o que é actualmente um vídeo de casamento?!

Iniciado por vdanboy, 30 / Abr / 2010, 19:24

Tópico anterior - Tópico seguinte

vdanboy

"Sou apologista de que é preferível uma imagem com um pouco de grão, a se ter uma imagem "limpa" com recurso a um projector centralizado no assunto principal"

Plenamente de acordo.
Um "post" muito interessante e pertinente.

Só há uma questão que me intriga:

- uma reportagem? (onde o que interessa é o momento e não tanto  a qualidade de imagem)

- uma imitação reles de vídeo clips da mtv? ( onde está tudo muito bonitinho,  a imagem muito limpinha, as imagens a saltarem ao ritmo das musicas, etc, etc,  mas em que se perde o espírito do momento)

- um documentário? ( um olhar de quem está a filmar sobre o evento, em que nem sempre o tecnicamente bem feito é possível, ou mesmo desejável)

- uma ficção (com guião e tudo ao jeito de, por exemplo,  Luís Rolo? - peço desculpa pela nomeação)

Tenho andado com esta dúvida, e gostava de aproveitar este tópico para levantar o debate, pois afinal a questão da iluminação é fulcral em cada um dos géneros.

Licínio Castro

Citaçãoo que é actualmente um vídeo de casamento?!

- uma reportagem? (onde o que interessa é o momento e não tanto  a qualidade de imagem)

- uma imitação reles de vídeo clips da mtv? ( onde está tudo muito bonitinho,  a imagem muito limpinha, as imagens a saltarem ao ritmo das musicas, etc, etc,  mas em que se perde o espírito do momento)

- um documentário? ( um olhar de quem está a filmar sobre o evento, em que nem sempre o tecnicamente bem feito é possível, ou mesmo desejável)

- uma ficção (com guião e tudo ao jeito de, por exemplo,  Luís Rolo? - peço desculpa pela nomeação)

Tenho andado com esta dúvida, e gostava de aproveitar este tópico para levantar o debate, pois afinal a questão da iluminação é fulcral em cada um dos géneros.

A questão do ano  =D> =D> =D>
Um dia destes troco a edição pela agricultura...

AC

Este topico que tomei a liberdade de dividir, foi originalmente colocado em sequência de este. Fi-lo por achar a pergunta colocada bem pertinente, e por pensar que pode originar um debate interessante, que merecia um novo tópico. Por outro lado talvez se fique apenas por um top de leituras e nada de debate. Veremos...
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Rodrigo Pinheiro

Boas

Citação de: Vítor Daniel Pinto Gonçalves em 30 / Abr / 2010, 19:24

Actualmente, é aquilo que os noivos quiserem, mas como os noivos não sabem o que querem; uns fazem;
Citação de: Vítor Daniel Pinto Gonçalves em 30 / Abr / 2010, 19:24- uma reportagem? (onde o que interessa é o momento e não tanto  a qualidade de imagem)

outros fazem:
Citação de: Vítor Daniel Pinto Gonçalves em 30 / Abr / 2010, 19:24- uma imitação reles de vídeo clips da mtv? ( onde está tudo muito bonitinho,  a imagem muito limpinha, as imagens a saltarem ao ritmo das musicas, etc, etc,  mas em que se perde o espírito do momento)

outros fazem:
Citação de: Vítor Daniel Pinto Gonçalves em 30 / Abr / 2010, 19:24- um documentário? ( um olhar de quem está a filmar sobre o evento, em que nem sempre o tecnicamente bem feito é possível, ou mesmo desejável)

e outros  (são poucos) fazem:
Citação de: Vítor Daniel Pinto Gonçalves em 30 / Abr / 2010, 19:24- uma ficção (com guião e tudo ao jeito de, por exemplo,  Luís Rolo? - peço desculpa pela nomeação)

e ainda bem que é assim porque senão só havia trabalho para meia dúzia de profissionais neste sector. 8)

Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6

vdanboy

Ora boas,

Caro Rodrigo Pinheiro e A. Caneira,

Obrigado pela atenção dada à minha pergunta, que confesso me anda a colocar num sério dilema e que espero não ter fugido ao tema inicial da iluminação.

Não sei se os clientes escolhem tanto pelo género, ou pela qualidade, se pelo preço, ou mesmo pela tradição familiar (como vejo muito ainda na minha terra). De qualquer forma, pedir opinião aos noivos, eles pedem igual ao do vizinho, ao da prima ou ou da irmã, quando se dão ao trabalho de pedir alguma coisa, pois grande parte das vezes na fotografia pedem tudo "xpto" e o vídeo "que se lixe".

Como tal, a questão que coloquei não seria tanto para os noivos, mas para a opinião dos meus colegas do vídeo, que devem ter uma opinião mais formada e qualificada que a maioria dos noivos. Reformulo então a questão: Na vossa opinião pessoal, o que deve ser um vídeo de casamento? e Já Agora porquê? :)

Um bom fim de semana a todos :)

Amaury Pacheco

Esta é uma questão deveras interessante.

Acho muito razoável a opinião de Rodrigo Pinheiro. Bom mesmo que haja tantos seguimentos ou conceitos, dentro de uma mesma profissão, pois como o mercado é diversificado e heterogêneo, haverá trabalho para muitos.

Entretanto, tenho minha opinião sobre a produção de vídeo de um casamento.

Bom, trata-se de um trabalho difícil do ponto de vista técnico. Cada locação é um problema a se enfrentar. As surpresas às vezes são muito desagradáveis e os organizadores nunca pensam em nós, sendo este mais um desafio a enfrentar com gentileza e bom humor.

Quanto ao conceito, bem, acho que às vezes nossos próprios produtores não sabem o que querem, apenas querem. E querem o melhor. Querem se divertir e se emocionar. Enfim, querem um vídeo para "noivos nenhum colocar defeito". Duro não? Mas divertido e desafiador.

Não fazemos vídeo para venda ou locação de cópias. Não fazemos vídeo para uma grande massa assistir. Fazemos vídeo para um casal e sua família. Ou seja, a opinião deles é muito importante. É como se eles fossem os produtores e roteiristas, assim meio enferrujados e precisam da ajuda da produção. Da nossa ajuda e da nossa técnica. Nós que decidimos trabalhar nesse meio, precisamos nos adaptar e entender que este é um trabalho completamente diferente e único, comparado a um documentário, filme, novela etc

Num documentário, filme ou mesmo num comercial, temos profissionais que sabem exatamente o que querem a contratar profissionais para, através da técnica, tornar possível seus intentos, mas num casamento, temos apenas os noivos (não entendidos de vídeo), a contratar profissionais para realizar um sonho.

Portanto, na minha opinião o produtor de vídeo de casamentos deve reunir todos aqueles conceitos num só e ainda reunir-se com os recém-casados, após a lua-de-mel, por exemplo, para estabelecerem alguns pontos importantes na pós-produção. Escolha de músicas etc.

O momento religioso deve ser respeitado como tal, sem o incômodo das luzes. E aí entra a imagem com alguns grãos, caso a igreja ou locação não seja muito bem iluminada. Caso seja uma locação externa, pode-se fazer uma iluminação de pontos fixa, para não haver a indesejável luz sobre a câmara, que anda conforme o movimento do operador. Que se aproxima dos noivos e do padre, causando incômodo a chamar a atenção. O mote é o sagrado sacramento do matrimônio e não o "glamour" de câmaras e luzes.

Aqui no Brasil, as festas são muito animadas e os noivos contratam até escolas de samba, bandas de rock e aproveitam a festa a exaustão, regados a todo tipo de bebidas.

Desta forma, acho interessante passar esta animação, além do registro cronológico no corpo do vídeo, através da criação de clipes, como o de melhores momentos, por exemplo. Aí entra a "MTV", como disse nosso colega. Podemos construir momentos de ficção tão lindos como os que feitos pelo Luis Rolo, ao qual admiro muito seu trabalho.

Enfim, acho que o importante é construir algo que você se orgulhe depois e que seu cliente fique satisfeito, mais ainda, que supere as espectativas dele, pois o que fazemos é eternizar em vídeo o marco da célula de uma sociedade. O ínício da construção de uma família e isso é muito importante, o que nos torna igualmente importantes para eles.

Abraços,

Amaury Pacheco.
Ecléthica Produtora.