Edição em varios formatos, como ampliar imagem sem perder qualidade

Iniciado por Edgar Feldman, 28 / Ago / 2009, 17:16

Tópico anterior - Tópico seguinte

Edgar Feldman

Boa tarde

Já era membro do portugalvideo, por uma razão qualquer deixei de conseguir fazer login. Mas tudo bem, inscrevi-me outra vez.

A minha pergunta é a seguinte:

Vou montar um filme que contem imagens filmadas pela RED em 4k, em DVCPRO HD, e ainda imagens em DV. Há alguma maneira de ampliar os frames dos formatos inferiores para 4k sem perder muita qualidade?

Há maquinas profissionais como Arri Laser que scnarizam os frames de vídeo para 35mm com muito boa qualidade. Por exemplo, os filmes do Pedro Costa (Quarto de Vanda, Juventude em Marcha) são filmados em DV com a Panasonic DX100 e passados para película. O mesmo já fez  O Coppola, o Lynch, o Kiorostami, etc.

No caso desta minha montagem, não se vai passar para 35mm, vai-se manter o formato em digital, possivelmente em 4k ou 2k. Há algum software que que faça uma ampliação como a Arri Lazer?

José Costa

Boas.
O teu problema com o login creio que se deve ão facto de recentemente o fórum ter procedido a uma actualização dos users que não faziam login á já algum tempo. Mas pormenores sobre isso poderá o A. Caneira dizer. Quanto ão teu problema...

A Arrilaser é uma film recording, ou seja, uma "impressora" ou "gravadora" de negativo e não um scanner de video. Para existir um scanner de algo ele tem de ser fisico (um quadro, um negativo, uma fotografia, uma estátua, etc). Sendo o video um sinal, não existe "scannerização" mas sim digitalização do sinal. A Arrilaser não faz esta digitalização, ela terá de ser feita por equipamento separado e depois presente ou enviádo á Arrilaser para gravação do negativo.

Se bem que a passagem de video para negativo já tenha sido efectuáda por muitos, normalmente é de pequenas partes que por vários motivos não foi possivel, por razôes de segurança ou de custos, Discreet Lustre. O denominado cinema Indie, Independente ou festivais de cinema normalmente A Tobis Combustion, e digo utilizou porque não sei se ainda. O 4K com 4096x2048 e o 2K com 2048x1024 significa que são que o seu inferior DV DeNoise e Photoshop, sendo ainda de referir o

Boss da Thompson com e hardware. RGBBoas.

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Edgar Feldman

Boas

Não compreendi muito bem o ultimo parágrafo da tua mensagem. Estás a dizer que o Discreet Lustre ou Combustion conseguem ampliar com qualidade um frame SD para 2K?

De qualquer forma penso, que se calhar eu deveria não editar em 4k neste filme, mas baixar para HD, assim será mais fácil integrar outros formatos. Tenho é que saber qual é a norma das projecções digitais nas salas de cinema. Não faço ideia de como é que funciona. E principalmente saber se projectam em 4k ou em 2k ou em HD. No fundo quero tentar poupar a ida a um laboratório , por estar em 4k, são custos muito altos, por exemplo a Tobis nem tem maquinas para 4k. Se as projeções forem em HD - nem sei se há projectores 2k ou 4k - não tem sentido entregar o produto final nestes formatos. E assim fico no HD e faço tudo com o Final Cut em casa. E isso é fantástico.

José Costa

Boas.
Não sei como nem porquê, mas a minha resposta foi truncada. Possivelmente foi um erro meu no Copy/Paste. As respostas mais compridas normalmente escrevo no Wordpad e depois faço um copy/paste para o fórum. Devo de alguma forma ter feito algo mal e como não confirmei o post... deu no que deu. Elaborei tanto a resposta para nada.  ](*,)

Para não perder muito tempo (outra vez) com a resposta, vai uma versão acelarada: o Lustre é normalmente utilizado para colorização do filme, para tentar "equiparar" o grão das imagens e manter as cores coerentes umas com as outras, o Combustion chegou a ser ussado para "limpeza" do grão e ampliação de imagem de trabalhos video que eram depois enviádos para a Tobis para impressão em negativo, e ampliar de DV para 4K é uma ampliação demasiádo grande para ser feita sem se notar a clara perda de qualidade de imagem, pelo que não á software que o consiga fazer com tal qualidade a ponto de se poder equiparar ão 4K nem mesmo ão 2K. Por isso é que são utilizados outros softwares (como o Lustre e outros) com a finalidade de mascarar as imagens DV. Normalmente este tipo de trabalhos (upscaling de DV) é feita para 2K e não 4K. O DV é convertido para video por componentes, digitalizado sem compressão (o DV é um sinal video comprimido) e como tal, não processam o sinal DV mas sim o não comprimido. Com significativas melhoras na qualidade de imagem final.

A norma das projecções digitais nas salas de cinema é o DCI, projectam em 2K, a Tobis também "imprime" a 4K, existem projectores a 2K e a 4K e existem claras vantagens em entregar em 4K mesmo que depois "impresso" a 2K. Melhor a fonte, melhor o producto final (e os custos também são superiores).

Desculpa lá da resposta apressada, mas o tempo é algo que agora não abunda para voltar a escrever o texto original. Boas.

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Edgar Feldman

Boas

Obrigado pela resposta. Vou experimentar então Combustion para fazer o upscaling de DV.Boas

Tózé Franco

Boas,

talvez ajude. Existem algumas opções em hardware para fazer "up e downscalling" de formatos video. Exemplo: http://www.for-a.com/products/ufm30udc/ufm30udc.html

Saudações.

Edgar Feldman

Sim, isto pode ser uma solução. Penso que há outras placas , da AJA por exemplo. Mas placas 2k não conheço.

José Costa

Boas.
Atenção que a placa em questão não é para PC nem MAC. Atentem nas especificaçôes: Require Slot - UFM 1 slot
Destina-se a equipamento especifico, habitualmente presente só em emissoras broadcasting ou grandes productoras em áreas especificas.

Já existe software que converte de DV para HD. È o caso do Magic Bullet Instant HD da Red Giant. Mas também alguns NLE já o fazem actualmente. De DV para 2K, directamente, não tenho conhecimento. Normalmente tal é feito recorrendo a uma série de softwares, e tendo sempre em atenção o tipo de imagens, com vista a "mascarar" a perda de qualidade. Básicamente é um processo manual, sempre com a "componente artistica" a trabalhar lado a lado. Por norma utilizam imagens ou colorizaçôes mais "frias" visto serem mas fáceis de trabalhar, de disfarçar. Não esquecer que a diferença de qualidade de imagem (de DV para 2K) é muito grande. Boas.

Edgar Feldman

Boas

Voltemos a premissa do problema:

Como montar um filme que tem planos em 4k, DVPRO HD, DV e possivelmente AVCHD feitos com uma câmara fotográfica que também filma HD, a Lumix gh1 da Panasonic.

A partir daqui, penso que devo ficar como formato final no 2k. O upscaling do HD para 2k não é muito grande, e os planos em DV não têm de sofrer tanta ampliação. O 2K é norma para cinema digital, baixo então os planos de 4k para 2k.

De qualquer forma com mais ou menos ampliação de alguns bocados do filme, é um problema real. Problema esse que pode ser resolvido na Tobis que tem maquinas dedicadas para essa conversão, mas 90 minutos de filme podem custar 11.000 euros.

Estou a investigar se uma placa como esta: http://www.aja.com/products/kona/ , resolve-me o problema. Saber também se o combustion pode fazer um upscaling bem feito.

Ainda quero fazer um teste: Filmar com a RED uma projecção num bom monitor de imagens DV e HD.

No fundo gostaria de poder acabar o filme no Final Cut, como qualquer outro vídeo, sem ter de ir a laboratórios externos.

Tózé Franco

Boas,

Tem também outra alternativa compativel com MAC e PC.
Constatei (não sabia  :lol:) que a minha decklink Extreme, tal como a placa da AJA, faz a conversão de SD para 1080i em tempo real. (fiz o teste e funciona!), no entanto a resolução maxima são os 1920 por 1080, não os 2K (2048 por 1080).
http://www.blackmagic-design.com/products/decklinkhdextreme/techspecs/
A blackmagic tem um preço mais acessivel do que a AJA.
Penso que uma solução em hardware será melhor que por software para evitar os renderings e a diferença de qualidade não deve ser grande.

Edgar Feldman

Boas

Aproveito teres uma decklink Extreme para te perguntar  duas coisas:

É possível com os planos em DV já digitalizados fazer a conversão para HD através da placa?

O firewire continua sendo o protocolo para digitalizar DV?

Obrigado

Tózé Franco

Citação de: Edgar Feldman em 03 / Set / 2009, 00:51
Boas

Aproveito teres uma decklink Extreme para te perguntar  duas coisas:

É possível com os planos em DV já digitalizados fazer a conversão para HD através da placa?

O firewire continua sendo o protocolo para digitalizar DV?

Obrigado

Boas,

Digitalizados em disco rigido ou cassete?

1- A conversão SD para HD é feita em tempo real através um leitor DV (player ou camara) ligado à placa através das entradas SDI, componentes ou composto.
A placa só suporta firewire para efeitos de controlo remoto da própria player, não para capturar o video.

2- Sim, o firewire tornou-se o padrão para transferir video DV e é o mais comunmente utilizado por ser o interface que se encontra nas camaras de consumo e nos PC's.
Mas isso não interfere com a questão da conversão.

Como referiste que pretendes editar material originário de várias fontes DVCPRO, DV, AVCHD..., tanto a AJA como a blackmagic decklink podem ser uma boa opção.
Se tiveres possibilidade de ter um output dessas fontes em SDI, Componentes ou HDMI basta fazeres a captura de todo o material em HD através da placa e depois editá-lo sem compressão (se as capacidades do PC ou MAC o permitirem).
Todo o material capturado terá a mesma dimensão (HD) e o mesmo codec, o que facilitará bastante o serviço para a edição.

Edgar Feldman

Boas

Há coisas muito contraditórias nesta tecnologia. As camara recentes usam suportes de cartões e discos rígidos para gravarmos imagens, já não há  digitalização em tempo real das imagens. E agora voltamos a ter de copiar por SDI os ficheiros como se de um video gravador se trata-se. São conceitos opostos.

O que faço então com centenas de horas já digitalizadas em DV? E se eu não encontrar os masters originais? E se eu não tiver saídas SDI e só firewire, na minha camara DV?  E as imagens DVCPRO HD, tem de ser copiadas por SDI, quando de raíz já é um ficheiro? Isto tudo é absurdo!

boas

Tózé Franco

CitaçãoHá coisas muito contraditórias nesta tecnologia.
Não são tecnologias contraditórias são complementares.
Por exemplo, qualquer camara broadcast hoje em dia apesar de ser tapeless continua a trazer portas HDSDI por algum motivo. Tudo depende do que se pretende fazer e qual a forma mais prática e eficaz para lá chegar.
Por alguma razão essas placas de captura já trazem precisamente a função de converter sinal SD em HD para não ter que o fazer em software que é bem mais complicado.
CitaçãoAs camara recentes usam suportes de cartões e discos rígidos para gravarmos imagens, já não há  digitalização em tempo real das imagens. E agora voltamos a ter de copiar por SDI os ficheiros como se de um video gravador se trata-se. São conceitos opostos.
É evidente que tudo funciona muito bem quando filmas numa camara em cartões de memória e começas logo a editar com o codec nativo da camara no software de edição. Aí tudo corre às mil maravilhas.
O problema é quando queres editar, como é o caso, material com codecs e resoluções diferentes no mesmo projecto. Aí, na minha modesta opinião a opção por hardware,  (entenda-se placa de captura de video) ainda é a melhor. De qualquer forma, no caso do DV, seja por hardware seja por software acabas sempre por converter o codec original no codec da montagem final.

CitaçãoO que faço então com centenas de horas já digitalizadas em DV? E se eu não encontrar os masters originais? E se eu não tiver saídas SDI e só firewire, na minha camara DV?  E as imagens DVCPRO HD, tem de ser copiadas por SDI, quando de raíz já é um ficheiro?
:lol:Já são muitos ses... quem não tem ovos dificilmente faz omeletes.

Mesmo assim tens outras opções
Podes "misturar" material de diferentes resoluções e codecs na mesma timeline (se esta aceitar), editar  e fazer o rendering de tudo no final e rezar para que as coisas corram bem e não haja craches e por aí a fora.
Podes também optar por converter por software os ficheiros DV em HD, no after effects, combustion, premiere, final cut...

E para concluir tudo depende das capacidades do "artista" e da sua imaginação :lol:

espero ter ajudado.

Edgar Feldman

obrigado

Como dizes no final, posso converter tudo por software. Mas a qualidade por software é igual ao que faz a placa?

boas