CANON HV30

Iniciado por Eduardo Hanns, 15 / Abr / 2009, 17:13

Tópico anterior - Tópico seguinte

Eduardo Hanns

Bom dia a todos,
Estou interessado em comprar uma nova câmera e gostaria de uma opinião vossa, tambem tenho algumas duvidas que gostaria de escrlarecer por isso deculpem se escrever bastante.
Primeiramente pensei na Sony HVR1000E, depois na JVC HD7, SONY HDR-SR11 ate que encontrei a muito bem falada e relativamente barata CANON HV30 e o facto de gravar em Mini DV o que ao principio me parecia uma desvantagem depois de ver alguns outros topicos  pareceu-me a melhor opção de gravação apesar de nao ser a mais practica, mas o que realmente me interessa é a qualidade da imagem e de outros aspectos da camera.
a unica coisa que ainda não gosto nela é aquela roda de focagem que não é muito practica.
Quero-a para uso doméstico e para me interter no tempo livre a fazer uns testes e uns filmes , etc...

Perguntas:

Quem a comprou encontrou algum pormenor negativo que dêva saber, trabalham bem com a "roda" de focagem manual ?

Como colocar um anel de focagem nesta câmera ? usando um DOF ?

O video desta câmera é pior que alguma das que referi lá em cima ?

Qual é a diferenca entre um DOF e a focagem manual da câmera ?

Aonde arranjo um parasol quadrado e outros acessorios online ou em Lisboa ?

Obrigado,
Eduardo Hanns

Eduardo Hanns

ninguem responde ?  :cry:

mquinta

Olá Eduardo! Tenho um canon HV-30 à quase um ano e estou mt contente com ela!

Quem a comprou encontrou algum pormenor negativo que dêva saber, trabalham bem com a "roda" de focagem manual ?

A roda de focagem trabalha bem. Claro que não é o mesmo que ter um focus ring, mas a verdade é que funciona bem e, com um pouco de treino e exercicio de mãos, consegue perfeitamente fazer um zoom out em quanto foca manualmente, por exemplo.

Aonde arranjo um parasol quadrado e outros acessorios online ou em Lisboa ?

Eu comprei acessórios na ColorFoto (colorfoto.pt) do porto, mas também têm loja em lisboa.

As cassetes gravam menos tempo por ser em HD em vês de SD como na minha velha câmera ?

As cassetes gravam o mesmo tempo. E nao tem obrigatoriamente que gravar sempre em HD.

O que é e qual é a diferença entre 24p, 30p , etc... ?

O "p" é de progressivo e, com todos o respeito, com uma procura no google (ou mesmo por este forum) encontras facilmente o que é gravar em "p" - progressivo - e em "i" - interlaçado - e as diferenças entre ambas.

O que fazem afinal os filtros ? valem mesmo a pena ou o premiere pro faz o mesmo ?

Não sei a que filtros te referes..mas por exemplo um filtro polarizador só o podes e obrigatoriamente tens de usar no momento de gravação.

José Costa

Boas.
Creio que o Eduardo Hanns está a confundir focagem, DOF e lentes 35mm. A função de um DOF não é a mesma que a função de focagem de uma lente, e uma lente não é um DOF, como parece ter sido o que afirmou  - "DOF das fotograficas reflex".

Quanto ãos filtros, creio que se está a referir ãos "neutros" ou de "densidade neutra", que são referenciados nos manuais e brochuras como filtros ND, isto partindo do principio de que a câmera os dispôe. Suponho que sim. E se assim fôr, NÂO, o Premiere NÂO faz o mesmo.

Em relação ão preço de um DOF, existem a partir de algo como 70 euros ou coisa que o valha. Qualidade? Nâo me pronuncio! Mas para mim, acho preferivel investir numa máquina melhor que tentar colmatar as falhas de uma câmera com algo que nunca vai ser superior a uma câmera melhor. Mas esta é apenas uma opinião pessoal, para este caso especifico. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

mquinta

"acho preferivel investir numa máquina melhor que tentar colmatar as falhas de uma câmera com algo que nunca vai ser superior a uma câmera melhor."

Sem dúvida José Costa! Mas tendo em conta a gama de máquinas a que o Eduardo se refere, para mim, a HV-30 é a melhor compra (no resultado final dos prós e contras de cada uma!).
Claro está se o Eduardo tem possibilidades de comprar algo melhor (logo mais caro) ou se o objectivo dele é fazer gravaçoes com fins profissionais talvez deva encaminhar-se para outras opçoes - até pelo que o José diz, estar já a pensar na forma de colmatar as falhas da camera, melhor comprar de inicio algo que nao as tenhas.  Agora se como eu a irá utilizar para os seus videos experimentais, pequenas curtas e praticar (e perceber se realmente necessita algo melhor e maior!), nao vai nada mal servido;)

José Costa

Boas.
Mquinta, repare que eu não teci qualquer comentário quanto á qualidade, ou falta dela, em relação á câmera em questão. Não questiono a qualidade da câmera ou o facto de poder ser ou não a melhor opção em relação ás outras câmeras referidas. Até porque, em abono da verdade, não tenho por hábito me inteirar das caracteristicas das câmeras do mercado amador.

O que afirmei foi, e creio dai a confusão, que não me pronuncio acerca da qualidade dos DOFs que têm um preço por volta dos 70 euros. E que entre comprar a câmera e um DOF (e tudo o que isso representa - lentes, acessórios, etc.) é preferivel, e fica mais bem servido, investir o dinheiro numa câmera de caracteristicas superiores.

Para mim, comprar a HV-30 e um DOF é um erro. Mas não disse que comprar SÓ a HV-30 é um erro. Acredito que seja uma boa câmera, tendo em vista o mercado a que ela se destina: o do amador ou entusiasta de video. Se bem que também possa, em algumas situaçôes, satisfazer uma necessidade mais profissional. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

mquinta

Esclarecido;)
E devo dizer que concordo consigo!

Eduardo Hanns

Obrigado a todos.

E como diz o Jose Costa e bem, estou a confundir isto tudo, e ja agora digam-me qual a diferença entre a focagem e um DOF ? e o que faz um adaptador de 35mm ?
esqueçam as lentes das reflex.
Estive a ver o colorfoto.pt e não encontrei nem microfones, nem DOF´s nem pára-sois  :cry:
Alguem conhece alguma outra loja onde consiga encontrar estas coisas ? (ja vi na pixmania)
E porque é que nalguns dos videos que vejo no youtube que usam adaptadores têm os 4 cantos escuros ?
O que são "vibrating adaptors" ?
Usando adaptadores e DOF`S continuo a poder usar outras lentes tipo fisheye ou grande angular ?

José Costa

Boas.
DOF e adaptador de 35mm são, no geral, a mesma coisa. Pode ler mais sobre adaptadores de 35mm, focagem, lentes e objetiva neste site. Está em português e aconselho a ler a página toda.

"... que usam adaptadores têm os 4 cantos escuros" - esta situação pode ser ocasionada por uma opção estética (actuando posteriormente a nivel de edição video) ou pode ser deriváda, que é o mais habitual, ão efeito chamado de vignetting. Pode ler sobre o assunto na mesma página referida acima.

Sobre o que são vibrating adaptors encontra a resposta na descrição de "adaptadores de lentes 35mm".

"Usando adaptadores e DOF`S continuo a poder usar outras lentes tipo fisheyeou grande angular" - A função dos DOF é muito especifica, pelo que por norma, DOFs e lentes olho-de-peixe (fisheyeou) e outras não podem ser usados em conjunto. Mas pode sempre usar em separádo. Mais uma vez, a página tem lá tudo.

Aconselho também a ler esta página para entender melhor o que é a focagem. E já agora, leia o máximo que puder do site em questão. È literatura 5 estrelas (para quem gosta de aprender, que acredito ser o seu caso). Boas.

Eduardo Hanns

Obrigado, logo vou dar uma espreitadela nos sites.
so me falta saber onde compro o para-sol e os outros acessorios  :-k,
alguem conhece algum outro site ou loja ?

José Costa

Boas.
Na Emilio de Azevedo Campos. Têm loja em Lisboa e Porto. Através do Google encontras a morada. Para os microfones e para-sol. Boas.