Premiere e Encore CS4 e DVD

Iniciado por José Rodrigues, 28 / Fevb / 2010, 08:47

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Rodrigues

Boas a todos,

Vou colocar esta questão, espero que alguem me responda caso tenha conhecimento do caso.
Já procurei na net, e ha casos semelhantes, mas justificações ou soluções não há.

Estava aqui a realizar uns testes com o Encore, e experimentei passar um dos meus videos para DVD, o que à partida seria uma operação normal, tendo em conta até a opção de Dinamic Link com o Encore.

Mas, o resultado final deixa muito a desejar. A qualidade do video no premiere é excelente, não tem qualquer problema, lá está, pelo menos a imagem nao deixa notar, mas depois de a passar para o DVD e por na TV..........................  :lol: fiquei tão desiludido que quem visse iria dizer que a minha camara de video era um telemovel!!!!!!

Depois disso, exportei de várias foram para MPEG e para MPEG-DVD e os resultados foram semelhantes, ou seja, no PC o ficheiro exportado está OK, as cores implecaveis sem nada a dizer, mas quando ponho na TV as cores ficam muito saturadas, os vermelhos ficam muito fortes e a imagem/profundidade fica MUITO má.
E da TV não deve ser, até porque eu coloco la um DVD qualquer, e a imagem é como deve de ser, BOA.

Alguém já teve este problema? Ou pelo menos conhecimendo dele?

Abraço e obrigado

José Costa

Boas.
Se dizer quais foram os passos que tomou e quais os parametros que utilizou aquando da gravação para o DVD, talvez seja mais fácil alguém daqui o ajudar. Acredito que seja tudo uma má escolha dos parametros utilizados. Como não sabemos quais são... Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

José Rodrigues

Boas de novo, e obrigado por responder e tentar ajudar.

Provavelmente é isso mesmo, algo a ver com as opções de exportação.

Só como nota, realizei varios testes, varias dezenas para não dizer centenas, tanto com o Premiere e Encore CS3 e CS4 e os resultados são iguais.

Inclusive, cheguei a tentar utilizar encoders externos ao premiere e seguir por exemplo, os passos descritos em alguns tutoriais com presets aprimorados (segundo eles claro), que consistiam em exportar o video em MPEG (.m2v), depois realizar diversos passos com outras aplicações que segundo eles e os print screens demonstravam uma notavel melhoria na qualidade da imagem, mas o resultado foi precisamente o mesmo.

Agora falando de um dos exemplos realizado com o premiere CS4, que foi exportar para MPEG2-DVD utilizando nas definições, e segundo alguem mais experiente: (para alem destas, também experimentei com os valores default)
PAL
25fps
Field: Upper
Bitrate VBR, 2 PASS
Min Bit: 2,8
Targ. Bit: 7
Max Bit: 8
GOP M Frames:3
GOP N Frames: 15

Depois de exportar, de varias formas, experimentei apenas para testar criar uma nova sequência e importar o video exportado e pelo menos as cores estavam aparentemente iguais ás do projecto.

Depois disto, importei para o encore, e passei para o DVD. O resultado quando vejo o resultado do DVD no computador nao é mau, ou melhor, não noto diferenças nas cores, mas quando ponho na TV upa upa... fica muito mal, cores muito esquisitas e saturadas.

Também experimentei exportar em AVI, mas depois o encore ao fazer o transcode volta tudo ao mesmo.

Só pode ser um problema com as opções de exportação ou os passos utilizados.

Já agora, a edição está feita em DVCPRO HD, mas experimentei tambem com o AVCHD nativo.

Assim talvez me possam ajudar a ver a "luz"...

Vou agora testar também com o EDIUS apenas para ver o resultado.

Abraços e obrigado.
José Rodrigues

José Costa

Boas.
É só uma ideia, só uma ideia, mas... tem a certeza de que o problema não será do monitor de PC?

Citádo: "Depois disto, importei para o encore, e passei para o DVD. O resultado quando vejo o resultado do DVD no computador nao é mau, ou melhor, não noto diferenças nas cores, mas quando ponho na TV upa upa... fica muito mal"

Se com o DVD criado vê bem no PC mas não na TV, e se tem a certeza de que a TV está boa, após ter verificado com um DVD comercial, a hipotese mais lógica será o monitor de PC. Já experimentou ver um DVD comercial no PC? Só uma hipotese. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

José Rodrigues

Boas de novo,

Hoje tive a oportunidade de testar numa TV Full HD e com um leitor de DVD de geito e os resultados foram bem melhores que na minha TV. Pelo menos os vermelhos não ficam tão vivos.

Acho que neste caso tudo pode estar a influenciar desde a TV, passando pelo leitor, e até mesmo ser um DVD-RW que estou a usar possivelmente...
Mas o mais giro, é que na TV um dvd normal, um filme, a imagem é excelente.

Já agora, por curiosidade, vocês que trabalham profissionalmente, utilizam o Encore para fazer os vossos DVDs?

De todas as formas, estive a realizar mais pesquisas, segundo o que li, a qualidade do Adobe Encoder deixa muito a desejar, sobretudo quando se trata de queimar DVDs.
E muitas pessoas, que pelo menos parecem muito competentes no assunto, recusam a utilização do Adobe Encoder, dizendo que obtem resultados muito superiores com softwares externos como o HCencoder e outros.

Deixo aqui um link que encontrei em que as imagens de exemplo são basicamente o que me acontece a mim:

http://geo.creativecow.net/pt/th/145/866491/1

Depois este link, tem alguem com uma solução para melhorar a qualidade da media exportada, e tão importante como o artigo, tem os comentarios em que um dos participantes descreve os passos que realiza, segundo ele com resultados muito bons, os quais vou testar também a ver no que dá.

http://www.precomposed.com/blog/2009/07/hd-to-sd-dvd-best-methods/

Se alguém achar que estou a perder tempo, que se manifeste.

Abraços,
José Rodrigues