Votação

Qual o editor video que mais utiliza? (Sondagem encerrada, consulte a nova sondagem)

Adobe Premiere
83 (47.7%)
Avid Xpress/Liquid
11 (6.3%)
Final Cut
18 (10.3%)
Pinnacle Studio
13 (7.5%)
Sony Vegas
21 (12.1%)
Ulead MediaStudio / VideoStudio
2 (1.1%)
Canopus EDIUS
15 (8.6%)
Windows Movie Maker
0 (0%)
Outros
7 (4%)
IMovie
4 (2.3%)

Votos totais: 74

Autor Tópico: Sondagem software edição video - NLE  (Lida 42207 vezes)

Offline Carlos Gomez

• Frequênte
  • *
  • ------
Re: Sondagem editores video
« Responder #45 em: 12 / Out / 2008, 20:32 »
Hummm... e porque não? Se calhar ainda dá alguma surpresa! Vamos lá acrescentar o famoso Windows Movie Maker. Tambem há assim alguma coisa tipo MAC Movie Maker? Só para não sermos acusados de tendenciosos  :)

Já agora os programas Kino e QDVDauthor da plataforma Linux, que são opensource. :) :) :)  :)
Experimentem o Kdenlive (http://www.kdenlive.org/)  ou o Openmovieeditor (http://www.openmovieeditor.org/index.html ) sao gratuitos de licença livre.
É escusado usar piratarias; pois se pagassem pelo software, que têm no pc, a informática funcionava
de outra maneira.  :wink:

Bom Trabalho
Carlos Gomez
« Última modificação: 24 / Out / 2008, 15:10 por Carlos Gomez »
"Todo homem, por natureza, quer saber."
Aristóteles
"Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la."
Cícero

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
Re: Sondagem software edição video - NLS
« Responder #46 em: 10 / Dez / 2009, 18:02 »
Por curiosidade, e assim que tiver tempo, vou dar uma olhadinha nestes editores para Linux, digo curiosidade porque não faço edição video, só umas brincadeiras com fotos...

Dei uma olhadinha rapida no site do Openmovieeditor e aquilo até tem bom aspecto...

Cumprimentos
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

lrolo

• Visitante
« Responder #47 em: 10 / Dez / 2009, 19:14 »
Por curiosidade, e assim que tiver tempo, vou dar uma olhadinha nestes editores para Linux, digo curiosidade porque não faço edição video, só umas brincadeiras com fotos...

Dei uma olhadinha rapida no site do Openmovieeditor e aquilo até tem bom aspecto...

Cumprimentos

O unico software minimamente decente para edição em Linux (tirando os da Autodesk, é claro) é o Cinelerra.
Mesmo assim está cheio de bugs.
Ao que parece, alguns dos seu programadores estão a desenvolver um outro software de nome Lumiera de que se espera muito, mas ainda está numa fase inicial.

Offline AC

• Sup. Téc. Fórum
  • *
« Responder #48 em: 10 / Dez / 2009, 21:21 »
Muito interessante... é de ficar de olho no desenvolvimento do Lumiera

Project objectives
To create, as a community, a non linear video editing and compositing FOSS application for Linux/Unix/Posix Operating Systems, suitable for professional and quality oriented work, building on common open source video, sound and GUI toolkits and libraries, providing flexibility and a high degree of configurability and full control of all parameters, but at the same time a smooth workflow which scales well to larger and more complicated editing projects.

Não sou nem de perto nem de longe habilitado para avaliar um software de edição video, mas dei uma olhada no Openmovieeditor e aquilo me pareceu muito, muito fraquinho, livre por livre, e para coisinhas simples, acho que o Movie Maker do windows faz melhor.

Já o kdenlive parece um pouco mais completo. Apenas o instalei e dei uma olhada muito rapida.

Mas, realmente e numa primeira analise, creio que nenhum dos dois serve para um trabalho mais profissional.

Para Linux, como já referido pelo Carlos Gomez, tem ainda o Kino, dentro do mesmo genero... interface um tanto fora do habitual.
« Última modificação: 10 / Dez / 2009, 21:24 por A. Caneira »
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

lrolo

• Visitante
« Responder #49 em: 10 / Dez / 2009, 21:32 »
Podes sempre experimentar o SMOKE  :mrgreen:

Offline Carlos Gomez

• Frequênte
  • *
  • ------
« Responder #50 em: 10 / Dez / 2009, 22:15 »
O unico software minimamente decente para edição em Linux (tirando os da Autodesk, é claro) é o Cinelerra.
Mesmo assim está cheio de bugs.
Ao que parece, alguns dos seu programadores estão a desenvolver um outro software de nome Lumiera de que se espera muito, mas ainda está numa fase inicial.

Bem, já se fez muita edição de vídeo com softwares bem menos capazes no windows, que os actuais Editores Vídeo opensource do Linux ( Kdenlive, openmovieeditor,LiVES, Ingex, cinelerra, Kino, Jahshaka, MainActor (soft pago)), etc e agora queremos sempre a ultima versão do tal software para o windows, cheia de coisas que não usamos, e nem se olha ao preço. O homem é sem duvida um animal insatisfeito. Há softwares pagos para Linux, sim há mas aí é outra Historia, mas não me digam que não existe um destes opensource, que não é capaz de fazer um trabalho aceitável; agora não me venham cá dizer que pura e simplesmente não presta.

Queria acrescentar, que quando se fala de alguma coisa, devemos experimentar os diversos softwares, para podermos falar
sobre eles. Caro Luís Rolo, aconselho a instalar o Linux num equipamento aceitável, e utilizar os Editores de vídeo disponíveis. Depois de alguma
prática e utilização, convido a falar sobre estes. O Software que o sr. usa actualmente deve ser mito bom. Gostaria de saber qual, e quanto gastou por ele.

Como dizem neste site "Don't spend your money in software licences for closed environment: buy camcorders and make films."
http://www.kdenlive.org/about-kdenlive/recommended-hardware

Cumprimentos
« Última modificação: 10 / Dez / 2009, 22:58 por Carlos Gomez »
Aristóteles
Cícero

lrolo

• Visitante
« Responder #51 em: 10 / Dez / 2009, 23:06 »
Estive para responder, mas não me vou dar ao trabalho...

Offline Carlos Gomez

• Frequênte
  • *
  • ------
« Responder #52 em: 10 / Dez / 2009, 23:08 »
Estive para responder, mas não me vou dar ao trabalho...

Obrigado pela compreensão.

Cumprimentos
Aristóteles
Cícero

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #53 em: 11 / Dez / 2009, 05:14 »
Boas.

- Quem é que acha que a sua plataforma é melhor que todas as outras existentes?
- Quem é que acha que o seu NLE é o melhor de todos e que os outros NLEs não lhe chegam ãos calcanhares?
- Quem é que tem a última versão do seu SO ou do seu NLE preferido? E será ele legal ou apenas mais uma cópia pirata?
- Quem é que tem um PC ou MAC com dual-core ou quad, e no entanto continua a editar como no tempo dos VTRs, das Panasonic Mixer ou do REC/Pausa?

Se á coisa que aprendi nestes trinta anos com os computadores (25 deles com os PCs) é que não existem hardwares nem softwares perfeitos. Todos têm as suas vantagens e inconvenientes. E assim como é necessario comer algo para se dizer se se gosta ou não, também é necessario experimentar um pouco de todos para assim se poder escolher aquele hardware ou software que melhor satisfaça as nossas necessidades. Porque o melhor software para uma determinada função e pessoa pode não ser o melhor para uma outra pessoa ou função.

Um Final Cut, um vegas ou um Cinelerra nas mãos de quem não sabe trabalhar com eles ou de quem não os sabe instalar devidamente e, numa máquina já toda ela cheia de toda a porcaria de programas, fará seguramente pior figura que um conhecedor do Windows Movie Maker, numa máquina devidamente configurada. Porque os que julgam que é última versão do software ou do SO que vai fazer com que o seu video seja um "espectaculo" estão redondamente enganados. Quem faz com que o video seja um "espectaculo" é quem se encontra entre o monitor e a cadeira.

De mais a mais, o sucesso de um bom trabalho começa aquando da gravação das imagens. Se as imagens são péssimas, não á software que faça milagres.

O software Linux não é perfeito? Por incrivel que possa parecer é mais perfeito que o MacOS ou o Windows. Não é é para todos. Exige muito conhecimento técnico para se poder mexer no código. Algo que os outros não permitem.

O Mac é muito bom? Tão bom quanto um Windows devidamente "limpo" e configurado. O problema do Windows é que o pessoal instala e desinstala tudo o mais alguma coisa. Lógicamente que tem de dar raia. Tenho por aqui máquinas com Win 2000 e XP, e não tenho problemas. E até um Win 98 funciona ás mil maravilhas, em edição de video. SD é um facto, mas nunca me deixou ficar mal.

O hardware MAC é melhor que o dum PC? Se o compararem com um PC normal, sim. Mas isso é falsear os resultados. O MAC utiliza o Xeon, um PC normal utiliza um qualquer Dual ou quad. Comparem com uma Wokstation HP, com Xeon. Plataformas diferentes, hardware semelhante. Só assim é uma comparação justa.

Abram as vossas mentes: nada é perfeito! Viva o Cinelerra... e o Final Cut... e o Premiere... e o Edius... e o Avid... e o .... Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Carlos Carvalho

• Regular
  • *
« Responder #54 em: 12 / Dez / 2009, 18:36 »
Boas.

- Quem é que acha que a sua plataforma é melhor que todas as outras existentes?
- Quem é que acha que o seu NLE é o melhor de todos e que os outros NLEs não lhe chegam ãos calcanhares?
- Quem é que tem a última versão do seu SO ou do seu NLE preferido? E será ele legal ou apenas mais uma cópia pirata?
- Quem é que tem um PC ou MAC com dual-core ou quad, e no entanto continua a editar como no tempo dos VTRs, das Panasonic Mixer ou do REC/Pausa?

Caro José Costa:

Como é que acha que os canais de televisão, editam as peças de informação do dia a dia? :)

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #55 em: 13 / Dez / 2009, 04:56 »
Boas.
Com uma tesoura e um pouco de fita-cola?  :-k

Entendi o seu comentário, mas ele está um pouco desfazado em relação á "discussão". Você fala de uma realidade e nos posts fala-se de outra. Você fala de "montagem", que pode ser com NLE ou VTR, e aqui está-se a falar de "edição". Você fala de corte seco, e o pessoal falava de uma edição mais "artistica". Você está a falar de edição linear e o pessoal está a falar de edição não-linear. Você está a falar de hardware e a discussão centra-se em software. Como vê, á um desfazamento nos assuntos.

É um facto que as emissoras nacionais ainda utilizam muito os VTRs na produção da informação diária. O facto da captura das imagens ainda ser baseada em fita e os timings obrigam a isso. Mas cada vez mais começa a ser baseada em redes, á medida que a gravação em tape vai sendo substituida. Aliás, já são muitas as emissoras na europa que aboliram o tape das redaçôes. Deixa de existir os VTRs e passam a ser servidores a entregar o sinal.

Resumindo, o comentario por mim feito e por si citado era referente a uma determinada área do audiovisual, não á área por si mencionada. E SIM, sei como é que os canais de televisão editam as peças de informação do dia a dia. Vejo algumas vezes as minhas imagens lá passar.  :lol:  Boas.

« Última modificação: 13 / Dez / 2009, 05:08 por Jose Costa »
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Offline Diamantino simão

• Efectivo
  • *
« Responder #56 em: 30 / Dez / 2009, 20:49 »
 Então e em Casablanca, ninguém fala? será que alguém neste forum conhece?

Offline José Costa

• Veterano
« Responder #57 em: 31 / Dez / 2009, 02:51 »
Boas.
Sim, conheço o Casablanca, cheguei a "editar" um pouco nele, mas sempre o achei limitativo para o tipo de trabalho que eu fazia. Estou a falar dos Casablanca "iniciais" e dos Avio, pois os da série S não conheço em profundidade. No entanto, a opinião que tenho deles é que têm pontos fortes e fracos. Como fortes, a estabilidade, como fracos, ser um sistema fechado e proprietario. Nem tudo pode ser bom, não é mesmo?.

Qual o modelo que possui? Boas.

Offline Diamantino simão

• Efectivo
  • *
« Responder #58 em: 31 / Dez / 2009, 18:47 »
Boa noite Sr costa.

Tenho o Renommè equipado com muitos plugins, para me facilitar e diversificar as edições, não gosto de fazer tudo igual.

Ando com vontade de entrar no HD mas ,neste caso tenho que passar para a classe S. O problema que se põe é realmente o preço muito elevado, mas vale a pena pela estabilidade e facilidade de editar e também rapidez. Há semanas atrás fiz uma reportagem numa fábrica de renome internacional aqui em C.Branco, o filme não podia ultrapassar os 10 mint..Tive uma tarde para editar porque o filme era urgente, passei essa tarde com dois eng. mais o director e consegui-mos o pretendia-mos.
  Agora se fosse com um sistema de edição tipo Pinacle ou Sony Vegas, eu estava feito. Assim fazer queles cortes cirurgicos com cortes de palavras juntar outros comt. doutras pessoas e misturar as palavras não é assim tão fácil! pelo menos para mim. Há dez anos que trabalho com este tipo de SOft. Tive um Avio um Kron e agora este há 3 anos.

Um bom ano  :-D

Offline Pedro Rocha

• Veterano
  • Sony Software Trainer & ICE
    • MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
« Responder #59 em: 01 / Jan / 2010, 04:27 »
Agora se fosse com um sistema de edição tipo Pinacle ou Sony Vegas, eu estava feito. Assim fazer queles cortes cirurgicos com cortes de palavras juntar outros comt. doutras pessoas e misturar as palavras não é assim tão fácil! pelo menos para mim.

Olá Diamantino,

Acredito que não conhece sequer o Sony Vegas Pro mesmo superficialmente, porque se conhecesse, de certeza que não o incluía na frase acima. Nunca manejei tais sistemas (Casablanca), mas pelo que vejo não passam de sistemas tipo turnkey com interfaces simples e transparentes para o utilizador.
Qualquer editor NLE moderno, seja Premiere, Vegas Pro, Final Cut Pro ou Edius faz o que o Casablanca faz e muito mais, sendo o Vegas Pro no capítulo do audio o melhor deles todos. Mas acima de tudo temos de escolher a ferramenta mais adequada ao tipo de trabalho.

Já agora, BOM ANO e bons cortes!!
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem