é comprar cartolina ou pano a metro.


 Numa rápida pesquisa, os valores pedidos ultrapassam e muito o que está disposto a gastar:

 http://niobo.pt/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=112_123_34&products_id=2124

 http://niobo.pt/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=112_123_126&products_id=1334

 http://niobo.pt/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=112_123_126&products_id=5607

 http://www.slw.pt/pt/estudio/fundos/tecido.html?p=3

 http://www.slw.pt/pt/estudio/fundos/tecido/fundo-azul-chroma-tipo-cortina-2-9x5m.html

 Deixo-lhe este video que parece-me ser um bom tutorial para a montagem já que alerta para alguns erros e sugere soluções:

 


 Boa sorte com as suas opções, votos para que partilhe os resultados das suas experiências,

 Filipe Araújo.
« Última modificação: 09 / Out / 2012, 12:46 por Filipe Araújo »

Offline B33bs

  • Junior
  • *
  • Mensagens: 4
Re: Compra de tecido Chroma
« Responder #2 em: 09 / Out / 2012, 13:42 »
Boa tarde, antes de mais muito obrigado pela prontidao na resposta.

Sem duvida que ultrapassam os valores que estabeleci. E pena.

Ainda agora vi no continente um lençol azul, com uma tonalidade semelhante ao blue screen. No software que utilizo é possivel definir a cor para fazer o key-out por isso, talvez me consiga safar.

Quanto a comprar o pano a metro é uma hipotese, mas ja ha pano com a cor verde-chroma ou azul-chroma?

Quanto ao mostrar os meus resultados finais sem duvida que os partilharei e vos darei o respetivo credito no meu podcast.

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Compra de tecido Chroma
« Responder #3 em: 09 / Out / 2012, 17:14 »
Deixo-lhe este video que parece-me ser um bom tutorial para a montagem já que alerta para alguns erros e sugere soluções:

Filipe, o fórum devia mesmo ter um bonequinho a tirar o chapeu, assentava que nem uma luva... gostei do video.


Quanto a comprar o pano a metro é uma hipotese, mas ja ha pano com a cor verde-chroma ou azul-chroma?


Sim existe, siga alguns dos links da Niobo que o Filipe lhe deixou e poderá encontrar. Existem outras opções de marcas eventualmente mais conceituadas, como a ROSCO, mas os preços provavelmente não são tão agradáveis. Existem tambem tintas para Chroma Key, mas são mais usadas para instalações fixas de Chroma Key (por exemplo estudios para cenografia virtual).

Embora exceda em quase o dobro o orçamento que referiste, uma das opções indicadas num link do Filipe, poderá ser interessante, atendendo às dimensões e considerando que o material pode ser reutilizado em futuros projectos:

Fundo Chroma Key em Verde - 69,90€
 
Walimex Fundo em Tecido Verde Chroma Key  Liso
Dimensões: 2,85m x 6m

No entanto podes sempre experimentar com outros materiais ou panos. Importante tambem é procurares seguir as indicações contidas no video quanto à iluminação.

B33bs, sejas bem vindo ao PortugalVideo.
 
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline B33bs

  • Junior
  • *
  • Mensagens: 4
Re: Compra de tecido Chroma
« Responder #4 em: 09 / Out / 2012, 18:40 »
Mais uma vez agradeço a ajuda.

Quanto aos

"Fundo Chroma Key em Verde - 69,90€
 
Walimex Fundo em Tecido Verde Chroma Key  Liso
Dimensões: 2,85m x 6m"

Ja conhecia mas conforme tinha dito, é bastante caro pra minha carteira.

Este fim de semana vou a uma loja de tecidos e tentarei encontrar algo com a cor mais aproximada do verde-chroma ou azul-chroma e provalvemente me desenrascarei dessa forma. Obviamente q reportarei convosco as minhas conclusoes.

Abraço

Offline AC

  • Sup. Téc. Fórum
  • *
  • Mensagens: 2,290
Re: Compra de tecido Chroma
« Responder #5 em: 09 / Out / 2012, 20:00 »
Certamente conseguirás arranjar algum tecido que funcione. Já vi estudios pintados com tinta que não era propriamente especifica para Chroma Key e a coisa até funciona. Importante é que não seja um tecido muito reflector.

Depois diz alguma coisa, pois todos aprendemos com as experiências uns dos outros.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Offline B33bs

  • Junior
  • *
  • Mensagens: 4
Re: Compra de tecido Chroma
« Responder #6 em: 15 / Out / 2012, 13:57 »
Boa tarde pessoal,

finalmente consegui arranjar-me. Consegui arranjar tecido verde-chroma (5mx1,5m). Ficou algo acima do orçamento mas o resultado foi o pretendido.



mais em breve em www.dobermanradio.com

Obrigado por tudo
« Última modificação: 16 / Out / 2012, 03:05 por Aldeao »

Offline Filipe Araújo

  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 736
Re: Compra de tecido Chroma
« Responder #7 em: 15 / Out / 2012, 15:10 »
 Parece-me que deverá aumentar o espaçamento entre os actores e o pano, evitando a sombra por detrás deles.

 Filipe Araújo.
« Última modificação: 15 / Out / 2012, 15:11 por Filipe Araújo »

Offline patrickmq

  • Visitante
  • Mensagens: 1
Re: Compra de tecido Chroma
« Responder #8 em: 06 / Set / 2015, 20:37 »
Olá!! Onde vc conseguiu comprar? Abs