Projector a leds

Iniciado por Diamantino simão, 02 / Ago / 2010, 23:33

Tópico anterior - Tópico seguinte

Diamantino simão

Olá  a todos

Há dias li neste fórum um texto do amigo Vitor Duarte sobre um projector a led's.

Pois eu fiz uma encomenda de um que me pareceu excelente num também "site" Francês.
Após tê-lo recebido fiz uns testes e pareceu-me bem. pareceu-me....!  fui aplicá-lo na camara o suporte não fixava bem é muito largo e cai da camara, então fiz um suporte e ficou 5*****. A bateria que acompanhava o project. vem morta, após várias tentativas de carregamento com vários carregadores tem 0 volts.

Neste sábado passado fui filmar um casamento e só levei esse, os outros tinha-os todos em serviço esse dia. Qual não foi a minha surprêsa quando comecei a filmar o noivo liguei-o e vi a imagem no meu visor a preto e branco a tremer como se eu estivesse a filmar um ecrã de televisão ou de um monitor qualquer,(um pouco menos) Felizmente não me foi muito preciso esse dia pois havia boa luz.

Domingo de manhã fui logo fazer testes directos com a camara ligada ao computador, visiono a imagem num televisor já velhote mas com uma excelente imagem, lá estava o problema a imagem tremia, tremia mais nas superfices brancas e planos serrados nota-se mais. Experimentei o projt. numa camara que trago sempre comigo Já velhota uma Sony DCR-TRV-900E e nessa a imagem está impecável, não treme.

Então gravei um DVD com essas imagens e exp. em vários televisores, então concluí: Televisores ditos de "tubo" , mais antigos faz em todos, não faz nos LCD's nem na camara que referi atrás. Acrescento que os televisores todos eles são de 50Hrz mesmo os lcd's.

A Camara em questão é uma Sony 170P ( há pois não dinheirinho para o HD) os televisores são Sony  e Samsung. O projector é Digital PowerDV 112 led's com variador de potência comprado na  WWW.DIGIXO.com.

Paguei com portes 191.00€ o que me pareceu um bom negócio. Aqui fica ao mesmo tempo um aviso ao pessoal, é que reclamei o sucedido por causa do suporte e  da bateria ninguém ainda me respondeu.

Se houver alguém com conhecimentos que me possam ajudar a compreender este problema agradeço desde já.

Tino

AC

Se a câmara o permitir, faz algumas experiências alterando o shutter speed da câmara, e tenta verificar a que valores o efeito diminui ou mesmo desaparece.

Cumprimentos
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

José Costa

Boas.
Este comentário do A. Caneira fez-me lembrar de uma situação. Estando eu a gravar no exterior, em que a iluminação era a do sol, ão me deslocar para o interior, em que a iluminação era proporcionada por lampadas fluorescentes comuns, verifico que a imagem sofria de alteraçôes de temperatura de côr. Tinha "batido" o branco, o WB estava em manual, assim como o Shutter Speed e a Iris, mas apesar disso, a imagem ia oscilando entre a temperatura correcta e uma imagem muito amarelada. "bato" novamente o branco, e continuo a verificar o mesmo "efeito". Âo olhar pelo Viewfinder, verifico que o Shutter Speed estava algo elevádo, derivado ão facto de ter vindo do exterior e não o ter alterado, pelo que foi só baixar o Shutter Speed e a temperatura de côr estabilizou.

Só uma história, para lembrar que por vezes a solução pode ser derivádo a coisas simples. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AC

Apesar de que os Led's são alimentados por corrente continua e não alternada, como as comuns lampadas de 230V, muitos fabricantes por diversas razões, uma delas a economia de energia, desenvolveram tecnicas de alimentação por impulsos de onda quadrada, e desse modo os LED's que aparentam estarem sempre acessos, na verdade estão a piscar a uma frequência elevada, que a vista não vê, mas uma velocidade de obturação elevada, pode tornar esse piscar visivel na imagem.
Não sei se é o caso do iluminador em causa, mas pelo que acima referi, ocurreu-me essa sugestão!
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Diamantino simão

Olá Caneira.

Bem, essa é provávelmente a resposta acertada há minha incerteza deste pequeno fenómeno. Uma das coisas que deixo sempre em automático é realmente a velc. de obturação e talvez seja isso. Amanhã vou já fazer a experiência mas, desta vez de outra forma.

Depois direi alguma coisa, pois estas anomalias raras  são do interesse de todos os que trabalham na video.

Obrigado

Tino