Editar audio

Iniciado por Tiago Carvalho, 09 / Set / 2009, 17:31

Tópico anterior - Tópico seguinte

Tiago Carvalho

Boas a todos, necessito de editar audio de uma entrevista, ou seja, o audio foi capturado por um micro de camera e necessito de o editar a fim de minimizar os ruidos em volta, puxar mais a voz do entrevistado, retirar eco, barulhos de fundo, etc.   :?

obrigado
Inté

Pedro Rocha

Pois com o micro da camara é normal que fique nesse estado, bem mas podes melhorar a sua percepção à custa de perderes algumas frequências médias/altas.

Vai entre os 3,700KHz e os 4,500KHz e corta entre 3 a 6dB, entre os 1,500KHz e os 2,500Khz aumenta entre 2 a 4dB. Isto são só números de referência, quando estiveres a ouvir vai mexendo nestes intervalos. Podes também aplicar um filtro passa baixo (10,000Khz) e um passa alto (entre os 100Hz e os 150Hz) para eliminar ruídos parasitas.

Não sei que software usas, mas existem bons plug-ins para resolver casos críticos.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Nelson Rocha

Boas, preciso de ajuda para fazer exactamente o que este tópico refere, mas no final cut, como posso fazer?

Obrigado

Dunga

gcoutinho

O FCut tem algumas ferramentas para dar umas "afinadelas" no audio, mas eu aconselho para quem não tem nenhuma ferramenta, usar por exemplo o audacity que é freeware.
A área do áudio tem "algo que se diga", não é por ouvirmos uns barulhinhos de fundos que pensamos que com qualquer plugin se vá fazer milagres.

Tal como no video, se a imagem não for captada como deve ser, não vamos depois tentar fazer milagres e corrigir com o Final Cut, after effects etc.
É necessário ter noções básicas de frequências, graves, agudos, médios etc e o que elas representam no ficheiro de áudio.

Eu no meu caso, edito o áudio no SoundBooth da Adobe ou por vezes no audacity,
Existe algumas ferramentas incorporadas que reduzem ruídos de fundo etc, mas tal como referi... reduzem, e não eliminam.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Nelson Rocha

obrigado pela ajuda, entretanto encontri um filtro no final cut que ajudou um pouco, mas como é obvio, não há milagres.

Dunga

tiago

audition :) e trabalha mais ou menos o que disse o pedro Rocha, depois ainda podes retirar os ruídos que existirem.

aviso desde já que em condições normais, Eco é impossível de retirar