a vossa opinião. SONY Pro HVR-A1E

Iniciado por Vasquez, 27 / Mai / 2010, 16:09

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Desde já devo dizer que nunca trabalhei com uma Canon XL1, pelo que não me posso pronunciar sobre ela. No entanto, uma afirmação do Rodrigo Pinheiro e cito: "pouca profundidade da campo", deixou-me algo curioso. Pergunto: o que signifiva propriamente o que afirmas? É possivel dar um exemplo, exemplificares melhor o que queres dizer com a anterior afirmação? Pergunto isto porque é exactamente esta questão de profundidade de campo que tanto é procurada pela maioria dos profissionais, daí a minha pergunta. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Rodrigo Pinheiro

Citação de: Jose Costa em 14 / Jun / 2010, 01:14
Boas.
Desde já devo dizer que nunca trabalhei com uma Canon XL1, pelo que não me posso pronunciar sobre ela. No entanto, uma afirmação do Rodrigo Pinheiro e cito: "pouca profundidade da campo", deixou-me algo curioso. Pergunto: o que signifiva propriamente o que afirmas? É possivel dar um exemplo, exemplificares melhor o que queres dizer com a anterior afirmação? Pergunto isto porque é exactamente esta questão de profundidade de campo que tanto é procurada pela maioria dos profissionais, daí a minha pergunta. Boas.

José Costa vou tentar!  :wink:
Depois gravar as imagens na JVC e visioná-las no computador, reparei que nas danças tinha as pessoas no primeiro plano focadas e as pessoas que estavam mais distantes (+/- 4, 5 mts) também se apresentavam com bastante nitidez, ora, com a XL 1 isso não acontecia, ou pelo menos não era tão visivel.

Isto é o que eu considero profundidade de campo, ou seja, ter o primeiro plano com nitidez mas ter também todos os outros com a mesma nitidez do primeiro plano. 8)
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6

José Costa

Boas.
A tua descrição de profundidade de campo está correcta mas o "modelo" de comparação, "conclusão" ou razão é que não. Uma pesquisa rápida pela net indicou-me que ambos os modelos de câmera (Canon XL1 e JVC HD-111E ) têm sensores CCD de 1/3", sendo que a da JVC tem uma sensibilidade de f8 a 2000 lx. A Canon não consegui saber, mas a avaliar pela antiguidade da mesma e pelo número de pixeis bastante inferior, suponho que andará por casa dos f11 a 2000 lx.

A profundidade de campo de uma câmera está directamente dependente do tamanho dos sensores da mesma, com a área da imagem formada pela lente, do diâmetro da lente, do diafragma usado, com a distância existente do objeto à câmera, com o zoom utilizado. Tomando em consideração apenas a questão de sensibilidade das câmeras, numa situação de pouca luz num local, a iris terá que ser aberta para compensar a pouca luminosidade existente. Sendo que a Canon irá precisar de ter o diafragma mais aberto (iris), e sabendo-se que quanto maior a abertura do diafragma menor a profundidade de campo, fácil se chega á conclusão que em situaçôes de pouca luz se obterá uma maior profundidade de campo com o modelo da JVC que com a Canon. A razão não é propriamente a pouca profundidade de campo da Canon, mas sim a sua pouca sensibilidade, e portanto a abertura da iris ou diafragma.

Atrevo-me a dizer que ambas as câmeras são equivalentes no requesito profundidade de campo, e isso é facilmente demonstravel se se colocar ambos os modelos lado a lado, com a mesma abertura, o mesmo zoom ou angular.

Acrescento que as câmeras de video são pouco pródigas em profundidade de campo, ou seja, têm uma profundidade de campo muito grande. A profundidade de campo está dependente do tamanho do sensor, e é por isso que no cinema se obtem a tão almejada pouca profundidade de campo, pois o tamanho do "sensor" é de 35mm, enquanto que nas câmeras de video referidas é de 1/3". A fig. abaixo demonstra melhor a diferença de tamanhos. Boas.

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier