HD para quando?

Iniciado por José Costa, 02 / Jul / 2010, 03:41

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Não resisto a fazer a pergunta que considero a pergunta dos milhôes no mundo dos BBC (Bodas, Batizados e Casamentos):

- Você que se movimenta no mercádo das reportagens BBC (e já agora nos institucionais), daqui a quanto tempo julga que o HD se vai começar a impôr e "lutar" lado a lado com o DVD?

- Já está a se impôr.
- No inicio de 2011
- A meio do ano de 2011
- No inicio de 2012

Sabia que com a troca de ideias e de opiniôes todos beneficiamos, incluindo você?

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Nuno S. Ferreira

Isso, realmente, é uma boa pergunta, e para a qual não consigo encontrar uma resposta.
Será que até 2012 (a opção máxima que o José Costa indica) o HD já se estará a impor ou se terá imposto? ou será ainda para além daí?
E o José, qual a sua opinião relativamente ao assunto?

Paulo C. Jerónimo

Acho que já se está a impor.
E que até 2012 estará em voga.

José Costa

Boas.
Para o Paulo César:
Devo então depreender pelo comentário que os clientes já estão a pedir as suas reportagens em HD e em Blu-ray? E já agora, qual o nivel de percentagem face ãos que querem só em SD e DVD?

Para o Nuno S. Ferreira:
Á cerca de 3-4 anos que afirmo que o HD nas reportagens BBC e institucionais não se faria antes de 2009. Agora que estamos em 2010, acredito que não será antes de finais de 2011, talvez a meio de 2011 no melhor das hipoteses. Estou a falar de gravação em HD, editar e authoring em Blu-ray, e não em HD, edição e authoring em DVD. Mas o tempo também aqui se vai encarregar de dizer até que ponto estou certo ou errádo nesta minha previsão. Mas era bom que as coisas se clarificasem de uma vez por todas, porque isto de caminhar a apalpar o terreno para não tropeçar pelo caminho não é nada bom para a actividade e industria em geral. Boas.

Obs. Já agora, fico contente por saber que a maioria dos Users está em voos mais altos, pois parece que só o Paulo César é que faz BBC e institucionais e o Nuno S. Ferreira, apesar de não ter talvez uma opinião formada sobre o assunto, pelo menos demonstrou interesse em querer saber mais. Mas se calhar o problema é o pessoal ter vergonha do que faz ou então ter medo de compartilhar opiniôes. Em ambos os casos, é triste tal.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Nuno S. Ferreira

É pena que um fórum desta qualidade não tenha mais participações, que acho que é isso que o José Costa quer dizer, por entre as linhas...
Em todo o caso, no que a mim diz respeito, devo confessar que até ao momento nunca entreguei, mas também nunca me foi pedido, qualquer trabalho em HD.

Rodrigo Pinheiro

Boas

Quero deixar aqui o meu testemuho quanto à questão colocada.
Trabalho para uma dúzia de clientes (fotografos) e até hoje nenhum me questionou sequer se filmava 4:3 ou 16:9 #-o, quanto mais em HD! :-k

Por isso a minha resposta é... hum... não sei, espero que ainda demore algum tempo porque as mudanças, para mim, são sempre complicadas.

Viva Portugal (não estou a referir-me à seleção portuguesa de futebol)
Na verdade, um vídeografo não tem outros inimigos sérios senão as suas péssimas imagens.

Panasonic AG-AC 90: Sony HDR FX1000E: Adobe Premier CS6

filipe

Boa tarde!

Para quando HD?  Bem...   Já há muito malta por aí a dizer que trabalha em HD.

Depois de uma analise macro-económica (balelas), cheguei à feliz conclusão que muitos nem sabem o que significa HD, nem de perto nem de longe. Há até aí um caso de alguem que comprou uns autocolantes todos catitas a dizer FULL HD e colou na máquina. Diz ele "é só para o estilo"...

Acho muito bem que se trabalhe em HD. Eu pessoalmente adoraria. Mas...  o cliente paga?!?  Não me parece. Penso que só lá para 2012 ou mais.

Abraço,

Filipe

NOTA: Mensagem escrita em teclado Slim com teclas Final Cut e ainda com Aloé Vera.

Filipe Araújo

Boas, caros membros, antes de mais grato pelo tópico.

Alguns dias passei numa superfície comercial aqui de Braga e vi leitores de Blu-ray expostos e de marca conhecidos a 100 €. Há dois dias atrás recebi na minha caixa de correio um panfleto de publicidade da Worten aqui de Braga a anunciar leitores de Blu-ray a 79 € (que junto imagem para o provar). Sabendo que á 4 meses atrás o mais barato que consegui encontrar e que comprei foi a 145 €. Assim tiro como conclusão que o mercado estará receptivo para breve e que o Blu-ray será o cominho mais consensual ainda que tenha alguma reserva quanto aos discos de media center.
Acredito também que o HD será quando um fotógrafo quiser e acredito também que caso já trabalhasse com o HD e o mostrasse a clientes que alguns até apostariam desde que o pudessem comparar e que a diferença de preços não fosse absurda.
Eu apenas tenho uma reserva para dar o grande passo, já vi o HD através de uma câmara que tenho o sinal directo através de HDMI num LCD, digo-vos é fabuloso, o que nunca vi foi um filme filmado com uma câmara HD tipo Canon XH-A1 s editado e concluído em Blu-ray. Ou seja, segundo percebi, o HDMI é um sinal directo onde não sofre qualquer compressão, já quando se faz a captura por cabo DV este é comprimido e claro que o filme depois de editado e comprimido é passível de sofrer prejuízos e essa perda é que não consigo quantificar.
Agora uma coisa tenho a certeza, frequentemente coloco-me no lugar dos noivos e se me pusessem perante a opção DVD e opção DVD mais Blu-ray por mais 100 euros (um exemplo e onde a qualidade estivesse próxima da que vi no meu LCD por HDMI ainda que com uma câmara doméstica), eu no lugar deles seguiria a opção Blu-ray. 

Aproveito a oportunidade para perguntar se algum membro que já tenha uma câmara que filme em HD e que termine os trabalhos em Blu-ray da área de Braga ou até mesmo Porto que me permita visionar um Blu-ray de um casamento ou outro trabalho do género em suas instalações. Já fiz este pedido no passado pode ser que agora tenha mais sorte.

Seria bom que algum membro que já tenha dado o salto desse pelo menos a sua opinião daquilo que achou do resultado final. Eu pessoalmente se confirmar a minha expectativa sobre o resultado final estou bastante s desejoso para dar o salto. Filipe.   

lrolo

No segmento de mercado em que me movimento, o Bluray já se impôs.

Alguém acredita que com leitores de BD a menos de 100€ os noivos que estão agora a comprar as coisas para a casa vão comprar um de DVD?

E pensar que quando me casei dei 450€ por um leitor de DVD... Tristeza...

Agora, também parte de nós "educar" o cliente.
Se achamos que o nosso trabalho ganha em ser visto nesse formato, devemos fornece-lo.
Tenho grandes dúvidas que depois os noivos coloquem o disco na prateleira...

Filipe Araújo

Boa noite sr. Luis Rolo,

antes de mais gostaria de dizer que admiro e muito o seu trabalho.

Gostaria, se possível, pedir a sua opinião sobre a mudança que fez do DVD para o Blu-ray.

Atentamente: Filipe Araújo.

lrolo

Boas Filipe.

Primeiro de tudo, o "Sr." dizem que está no céu...

Quanto ao resto, podias ser um pouco mais específico?

Filipe Araújo

Bom dia Luís Rolo, como a maior parte dos fotógrafos acredito que dentro de algum tempo não terei qualquer opção senão avançar para o HD, não só porque acredito nele e porque inevitavelmente virá a ser moda.

Quanto a mudança, criando um paralelismo com a passagem do VHS para o DVD e que foi o período em que comecei a editar vídeo, talvez a 8 anos atrás, recordo da tortura que foi, o computador crashava por tudo e por nada e como era raro encontrar um técnico que desse assistência ás máquinas de vídeo fui seriamente abusado nesses espaços comercias financiando todas as experiencias que eles desejavam.
Recordo-me também com as incompatibilidades dos leitores de DVDs com os discos graváveis os que implicavam com +R ou com o –R ou até com a marca X ou Y.
Felizmente com o tempo as coisas foram melhorando até que o mercado estabilizou.
Recordo-me também que quando comprei a minha câmara uma Sony 250P que senti que entre o momento da captura até ao DVD final que via e vejo uma pequena perda mas que a meu ver bastante tolerante. O que não me agrada é ver num LCD motivo porque eu e tantos outros sentimos a necessidade de investir no HD.
Mas em síntese, hoje olho para trás, e sinto que a mudança do VHS para o DVD foi uma janela de oportunidade na minha profissão, aumentou o meu brio profissional e ajudou a projectar o meu trabalho.

Assim a questão que lhe faço é: acreditando que já deu o passo que conclusões tirou desse processo de passagem do DVD para o Blu-ray?
Pergunto-lhe também se acha que a câmara de vídeo a usar (o meu mercado é o BBC) deve ser uma câmara DSLR ou defende uma câmara de vídeo?
Pessoalmente estou a ponderar a compra de uma Canon XH-A1s acha uma boa opção?

Resta-me apenas agradecer pelo seu tempo e mais uma vez dar-lhe os parabéns pelo grande trabalho que faz. Atentamente: Filipe Araújo.

lrolo

Citação de: Filipe Araújo em 10 / Jul / 2010, 12:05
Assim a questão que lhe faço é: acreditando que já deu o passo que conclusões tirou desse processo de passagem do DVD para o Blu-ray?

Eu sempre fiz questão de entregar o trabalho em alta definição (Bluray ou outro formato).
Mesmo quando no início os clientes não tinham leitores de Bluray, eu entregava (normalmente um ficheiro QT com o codec photo jpeg para permitir que o cliente mais tarde pudesse gravar para HD-DVD, BD ou outro formato).
E porquê?
Porque hoje em dia toda a gente tem televisões HD (seja full ou não) e se, de facto, a diferença de qualidade entre o DVD e o Bluray não é tão abismal quanto a do VHS para o DVD isso já não é tão verdade assim quando ambos são vistos num LCD ou plasma HD.
E isso sempre me irritou.
As pessoas andavam todas contentes com as suas TVs XPTO Full HD para depois as usarem para ver DVDs com 576 linhas de resolução.

Quem perdia?
Na cabeça de muitos, o cliente, pois via com pior qualidade.
Na minha cabeça: Eu, pois o MEU trabalho ia ser visto com pior qualidade.

Para mim isso foi fundamental para a decisão de avançar para o HD, fosse qual fosse o formato.
A vitória do Bluray (para já...)  só me veio facilitar a vida, pois neste momento nem me dou ao trabalho de perguntar ao cliente que formato de HD quer.
É Bluray e ponto final.
Estou contente com a transição, pois o workflow é semelhante ao da entrega de DVDs (embora mais demorado) e até este momento ainda não tive problemas com questões de compatibilidade de leitores como tive com os DVDs.

Tenho mais trabalho?
Tenho!
Mas ao menos sei que o meu produto vai ser visto em condições e isso, para mim, conta muito.

Obviamente que tudo isto que eu disse poderá perder a validade em segmentos de mercado em que seja preciso reduzir custos e em que o cliente dá mais importância ao preço que à qualidade.

Citação de: Filipe Araújo em 10 / Jul / 2010, 12:05
Pergunto-lhe também se acha que a câmara de vídeo a usar (o meu mercado é o BBC) deve ser uma câmara DSLR ou defende uma câmara de vídeo?
Pessoalmente estou a ponderar a compra de uma Canon XH-A1s acha uma boa opção?

A tecnologia nunca esteve tão boa e tão barata.
Quase que me atrevo a dizer que hoje em dia não se consegue fazer uma má escolha quando se compra uma câmara.
É tudo uma questão de preferência pessoal.

Neste momento, 90% do trabalho que faço é com SLRs, mas aviso-o que se transpira a trabalhar com aquilo :lol:
Para mim são a melhor opção, mas para si podem não ser.
Tente arranjar uma emprestada para experimentar.
Só assim poderá perceber se se adapta a elas ou não.

Quanto à XH-A1s, a minha câmara de vídeo "tradicional" é uma XH-A1 e nunca me deixou ficar mal.
Mas como já disse antes, é tudo uma questão de preferência pessoal.

Paulo C. Jerónimo

Nunca mais aqui tinha voltado, e fico contente por este tópico ter evoluido.

José Costa:
Quando digo que - "Acho que já se está a impor. E que até 2012 estará em voga." - não é Porque tenha tido até hoje qualquer pedido, espontaneamente por parte dos clientes, de Alta Definição.
Na realidade, até à data, apenas um cliente, uma Casa de Fotografia, que no meio de várias com quem trabalho, lá teve um cliente seu, suficientemente informado para querer saber se faziam reportagem vídeo de casamento em HD (e sabia o que isso era e o queria) lá me surgiu então um único cliente que por sua iniciativa solicitava um trabalho em HD.
De Resto, e naquilo que estou convencido ser o mercado vídeo de BBC's (aonde as casas de fotografia "recrutam" basicamente a maioria da clientela, mas sem terem aptidões nem actualizações no que toca ao mercado audiovisual) , de resto, os clientes finais, os noivos, encomendam a reportagem vídeo de casamento, quais verdadeiras "caixas de pandora" , apesar de só no fim o virem a descobrir. Sabemos bem como isto é...

Daí que concorde com os pontos de vista do Luís Rolo, nomeadamente:
CitaçãoAs pessoas andavam todas contentes com as suas TVs XPTO Full HD para depois as usarem para ver DVDs com 576 linhas de resolução.
Quem perdia?
Na cabeça de muitos, o cliente, pois via com pior qualidade.
Na minha cabeça: Eu, pois o MEU trabalho ia ser visto com pior qualidade.

Confrontei-me/confronto-me com os mesmos paradigmas citados pelo LR. Pelo visto o Luís Rolo tem a oportunidade de "educar" os seus clientes, e quando assim é, concordo que será o ideal. Mas essa situação é "uma excepção, não é a regra". No mercado das BBC, poucos são os videografos que têm oportunidade de conhecer os noivos antes da precisa hora, no próprio dia, em que se apresentam nas suas casas para filma-los.Digo eu...

Sendo objectivo, e quanto ao tema central:
Acho que o HD já se esta a impor, a partir do momento em que o acesso a ecrãs HD se "democratizou" com os baixos preços dos LCD's , e com a demanda de emissões em HD prontas a emitir (não me restam muitas dúvidas de que a TDT ira cumprir o calendário anunciado: Switch off em 2012).
Logo, num mercado finalmente pronto para receber o HD, e com o consumidor já equipado para isso mesmo, parece-me obvio que o Comboio da Alta Definição  está a passar-nos mesmo à frente. E que não perceber isto será "perder o comboio".
A resolução em DVD não satisfaz as "exigências minimas" de um ecrã em HD. E O HD está mesmo aí, é para ficar. Cabe a cada um dos operadores nas BBC prevenir-se.
Eu no meu caso, estou neste preciso momento com os últimos preparativos para passar a entregar as Reportagens BBC nos dois Formatos. Ainda este final de ano/início do próximo, quero ter como "Pacote Padrão" um DVD-R + um BD-R. Nem é tarde nem é cedo, acho que é o momento certo.

Boas.

Nuno S. Ferreira

Já agora, aproveitando o "lanço" que o tópico leva coloco uma questão dirigida ao Luís Rolo, já que aparentemente foi o único que reconheceu, até ao momento, entregar trabalhos em HD. No entanto, se outros também o fizerem gostaria de partilhassem as suas opiniões/experiências.

Ao Luís:
Pelo que tenho acompanhado no fórum o Luís já editou em mac e passou depois para pc, usando o vegas.
Neste momento qual o software que usa para editar e criar os BD?
Quando trabalhava em mac (não sei se ainda o faz) que software usava e o que é que entregava aos clientes? Um DVD normal e um ficheiro HD? O HD era fornecido em quê? Disco rigido, pen, DVD?

A minha dúvida é pelo seguinte. Gostava de dar esse passo, embora, como disse mais acima, nunca me foi pedido, mas o meu estúdio trabalha com mac e o final cut studio, mas apple parece não gostar muito do bluray, já que mesmo a versão 3 do final cut studio, lançada no final do ano passado, apenas permite a gravação de discos BD, sem a possibilidade de criação de menus.
Não estava interessado em adquirir novo software, neste caso o premiere e o encore, e não sei como fazer. Que formato entregar ao cliente e em que suporte.
Só mais uma questão, para o Luís e quem use mac e o final cut studio. Quando entregava trabalhos editados em mac e em DVD (se era neste formato que o fazia) que programa utilizava para fazer a "autoração" do DVD. Ou não fazia menus.
É que usando o DVD studio pro a qualidade final deixa muito a desejar. Já dei voltas e mais voltas e embora tenha conseguido melhorias, esta longe dos meus padrões de qualidade, principalmente nos menus.

PS. peço desculpa por este pequeno desvio para off topic.