Edição DV

Iniciado por gcoutinho, 29 / Out / 2010, 12:16

Tópico anterior - Tópico seguinte

gcoutinho

Quando me trazem material bruto em DVD para edição opto por copiar os ficheiros VOB para uma pasta, alterar o nome de <nomequaluqer>.vob para  .mpeg e edito directamente ou em premiere ao after effects de forma a que não haja perdas.
Para conseguir fazer isto comprei o componente da Apple para abrir ficheiros codificados em Mpeg-2, mas nem sempre o áudio fica disponível para audição, normalmente só os 2 ou 3 primeiros minutos.

No meu caso não há muito problema, pois no trabalho de sonoplastia só uso cerca de 15 segundos de áudio do vídeo para que seja audível, cerca de 95% do vídeo é com banda sonora.

Sempre que preciso do áudio tenho que fazer um extract do áudio e sincronizar com o vídeo, mas como nunca precisei de contornar o problema, aproveito para colocar a questão aos participantes do fórum de como contornam este problema e se o têm.
Outra solução que encontrei foi converter o video para outro formato com som, colocando os codecs sem compressão (lossless) mas de 4,6 gb passa para 60 Gb.( e mesmo assim há perdas na qualidade notórias no video, mesmo que pouco significativas.)
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Pedro Rocha

Isso pode ter a ver com o facto do audio do DVD estar em AC3, nem todo software de edição o consegue descodificar em condições. Lembro-me que no caso da Adobe era preciso comprar um plug-in AC3 para as coisas funcionarem bem.

Uma outra hipótese é usar um software especifico para fazer RIP ao DVD e converter esse audio em MP2/MP3 ou Wave.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

gcoutinho

É isso que faço, uso o VLC Player para extrair em WAV o som do DVD.
Ferramenta Freeware muito potente :)
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Fernando Dias

Boas,

Também tive esse problema mas resolvi-o com a compra do Toast 10 Titanium Pro. Existe no programa uma função para tirar áudio e vídeo do DVD em formato .mov sem grandes problemas á imagem do Disckcapture da canopus.

Abraço