DVCAM ou HDV?

Iniciado por Fernando, 25 / Jun / 2010, 11:20

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Fernando

Caros colegas, tenho uma pequena questão a colocar. Irei gravar, dentro em breve, o aniversário do meu afilhado e gostaria de saber qual a vossa opinião relativamente ao formato em que devo gravar: DVCAM ou HDV? Qual destes apresenta melhor qualidade de imagem? E no futuro, qual se utilizará mais? Bem... era só uma questão e já lá vão três. As minhas desculpas. Abraço a todos.

José Costa

Boas.
Como é que vê o seu afilhado (ou os pais): como simples clientes ou como familia (desejada)?
Com que câmera é que tenciona gravar em que que formatos/codecs o faz?
Faz tensão de manter/guardar o master ou entrega o "trabalho" e esquece o assunto?

A qualidade de imagem depende da câmera utilizada e do formato utilizado para finalizar o "serviço". De qualquer das formas, o futuro será HD. Mas se agora o deve fazer em SD ou HD, depende das respostas dadas acima. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Fernando

José Costa, em primeiro, o meu sincero agradecimento por ter respondido.
Em relação às questões que colocou, passo, então a esclarecer: o trabalho não tem nenhum fim comercial, ou seja, seria para oferecer tudo, no final, ao miúdo... ou aos pais!
A câmara que irei usar é uma sony HVR-V1P. Muito provavelmente, já deve conhecer, mas se não for o caso, está aqui: http://www.sony.com.au/objects/Other/HVRV1P/html/index.html
Normalmente gravo em DVCAM e depois edito em Premiere. Com a função adobe dynamic link, envio a edição para o encore. Lá, crio os menus e gravo o dvd. Talvez esta até nem seja a melhor forma para conseguir melhores resultados, mas é a que conheço. Já agora, aconselha fazer de outra forma? Se sim, qual?
No que diz respeito ao trabalho com o meu afilhado, estava a pensar fazer a gravação em HDV e depois fazer o DVD. No entanto, após a leitura, neste fórum, da questão levantada por si "Estará o HDV morto?" fiquei na dúvida sobre qual formato terá melhor qualidade e será mais sensato adoptar para a gravação.
Quanto à entrega do master, em princípio será também para oferecer.
Mais uma vez, obrigado.
Abraço.

José Costa

Boas.
Em função do que diz, será então melhor o HDV.
Poderei depois desenvolver um pouco mais a resposta, porque o tempo agora não me permite. Entretanto, uma constatação: fornecer o master ão cliente/pais é o mesmo que o deitar ão lixo. Vai acabar numa qualquer gaveta e posteriormente ficar cheia de bolor. E se o cliente/pais tiver uma câmera que lhe permita visionar a cassete, o mais certo é acabar por inutilizar a mesma, seja por desgaste da fita, seja por gravação por cima. E como os putos de agora já vêm com sony  PS3 á nascença, será ele próprio a tratar da saúde da cassete. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Fernando

Claramente elucidado. Mais uma vez, op meu sincero obrigado, "mestre" José Costa.

José Costa

Boas.
Aconselho a gravar em HDV, visto a câmera utilizada por si para ambos os formatos ser a mesma. No entanto, se a câmera para gravar em DVCAM fosse uma de "qualidade broadcasting" e a de HDV fosse uma de nivel amador, aí aconselharia a gravar em DVCAM.

O tópico "Estará o HDV morto?" tem de ser visto no contexto actual da tecnologia, em que existem formatos/codecs cuja qualidade de imagem é superior á fornecida pelo HDV, sem que no entanto o preço das câmeras seja substancialmente mais elevado. O HDV existe e vai continuar a existir nos próximos tempos, mas tal não significa que seja o formato com a melhor relação qualidade/preço. O topico tem como intenção levar o User a pensar no formato em si e o que ele representa a nivel de qualidade/preço e a avaliar as várias opçôes disponiveis a nivel de formatos/codecs.

Como já referi na mensagem anterior, não sei se é boa opção dar os masters ão cliente/pais. Eles nunca têm cuidado com esse material. Para mim faz sentido guardar você próprio os masters, se tiver como intenção no futuro dar algum uso a eles, como uma nova montagem ou a sua futura gravação em Blu-ray. Se não fôr para isso ou algo semelhante, guardar os masters não tem qualquer valor, no contexto referido. Mas é claro, entregar os masters ão cliente/pais iliva automáticamente qualquer responsabilidade sua no futuro. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Rijo Madeira

Há coisas curiosas!
Com toda esta eufuria do HD, a Sony continua a lançar novas câmaras em DVCam...
Abraço
Rijo Madeira

José Costa

#7
Boas.
E diria que tal se deve a quê? Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier