Qual a melhor camara HD de mão no mercado?

Iniciado por Allen, 30 / Nov / 2009, 16:59

Tópico anterior - Tópico seguinte

Allen

Boas

Sou estudante do 1ºano de Cinema e quero comprar uma camara HD de mão.

Já estive a ver vários modelos, mas são tantos que não sei qual será a melhor opção para mim. Li algumas reviews sobre a Canon HV40 e parece-me uma optima camara.
Qual camara é que vocês acham que eu deva comprar independentemente do preço?
Pensei em comprar uma semi profissional mas para já queria comprar uma camara mais pequena que desse para levar para viagens e tambem fazer algumas curtas metragens.

Tambem estive a ler alguns artigos sobre Mini dv vs Hardrive que diziam que a Mini Dv conseguia uma qualidade superior ao Harddrive, é uma diferença muito grande ou pouco significativa?

Obrigado

Vitor Duarte

videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

lrolo

lrolo

E para quem tem dúvidas, aqui ficam alguns filmes feitos com a 7D e com a 5DMkII  (posso garantir que são muito semelhantes pois tenho as duas, mas a 7D tem grandes vantagens para quem queira fazer só vídeo com ela).

Desde publicidades, até vídeos musicais, filmes e um genérico da BBC, há para todos os gostos:

http://shanehurlbut.smugmug.com/Other/Commercial-Work/10407982_4tLPd/1/722788170_xb8Uw#723087083_EeWCJ-A-LB

Obviamente que as câmaras têm algumas limitações com que é preciso aprender a viver, mas, para as funções em causa, não há melhor no mercado.

Vitor Duarte

De facto tem uma excelente qualidade de imagem, mas para fazer só video acho que fica fora de questão, pois não dá lá muito jeito no manuseamento.

A Canon apostou forte nas máquinas fotográficas com video HD, por exemplo nos sites de desporto além de fotografias que os repórteres colocam tb têm video com alta definição, assim é só preciso uma pessoa para fazer o trabalho.
videoduarte.blogspot.com

Allen

Olá, desde já obrigado pela ajuda!

Estas camaras que limitaçoes e que têm?

Obrigado

lrolo

Citação de: Vitor Duarte em 01 / Dez / 2009, 23:37
De facto tem uma excelente qualidade de imagem, mas para fazer só video acho que fica fora de questão, pois não dá lá muito jeito no manuseamento.

Vitor, quando tens uma máquina que te dá vídeo Full HD a 48mbps em H264 por 1600€ e que tens hipótese de usar nela (se quiseres, é obvio)  as melhores lentes do mercado (inclusive PANAVISION), com um sensor de tamanho S35, quero lá saber do manuseamento! Habituo-me e pronto!

lrolo

Citação de: Diogo em 01 / Dez / 2009, 23:38
Olá, desde já obrigado pela ajuda!

Estas camaras que limitaçoes e que têm?

Obrigado

-A primeira é o limite de gravação por clip. 12 minutos é o máximo, culpa do formato FAT32 que não permite ficheiros maiores que 4 Gigas. Obviamente que se tiveres isso em mente resolve-se bem.

-A focagem é totalmente manual, o que com um sensor daquele tamanho requer alguma perícia.

-Filmar com a máquina à mão sem lentes com estabilizador óptico é um desafio. Mas já há suportes próprios para ela.

-Em 720p vê-se algum "aliasing" em linhas rectas, fruto de a imagem ser reduzida de 18mp. Em 1080p não se nota.

-Não tens entradas nem saídas XLR de audio.

-Não tens controlo manual sobre o audio.

Estas são as grandes limitações da máquina. Nada de impossível de ultrapassar.
A qualidade da imagem justifica isso plenamente.

José Costa

Boas.
Citádo por Luis Rolo: "...as melhores lentes do mercado (inclusive PANAVISION),...quero lá saber do manuseamento! Habituo-me e pronto!"

Provavelmente Henry Louis Mencken escreveu esta frase a pensar em escritos como o acima:"Um idealista é alguém que, ao perceber que uma rosa cheira melhor que um repolho, conclui que ela também dará uma sopa melhor."

Video é video. E o video que o Luis Rolo fala não é o mesmo video em que o Vitor Duarte está a pensar. Pois se para um caso a 7D é plausivel, para outro não. Chamo a atenção do primeiro escrito do Diogo: "Sou estudante do 1ºano de Cinema". E video documentário é o que mais próximo se encontra do cinema. Isso e "curtas metragens".

Só é pena que uma lente Panavision não custe o mesmo que o corpo (da 7D, entenda-se).  :lol: Boas.

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

lrolo

Citação de: Jose Costa em 02 / Dez / 2009, 03:39
Boas.
Citádo por Luis Rolo: "...as melhores lentes do mercado (inclusive PANAVISION),...quero lá saber do manuseamento! Habituo-me e pronto!"

Provavelmente Henry Louis Mencken escreveu esta frase a pensar em escritos como o acima:"Um idealista é alguém que, ao perceber que uma rosa cheira melhor que um repolho, conclui que ela também dará uma sopa melhor."

Video é video. E o video que o Luis Rolo fala não é o mesmo video em que o Vitor Duarte está a pensar. Pois se para um caso a 7D é plausivel, para outro não. Chamo a atenção do primeiro escrito do Diogo: "Sou estudante do 1ºano de Cinema". E video documentário é o que mais próximo se encontra do cinema. Isso e "curtas metragens".

Só é pena que uma lente Panavision não custe o mesmo que o corpo (da 7D, entenda-se).  :lol: Boas.

A sugestão foi feita a pensar exactamente no que o Diogo disse que era - Estudante de cinema.

Obviamente que nunca aconselharia a câmara a quem quer filmar festas de escola.

Quanto às Panavision, há trabalhos que podem justificar o seu aluguer. Mas só dei o exemplo para mostrar um caso extremo de expansibilidade.
Para além disso, quando é a própria Panavision que se preocupa em fazer adaptadores e suportes para a 7D, penso que está tudo dito.

Já agora, aqui ficam umas imagens de uma 7D com lentes Panavision:

http://www.reduser.net/forum/showthread.php?t=37703

http://philipbloom.co.uk/2009/09/01/7d-with-a-big-cinema-lens-on-it/

Neste caso não é só o cheiro. O sabor é mesmo melhor. :lol:

Gustavo da Luz

Citação de: Diogo em 30 / Nov / 2009, 16:59
Boas

Sou estudante do 1ºano de Cinema e quero comprar uma camara HD de mão.

Já estive a ver vários modelos, mas são tantos que não sei qual será a melhor opção para mim. Li algumas reviews sobre a Canon HV40 e parece-me uma optima camara.
Qual camara é que vocês acham que eu deva comprar independentemente do preço?
Pensei em comprar uma semi profissional mas para já queria comprar uma camara mais pequena que desse para levar para viagens e tambem fazer algumas curtas metragens.

Tambem estive a ler alguns artigos sobre Mini dv vs Hardrive que diziam que a Mini Dv conseguia uma qualidade superior ao Harddrive, é uma diferença muito grande ou pouco significativa?

Obrigado

Olá Diogo

Para já esquece as máquinas 5D, 7D e parte para uma câmara mais simplificada em termos de uso, não te esqueças de para usares bem as 5D, 7D tens de usar vários acessórios e quando digo vários, são mesmo e ficam caros para tirares todo o partido das máquinas para filmares. Para começares chega perfeitamente as câmaras de mão HD, fazes tudo com elas e até podes fazer zoom controlado com um simples toque, já nas outras "o zoom" isso é outra história, outras lentes, outros acessórios, enfim. Fica bem :)

Vitor Duarte

Caro Rolo
A Máquina é muito boa, mas não sei se será o que o diogo precisa.

Por exemplo a tua camera já se arranja usada a bom preço e aí sim, o diogo fica bem servido. :wink:
videoduarte.blogspot.com

Allen

desde já obrigado a todos os que participaram a ajudar-me!

Sim, não vou comprar 5D ou 7D. Luís Rolo obrigado pela dica, realmente as maquinas têm grande qualidade.

Estava realmente á procura de uma camara HD de mão. Tive a ver alguns modelos e o que me mais interessou foi a Panasonic HDC-HS300. Conhecem este modelo?

Obrigado

Vitor Duarte

Citação de: Diogo em 02 / Dez / 2009, 21:26
desde já obrigado a todos os que participaram a ajudar-me!

Sim, não vou comprar 5D ou 7D. Luís Rolo obrigado pela dica, realmente as maquinas têm grande qualidade.

Estava realmente á procura de uma camara HD de mão. Tive a ver alguns modelos e o que me mais interessou foi a Panasonic HDC-HS300. Conhecem este modelo?

Obrigado

Desculpa Diogo, mas quanto vais dar por essa camera?
videoduarte.blogspot.com