Sony FX1000 vs Canon XH A1

Iniciado por bohris, 07 / Abr / 2009, 02:00

Tópico anterior - Tópico seguinte

lrolo

Citação de: Nuno S. Ferreira em 24 / Mar / 2010, 15:51
Seria possível partilhar aqui o que o levou a mudar mas as VDSLR?

1- qualidade da imagem
2- controlo da profundidade de campo
3- capacidade para filmar com pouca luz sem igual
4- preço

Já agora, que equipamento usa?

5DMkII e 7D

E até ao momento está satisfeito com as mesmas?

Mais do que satisfeito.
Para o tipo de trabalho que faço, são perfeitas.
A única parte chata é que de vez em quando algumas pessoas param à nossa frente à espera da fotografia  :lol:

Diz que ainda usa a sua XHA1 para as situações de strobes. Quando está a fazer a edição do filme nota muita diferença na qualidade das imagens provenientes das duas máquinas.

Não há comparação possível.

lrolo

Eu sei que isto já é off-topic, mas já agora e para continuar a desmistificar a ideia de que as SLR só servem para produção extremamente controlada, aqui ficam 2 exemplos de trabalho de reportagem.

O primeiro (Canon 7D) realizado para a estação alemã DW-TV e o segundo (Canon 5DMkII) para o gabinete de Tony Blair.

http://www.youtube.com/deutschewelleenglish#p/search/0/Sr6ElmsSMZM

Nuno S. Ferreira

Luis Rolo, eu sei que as VDSLR têm conquistado cada vez mais adeptos no vídeo, principalmente nos que se dedicam aos casamentos, mas como disse num dos seus posts isso é realmente notório "lá fora". E diga-se de passagem, pelo menos nos vídeos que tenho visto, que a qualidade é deslumbrante. Não só a definição, como as próprias cores e o baixo grão (ruído) em condições de luz baixa. Devo confessar que antes de ponderar estas duas câmaras (Sony e Canon), cheguei a pensar em comprar uma 7D, exactamente pelos mesmos pontos que mencionou no seu post anterior. Mas a necessidade de alguns acessórios para se poder filmar, já encarece mais um bocado a coisa, como um suporte de ombro. O controla da focagem, quando se trabalha com uma profundidade de campo reduzida, é algo que também exige experiência.
Já agora, com que lentes trabalha nas VDSLR Luís, e como faz para captar o som? Utiliza aparelhos de gravação externos?
E em relação ao que mencionei, para segurar a máquina quando filma. Usa algum suporte de ombro ou tem um estabilizador?

Cumprimentos.

lrolo

Citação de: Nuno S. Ferreira em 24 / Mar / 2010, 18:27
Já agora, com que lentes trabalha nas VDSLR

Visto que na altura da compra das máquinas não tinha €€€ para lentes Canon, andei indeciso entre as Sigma e as Tamron.
Depois de ver vários testes, cheguei à conclusão que as Sigma tinham sistemas de focagem superior mas as ópticas das Tamron eram melhores.
Como a focagem nas SLR é totalmente manual, optei pelas Tamron.

18-55 f2.8
28-75 f2.8
70-200 f2.8

Tenho também uma lente Canon, uma 50mm f1.8

A próxima compra é uma grande angular "a sério".

como faz para captar o som?

Tudo com gravadores externos.

para segurar a máquina quando filma. Usa algum suporte de ombro ou tem um estabilizador?

Normalmente uso um Flowpod, que é um misto de estabilizador com um monopé. Mas é impressionante o que se consegue fazer com um tripé de patas recolhidas e encostado ao corpo (é complicado explicar sem demonstrar...)

Nuno S. Ferreira

Seja sincero. Nesta altura do campeonato, como estão as coisas com as VDSLR, acha que mais valia investir numa 7D por exemplo, ou apostar numa máquina de filmar dedicada.

Vitor Duarte

Luis Rolo
Os clips que tens feito são com a 7D?????
Não gravas os eventos (bodas) com a XHA1??
videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

lrolo

Citação de: Nuno S. Ferreira em 24 / Mar / 2010, 19:09
Seja sincero. Nesta altura do campeonato, como estão as coisas com as VDSLR, acha que mais valia investir numa 7D por exemplo, ou apostar numa máquina de filmar dedicada.

A coisa não pode ser colocada assim tão linearmente.
Tudo depende do tipo de trabalho que se quer fazer e se estão dispostos a ter o trabalho e preocupações extra a que uma máquina destas obriga.
Para quem esteja disposto a isso, a resposta é um obvio sim.

lrolo

Citação de: Vitor Duarte em 24 / Mar / 2010, 19:38
Luis Rolo
Os clips que tens feito são com a 7D?????
Não gravas os eventos (bodas) com a XHA1??

No blog, apenas dois têm imagens de uma 5DMkII (um deles é integralmente 5DMkII), pois não costumo colocar tudo online.
Mas daqui para a frente vai começar a aparecer mais material dessas máquinas.

Comprei a 5D em Junho com a ideia de a usar como 2ª máquina mas, depois de fazer alguns trabalhos, ver a qualidade da imagem e habituar-me a ela, passou rapidamente a máquina principal.
Quando saiu a 7D com 25p nativos, não pensei duas vezes.

oliveira

tenho estado calado apreciar as conversas sobre ccd e cmos e etc.
sem duvida que a qualidade de imagem, profundidade de campo, contrastes e saturacao dao uma vida as imagens fenomenais mas...

vamos falar de trabalhos a serio, como news gathering, mistura multicamara e/ou sincronias de sinais de video (e audio), e podem todos encostar as camaras quietinhas num cantinho porque para nada vos serve.

se e para gastar dinheiro, e a pensar que vamos filmar, operar uma camara em varios contextos e para varias finalidade.
se estamos apenas aqui a falar em casamentos ou coisinhas so genero quase qualquer coisas serve, e nao falo isto com desdem pelo contrario, ate porque faco 26 casamentos por ano (metade das semanas do ano, nao faco mais para descansar)

axo que quem quer ser operador de camara ou seguir este ramo deve pensar que hoje esta a fazer um casamento para ganhar umas coroas mas amanha esta a trabalhar para uma produtora ou para um canal de televisao, e se necessitar de usar equipamento proprio, fica agarrado a bronca!

depois de dizer o k penso, a unica camara que eu comprava, e que vou adquirir este ano ainda, com cmos e uma red one (http://www.red.com). mas isso ja sao outras conversas, pois a pluralidade de opcoes tecnicas para trabalhar com ela, seja em que tipo de servico for, salvando sempre a qualidade extrema de imagem, e incomparavel com qualquer outra camara ou maquinazinha que filme, como voces lhe keiram xamar.

querem cmos, escolham cmos, mas escolham correctamente, nao so a pensar no videozinho bacano que vai ficar, mas na diversidade de situacoes que um operador de camara encontra nas multiplas tarefas que faz.
deixem as camaras fotograficas que filmam sossegadinhas.
os 3 canais nacionais de televisao em portugal ja contratam freelancer com equipamento proprio red one, para trabalhar para eles, incluindo steadycam e crane.
querem cmos, escolham cmos, mas escolham bem!

:lol:

lrolo

Citação de: oliveira em 24 / Mar / 2010, 20:23
tenho estado calado apreciar as conversas sobre ccd e cmos e etc.
sem duvida que a qualidade de imagem, profundidade de campo, contrastes e saturacao dao uma vida as imagens fenomenais mas...

vamos falar de trabalhos a serio, como news gathering, mistura multicamara e/ou sincronias de sinais de video (e audio), e podem todos encostar as camaras quietinhas num cantinho porque para nada vos serve.

se e para gastar dinheiro, e a pensar que vamos filmar, operar uma camara em varios contextos e para varias finalidade.
se estamos apenas aqui a falar em casamentos ou coisinhas so genero quase qualquer coisas serve, e nao falo isto com desdem pelo contrario, ate porque faco 26 casamentos por ano (metade das semanas do ano, nao faco mais para descansar)

axo que quem quer ser operador de camara ou seguir este ramo deve pensar que hoje esta a fazer um casamento para ganhar umas coroas mas amanha esta a trabalhar para uma produtora ou para um canal de televisao, e se necessitar de usar equipamento proprio, fica agarrado a bronca!

depois de dizer o k penso, a unica camara que eu comprava, e que vou adquirir este ano ainda, com cmos e uma red one (http://www.red.com). mas isso ja sao outras conversas, pois a pluralidade de opcoes tecnicas para trabalhar com ela, seja em que tipo de servico for, salvando sempre a qualidade extrema de imagem, e incomparavel com qualquer outra camara ou maquinazinha que filme, como voces lhe keiram xamar.

querem cmos, escolham cmos, mas escolham correctamente, nao so a pensar no videozinho bacano que vai ficar, mas na diversidade de situacoes que um operador de camara encontra nas multiplas tarefas que faz.
deixem as camaras fotograficas que filmam sossegadinhas.
os 3 canais nacionais de televisao em portugal ja contratam freelancer com equipamento proprio red one, para trabalhar para eles, incluindo steadycam e crane.
querem cmos, escolham cmos, mas escolham bem!

:lol:

Pois, é verdade companheiro.
Grande parte das pessoas que frequenta este fórum só faz umas bricadeirazitas, como casamentos.
É engraçado é como elas conseguem viver a fazer só umas brincadeirazitas.
Eu por exemplo, só faço brincadeirazitas e, como tal, a minha vida é uma diversão.
Agora, vamos todos fazer uma vénia àqueles que têm trabalhos a sério...

oliveira

Citação de: Luís Rolo em 24 / Mar / 2010, 21:44
Pois, é verdade companheiro.
Grande parte das pessoas que frequenta este fórum só faz umas bricadeirazitas, como casamentos.
É engraçado é como elas conseguem viver a fazer só umas brincadeirazitas.
Eu por exemplo, só faço brincadeirazitas e, como tal, a minha vida é uma diversão.
Agora, vamos todos fazer uma vénia àqueles que têm trabalhos a sério...

vamos la ver se nos entendemos.
se perde ses mais de 2 minutos a ler com atencao, tinhas percebido melhor.
eu explico novamente mas sem antes dizer que ha uns dias visitei o teu site em http://luisrolo.com/ e devo dizer que gostei do k vi, e poucos assim ha pelo norte do pais devo dizer te, por isso nao tou contra ti nem contra ninguem. muito pelo contrario.
se posso comentar o topico e expor a minha opiniao sobre essas maquinas que vcs tanto tempo perdem a comentar, devo dizer te que a minha opiniao ficou bem clara.
o que e de fotografia damos a fotografia e o que e de video damos ao video. pelo menos hoje, agora, neste momento.
se a tecnologia evoluir ao ponto de andarmos todos a filmar com maquinas fotografias, sou o primeiro a dizer te, "opa tinhas razao" ate la, a minha opiniao ficou mais que clara.

isto tudo deve se ao facto que ao adquirar uma maquina de filmar, nao estas so adquirar uma coisa que filme, mas algo que te sirva para varios trabalhos em varias situacoes, conjuntamente com a performance delas com outros equipamento.
estamos aqui falar de filmar casamentos e uns eventos ou estamos a falar de filmar e usar o equipamento para qualquer situacao, e um investimento a medio prazo k seja?
nem me vou alargar a perguntar te como fazias com uma 5d mark II ou com a 7d para fazer um trabalho multicamara, com uma regie de video, ou um carro de exterior. isto ja para nao falar na questao do audio. nem entremos por ai.
a resposta e demasiado obvia e tu sabes perfeitamente disso.

as minhas frases finais do comentario, mais uma vez dizem tudo, keres escolher cmos, escolhe, mas escolhe bem.
no fim das contas kem gasta 10 mil euros em maquina e lentes, mais suportes e etc, mais um bocadinho e compra uma maquina cmos que serve para tudo. como e o caso da red one.

no fim das contas e acrescentando so mais uma coisa, tenho medo que por certas escolhas, nao queiram que os operadores de camara passem tambem a fazer o papel de fotografo, em varias situacoes.
simplesmente pq para isso tinham que pagar o dobro. funcao de operador de camara + funcao de fotografo.
pensem nisso, e no futuro a ver vamos.

lrolo

Citação de: oliveira em 24 / Mar / 2010, 22:05

vamos la ver se nos entendemos.
se perde ses mais de 2 minutos a ler com atencao, tinhas percebido melhor.

Percebi perfeitamente o que querias dizer, só não me agradaram as palavras com que te referiste à minha profissão.
Se para ti é um hobby, para mim não.
Tenho imenso prazer no que faço e não penso mudar (e não é por falta de oportunidades), pois devo ser um dos poucos privilegiados que podem dizer que adoram o que fazem.
E como gosto do que faço, "dou o litro" quando trabalho e faço sacrifícios físicos e mentais que muitos não compreendem. Por isso, gostava de mais respeito, por mim e pelos que como eu vivem honesta e pacatamente dos filmes de casamento.

Quanto ao que disseste das câmaras, concordo perfeitamente (e eu tb já o tinha dito) que as SLR não são indicadas para todo o tipo de trabalho.

oliveira

tu nao tas nd bem.
eu apenas disse a verdade, e tu proprio o confirmas, se tu so queres fazer casamentos, ha outras pessoas que decerteza que querem mais do que isso e nao podes aconselhar pessoas com base na tua escolha de vida.
so estas a ver as coisas por um lado, de um modo fechado. ponto final.

quanto ao hobby, e uma opiniao tua, nao me vou estar alargar, mas alem do meu emprego como operador de camara, tecnico de audiovisuais e responsavel tecnico por um carro de exteriores, devo dizer te que se quiser 100 casamentos por ano, tenho-os. profissionais a dar me trabalho de revenda pelo pais todo tenho-os.
mas evolui.
e penso que algumas das pessoas aqui tambem querem evoluir, ou isto e um forum sobre casamentos?

nao me parece. obrigado pelo teu tempo LR.

lrolo

Citação de: oliveira em 24 / Mar / 2010, 22:37
nao podes aconselhar pessoas com base na tua escolha de vida.

Errado.
Eu só posso aconselhar com base nas minhas escolhas (e deixo isso bem claro).
Para aconselhar com base noutras escolhas haverá outras pessoas neste forum, como tu.

Citação de: oliveira em 24 / Mar / 2010, 22:37
mas evolui.
e penso que algumas das pessoas aqui tambem querem evoluir, ou isto e um forum sobre casamentos?

O simples facto de se trabalhar numa ou noutra área não mostra evolução nenhuma.
Numa e noutra há bom e mau, há quem se dedique e quem se balde, há quem viva bem e quem viva mal.
Para mim, evolução passa por muito mais coisas do que a área em que se trabalha.
E, mais uma vez, conseguiste mostrar o teu respeito pela profissão dos outros...

oliveira

nao estou a perceber o teu problemas mas ja e a segunda vez que falas nos "outros" para te defender. tas a expera de que? que entre aqui alguem a defender te?

eu nao faltei ao respeito a ninguem, ainda nao percebi pq apontaste as armas para mim, quando eu apenas dei a minha opiniao de uma forma clara e directa, mas pelos vistos serviu te o barrete de alguma forma.
nao tenho rigorosamente nada contra casamentos, ate pq eu tb os faco, mas tenho nocao que existe algo mais do que isso, quanto a ti, ja nao sei. se calhar e esse o problema, se falarmos fora a area de casamento, vais sempre dizer : "opa isso ja me aconteceu num casamento"

imagina eu a ir entrevistar brandi carlile, scorpions ou metallica, com uma 5d mark II e com um minidisc?
deve ser esse o teu problema, ou e por ser domingo.