Novo brinquedo Sony NEX-VG10E

Iniciado por Licínio Castro, 30 / Jul / 2010, 14:22

Tópico anterior - Tópico seguinte

Gil

Citação de: Luís Rolo em 02 / Ago / 2010, 12:16
A Sony tinha hipótese de rebentar com a concorrência, mas não.
Em vez de tentar perceber aquilo que os utilizadores das SLRs pediam optou por ter uma atitude autista e lançou uma máquina para ninguém.

Quando a Canon lança uma máquina a filmar em 30p e lhe cai o mundo todo em cima a pedir 24/25p, o que faz a Sony?
- Lança uma câmara que só filma a 50/60i !!!

Fantástico...

Alguém é capaz de explicar à Sony que estamos em 2010?

boas Luis. deixa-me discordar das tuas palavras... o "monopolio" da sony é extremamente grande! eles não andam cá a dormir... vamos esperar para ver.

um abraço
Imagem - Sony NXCAM-NX5 (avchd)
Edição - Grass Valey - Edius 7 PRO
Áudio - Cubase5
Correcção de Cor - Davinci Resvole 11

Pedro Rocha

De volta a este tópico...

Em tempos li e escrevi que a camera gravaria no formato AVCHD 50i/60i, mas após ter nas minhas mãos um protótipo funcional deparo que isso não é totalmente verdade.
De facto ela grava em AVCHD 1920x1080/50i a 24Mbps mas as imagens são registadas em modo progressivo 25p, pode confirmar isto quando importei as imagens para o Vegas Pro, ora isto faz-me lembras a V1 HDV da Sony que gravava imagens progressivas num stream entrelaçado para poder ser compatível na reprodução com outras cameras e leitores HDV.

Deixo aqui dois frames para apreciação.

MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Vasquez

:( desisti desta compra por causa desse pormenor...

valentim mendes

Na minha opinião tambem vejo em contra que a iluminação mínima de 11 Lux !!! Que acham disto ?  :?

Licínio Castro

Se os tais 11 lux, forem verdade, isto é se não houver um erro na ficha técnica, então isso sim é um grande problema  #-o.
Um dia destes troco a edição pela agricultura...

lrolo

Citação de: JotaPe em 02 / Set / 2010, 11:03
boas Luis. deixa-me discordar das tuas palavras... o "monopolio" da sony é extremamente grande! eles não andam cá a dormir... vamos esperar para ver.

um abraço

Não estou a falar de monopólios. Estou a falar de um nicho de mercado que cresce a olhos vistos.
Seja uma minoria ou não, são cada vez mais as pessoas a comprar uma SLR para filmar e não me parece que a Sony com esta câmara vá conseguir inverter a tendência.
Só não digo que andam a dormir porque, como já foi dito, a Sony tem razões para não lançar uma câmara com características superiores.

lrolo

Citação de: valentim mendes em 10 / Set / 2010, 13:39
Na minha opinião tambem vejo em contra que a iluminação mínima de 11 Lux !!! Que acham disto ?  :?

Acho que a Sony está a ser honesta e a não inventar como se costuma fazer nestas coisas dos Lux em que se apregoam coisas que depois só são conseguidas com "modos nocturnos" e velocidades de obturador extremamente lentas.
Para além de que esse valor deve ser com a lente com que ela vem.
Ponham-lhe uma lente com uma abertura de 1.2 e vão ver que come as outras vivas.

lrolo

Citação de: Pedro Rocha em 10 / Set / 2010, 01:33
De facto ela grava em AVCHD 1920x1080/50i a 24Mbps mas as imagens são registadas em modo progressivo 25p

Se for assim, então já é outra conversa.
Até porque o 25p não faz parte das especificações Bluray e, como tal, temos que fazer a mesma coisa para gravar um disco.

Pedro Rocha

Citação de: Luís Rolo em 15 / Set / 2010, 23:47
Até porque o 25p não faz parte das especificações Bluray e, como tal, temos que fazer a mesma coisa para gravar um disco.

Mas existe uma técnica que permite gravar imagens progressivas em 25PsF (progressive segmented frame) num stream 1080/50i para BD, que depois o decoder no leitor BD identifica como imagens progressivas.

Estive a verificar e o Vegas Pro não rende de uma forma directa 1080/25PsF. Mas estou a estudar uma técnica que ainda não tive oportunidade de comprovar.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Licínio Castro

Infelizmente, esta máquina, segundo quem a testou e também o próprio dono, (que entretanto já se arrependeu de a ter comprado), não corresponde às expectativas.

Zoom e focagem difícil, imagem pouco luminosa mesmo em interiores com boa luz e arrastamento da imagem.

Tenho de dar o braço a torcer e dar razão ao Luis Rolo...parece ser uma máquina para ninguém! :-k

Licínio Castro

Finalmente consegui testar a NEX-VG10, e infelizmente constatei aquilo que já me tinham informado.

Pontos positivos: Esteticamente bonita, portabilidade, imagem de exterior (razoavel).

Pontos negativos: Imagem muito escura mesmo em interiores com boa iluminação, imagem com muito arrastamento, focagem dificil, menu pouco intuitivo.

Opinião pessoal: Desilusão total  :-k.

Nota: Não testei a qualidade em fotografia.

José Costa

Boas.
Uma boa parte dos comentários aqui neste tópico provém de pessoas que se movimentam na área dos BBCs (Bodas, Batizados e Casamentos). Como tal, à a tendência para as opiniôes terem esse mercádo como alvo para a mesma. Mas já lhes ocorreu que a câmera não foi lançada a pensar nesse mercádo?

Também um Ferrari não presta para ir às compras, mas presta-se bem para aquilo que foi desenvolvido, ou não? Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

LG

Citação de: JotaPe em 02 / Set / 2010, 11:03

um abraço

No dia qua as srls resolverem o problema do aquecimento, tem a batalha ganha,
E uma camara com disco rigido de 1 tera?! Odeio cartoezinhos, noutro ia perdendo dois

valentim mendes

Laura, os cartões de memoria são sempre muito mais fiaveis do que qualquer disco rigido, algumas marcas já foram submetidos a rigorosos testes em que o cartão é colocado dentro de agua durante uma hora e que a informacão continua lá nas melhores das condicões, pode cair de uma altura de varios metros e geralmente sobrevive para contar a história !
já no caso dos discos rigidos nestas situações é uma tragédia...
ãpesar de pagarmos mais euros por GB no caso dos cartões são muito mais seguro quando se trata de guardar dados...
No caso do sobreaquecimento, o caso resolve-se facilmente com um monitor externo ligado por HDMI !

LG

boas, não sabia essa coisa do HDMI, mas só dá dentro de portas no exterior não dá muito jeito.

Será que um cartão registe à maquina de lavar roupa?

:wink: