AVCHD to premiere CS4

Iniciado por V'ger, 09 / Nov / 2009, 16:06

Tópico anterior - Tópico seguinte

V'ger

Boas

Tenho aqui uma sony HDR-SR11E, emprestada para fazer um projecto pessoal. Não estou habituado a estes "electrodomésticos" honrando as palavras de um amigo meu e não desfazendo da máquina.
A camara faz 1080i, que não queria utilizar, apenas queria os 720p, no entanto nos settings da máquina não é perceptivel se faz, assim como no site acima "linkado"

HD: FH (1920 x 1080i, 16 Mbps) / HQ (9 Mbps) / SP (7 Mbps) / LP (5 Mbps)
SD: HQ (9 Mbps) / SP (6 Mbps) / LP (3 Mbps)

Isto leva-me a crer que a máquina apenas faz os 1080i mas com qualidades diferentes, se assim for prefiro usar a máxima, os 16Mbps.

Ainda é necessário um programa adicional para reconverter o formato para ser aceite pelo CS4? Se sim, qual?

os ficheiros sacados da máquina são .mts (mpeg2)

qual o melhor processo para passar AVCHD para o CS4?

Obrigado

Marco Iba

Saudações meu Caro V'ger!
Espero que de sua parte as notícias sejam sempre as melhores!

Não se preocupe: o CS4 lê nativamente os ficheiros AVCHD. Contudo será preciso uma máquina "potente" para conseguir editá-los. Se preferir, pode baixar para teste o MainConcept para converter os ficheiros ( ou ficheiro ) para um formato de sua preferência ( e que corresponda as potencialidades de sua Ilha de Edição ).

Confesso que chamou-me a atenção os settings do "electrodomestico" ( também sem ofensa ) em questão. É que utiliza o AVCHD com a compressão Mpeg2 ... e não Mpeg4. Interessante. Fazer (1920 x 1080i, 16 Mbps) em compressão Mpeg2 ... interessante!

Abraços e Sucesso meu Caro!

Pedro Rocha

De facto o AVCHD usa MPEG-4 (h.264) e não MPEG-2, V'ger deve-se ter enganado na escrita, porque para obter essa resolução (1920x1080) em MPEG-2 com boa qualidade seria necessário pelo menos um bitrate de 35 Mbps!!!

Citaçãoqual o melhor processo para passar AVCHD para o CS4?
Usar um codec intermediário, como o NeoScene, mas é mais um despesa para acumular ao CS4 que ao qual duvido que consiga reproduzir de uma forma eficiente um ficheiro h.264 sem a ajuda de hardware dedicado ou conversões para outros codecs. Como uma workstation de 8 cores talvez...
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

V'ger

Citação de: Marcos Bras Iba em 11 / Nov / 2009, 00:41
o CS4 lê nativamente os ficheiros AVCHD. Contudo será preciso uma máquina "potente" para conseguir editá-los.

Boas Marcos
Espero que tambem te encontres bem.

Já verifiquei que os lê nativamente, mas fiquei reticente pois não vejo a qualidade, agora já tenho clips suficientes para fazer uma mini edição para fazer testes, de qualquer modo, estou a fazer o teste num Laptop, Core 2 Duo T7300 2.0GHz com 3GB de RAM, tenho de fazer testes na minha workstation dual xeon 3.2GHz com 2GB RAM, vou testar como se comporta pois é uma ilha de SD, eventualmente irei comprar mais RAM.

Citação de: Marcos Bras Iba em 11 / Nov / 2009, 00:41
pode baixar para teste o MainConcept para converter os ficheiros

vou testar

Obrigado pela dica Marcos

Citação de: Pedro Rocha em 11 / Nov / 2009, 02:12
De facto o AVCHD usa MPEG-4 (h.264) e não MPEG-2, V'ger deve-se ter enganado na escrita, porque para obter essa resolução (1920x1080) em MPEG-2 com boa qualidade seria necessário pelo menos um bitrate de 35 Mbps!!!

Boas Pedro Rocha

Concordo contigo no que diz respeito ao MPEG2 ou MPEG4, no entanto no site da SONY, nas Technical Specifications da Câmara em questão, está escrito MPEG2, podes verificar aqui.

nas propriedades do ficheiro Vista aparece:
Nome:     0000009.MTS
Tipo:       MEPG-TS Video File

Visto isto
O melhor processo é usar o ficheiro tal como está na câmara e deixar o CS4 fazer o resto?

Pedro Rocha

CitaçãoConcordo contigo no que diz respeito ao MPEG2 ou MPEG4, no entanto no site da SONY, nas Technical Specifications da Câmara em questão, está escrito MPEG2, podes verificar aqui.
Talvez não esteja muito claro, vamos transcrever aqui a frase:
Alta Definição, AVCHD (1920 x 1080, 1440 x 1080) / Definição Padrão, MPEG2.
Se reparares, diz, que faz Alta Definição em AVCHD e Definição Padrão em MPEG-2, ora o definição padrão quer dizer SD (720x576), grava SD em MPEG-2. Tem lógica dizer Definição Padrão pois é a tradução mais correcta para português.

CitaçãoO melhor processo é usar o ficheiro tal como está na câmara e deixar o CS4 fazer o resto?
Se conseguires editar com fluidez na tua workstation, sim. Apesar de se converteres para o codec Cineform Neo Scene ele transforma-te esse ficheiro em I-Frame a 10-bit em 4:2:2. Não tenho a certeza, mas os ficheiros criados vão ter o triplo ou o quádruplo dos originais.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

V'ger

Esclarecido.

Vou ver como a workstation se porta com o ficheiro normal e depois testo com esse codec.

Obrigado Pedro Rocha