O custo das filmagens

Iniciado por Fernando Martins, 15 / Fevb / 2010, 15:30

Tópico anterior - Tópico seguinte

Fernando Martins

Viva!

Tentei encontrar informação sobre este assunto mas sem grande sucesso. Espero que haja alguém por aqui com experiência em produção ou pelo menos tenha ouvido falar aqui ou ali...

Estou muito curioso em saber, em média, ou "por alto", quanto custa um dia de filmagens em Cinema em Portugal. Não me refiro ao custo dos actores em cena em situações extremas com sequências cheias de acção (com duplos e coreógrafos e efeitos especiais e cenários destruídos...) (Ha!Ha!Ha! Como se houvesse muito disso nas nossas produções!). Nem me refiro ao preço diário da equipa de cracterização/maquilhagem/adereços, não, refiro-me apenas ao custo da equipa de filmagens, o director de fotografia, operador de câmera, assistente, o pessoal que mete aqueles painéis reflectores (gaffers?!), o pessoal que anda por lá a espalhar e recolher fios, enfim, uma equipa de filmagens custa quanto por dia?

Pura curiosidade masoquista, quiçá mórbida!

Cumprimentos e obrigado,
FM
Fernando Martins
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects

Carlos Carvalho

Para uma pergunta tão vaga com essa, só te posso dar uma resposta...

Depende! :)

José Costa

Boas.
Ver aqui um ponto de referência. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Fernando Martins

Ora depende... é claro que depende! Mas não há um valor de referência. É que se eu gritar "Ó pessoal, tenho aqui uma fabulosa verba de 100€ por dia para gastar à fartazana! Bora lá fazer um filme!"... Alguém se vai chegar à frente e dizer "Sim, senhor, vamos lá a isso!"?! Duvido!

Obrigado pelo link, José Costa, eu conheço o CPAV e já vi essas tabelas. De pouc oajudam, pois para ficar a saber alguma coisa teria de fazer mesmo o trabalho de pesquisa de produtor e ver quantas pessoas iria precisar, durante quanto tempo etc, mas tendo em conta que nem sei quantos metros de cabo ou de filme é preciso carregar,  ou quantas baterias são precisas para manter uma câmara a trabalhar num dia de filmagens, não faço mesmo ideia!

É claro que a minha questão só pode ser respondida porque quem tem alguma prática de produção ou já participou em filmagens de filmes, e esperava encontrar alguém aqui que prestasse a isso.

Sei quanto custa lá fora, que curiosamente "lá fora" as pessoas não se importam de dizer quanto custa isto ou aquilo (aqui em Portugal há sempre um medo terrível de se dizer quanto se cobra e um gajo fica sempre à toa quando tenta saber o preço justo de qualquer coisa!). por exemplo, aqui etá uma referÊncia de custos na Polónia
http://www.focal.ch/prodvalue/working_conditions/docs/Poland/FILMING_IN_POLAND-COSTS.pdf
que considero baratíssimo. E também: http://www.pcpmalta.com/budgetinfo.htm

Mas quanto é que custa isto por cá? Mesmo com salários mais baixos, quando se têm 30 pessoas no set, mais a maquilhagem mais os motoristas mais o catering mais o hotel (caso seja longe), facilmente se chega a umas dezenas de milhares de € diários. É claro que um dia de filmagens do "Amália" é completamente diferente de um dia de filmagens do "Contrato", mas um tinha 3 milhões de Euros de orçamento e o outro apenas meio milhão (ou pouco mais que isso, acho que oficialmente foram 700 mil). É possível ter um custo de filmagens de 50K€ por dia cá em Portugal num filme como o "Amália", por exemplo?

Estou só a tentar perceber quanto custa por dia um dia de filmagens num filme médio por cá...
Fernando Martins
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects

António Cristo

De aquilo que tenho visto e conversas com alguns Produtores existem valores referencia mas com base num plano apresentando do tipo de trabalho (duração, tipologia de meios a afectar, localização(ões) das  filmagens....)

Poderás pedir valores à cinemate www.cinemate.pt/

Mas creio que deverás saber responder a algumas questões: Se o local das filmagens tem electricidade se é necessário gerador tipo de iluminação (ou sem), tipo Camara(s), tipo de filmagem (pode envolver alguma maquinaria extra á camara, operador e assistente), estúdio .... etc...

Dão-te os valores mas são valores em que estão implícitos dados que serão validados no projecto outros não e outros nem se quer foram equacionados.

Talvez um Produtor... (esse sim deve dar toda a logística pré-definida para o projecto)
Mas é necessário um plano do que se pretende e quer.

Vê este local (é espanhol) já estive envolvido em programas de TV que o material vinha todo de Espanha.... http://www.epc.es/ aqui tens valores no: consulta el catálogo EPC 2010