Dúvidas Sony Vegas

Iniciado por Vitor Duarte, 29 / Jul / 2009, 23:23

Tópico anterior - Tópico seguinte

Pedro Rocha

Tens a resposta no outro tópico onde inicias-te o problema...

novamente problemas ficheiros .mov
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Vitor Duarte

Preciso de mais qualidade no render.
Tenho visto trabalhos em SD com cameras inferiores à minha com melhor qualidade.
Será que os parametros estão todos correctos???

Agora quando vier a 151E espero que seja da noite para o dia.
videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

Vitor Duarte

No Custom Settings
Tenho profile - Main, High, Simple
Field order - LFF, UFF e none.

Em que situações escolho estas opções???

Já agora, quando faço render as e coloco no custom Output Type :DVD dá-me sempre um erro desconhecido.
Que será?
videoduarte.blogspot.com

Pedro Rocha

Vamos lá a ver uma coisa :x. Eu estou aqui para ajudar, mas precisamos de falar a mesma linguagem, afinal é para render para DVD ou para a Web? É que as definições que estas aqui a expor são do encoder MainConcept MPEG-2 :?

Para fazer DVD ou Blu-ray, usar o encoder MainConcept MPEG-2

Para a Web, usar o encoder Sony AVC e escolher o Template respectivo.

Afinal é para a Web ou DVD?  #-o
Facebook - Movimagem

Vitor Duarte

Os dois.
Quando rendo um trabalho a saída do mesmo é feita em mpeg2, depois faço o menu no architect, coloco lá o vídeo com várias etapas a make dvd.
Mas por vezes quero colocar algo na net. E aí tenho tido falta de qualidade.
Ontem até acabei por abrir o movie maker passar um clip para lá e exportar para "youtube". Hoje à tarde já vou ver como ficou no vimeo.
Pedro, temos que falar melhor, sendo assim vou mesmo precisar dos teus serviços para acabar com estas dúvidas todas.
videoduarte.blogspot.com

Vitor Duarte

.
videoduarte.blogspot.com

Vitor Duarte

O meu Vegas 9 Pro ultimamente demora séculos a abrir um projecto.
Têm alguma ideia do que será?
videoduarte.blogspot.com

Joao Bastos

Faz scandisk ao disco onde estão os ficheiros.
Abraço - JB
Camara Panasonic DSLR Lumix GH4 c/ Gimbal -  Vegas Pro 16 - Vegas DVD Architect 7 - Cinescore - Plug-in's NewBlue, Prodad, etc. (Software registado)

Joel

Não sei se me conseguem ajudar!  Em relação ao Vegas 10 tenho as seguintes duvidas:

1 - Na timeline do video, é possivel juntar dois clips por forma a que se movam em conjunto, independentes do resto do projecto, como se tratasse de 1 só clip? 

2- (a mesma duvida mas em circunstancias diferentes) no que respeita ao som, após sincronizar o som com o clip, conseguir bloquear de forma a poder mover os dois em conjunto!

3- É possivel criar um SuperSlowMotion? Utilizando como exemplo o TimeWrap do after effects, onde é possivel quase parar a imagem.

4- Requisitos minimos / aconselhados para correro vegas sem problemas e acelerar o render? Tenho um quad core 2.6 + 4Gb Ram (gráfica não me recordo, mas se isso tiver importancia logo coloco).

Agradeço a vossa ajuda!  :)

Pedro Rocha

Olá Joel,

Nos pontos 1 e 2 selecciona os clips mantendo o Ctrl ou então usa a selection tool que está na barra de ferramentas, depois de os seleccionares (audio e video) clica em G de GROUP para agrupar os clips seccionados, para desagrupar selecciona novamente e clica em U de UNGROUP.

Ponto 3, é possivel reduzir o clip a zero usando os velocity envelopes, mas a imagem está dependente da quantidade de frames contidos na imagem, por exemplo se tiveres uma imagem com 60 frames por segundo num projecto a 24 ou 25 frames o Vegas Pro tem mais frames para poder interpolar e o "slow motion" fica mais perfeito. Mas o que queres mesmo o Vegas Pro não tem, podes adquirir um plug-in que faz o que queres, chama-se Twixtor.

Ponto 4, depende do tipo de ficheiros que se usa para editar, não é necessário ir a correr comprar um PC novo, actualiza o sistema operativo para o Windows 7 a 64-bit e compra mais memória RAM, 8GB no mínimo. Actualmente a gráfica não tem muita importância no Vegas Pro, mas pode vir a ter  ;-)
Facebook - Movimagem

Joel

Pedro Rocha, muito obrigado!  Foi uma ajuda preciosa! Vai-me facilitar imenso o processo de edição!

Em relação à Gráfica é uma ATI Radeon hd 5870!

Na grande maioria trabalho com ficheiros .MOV e .MP4. Curiosamente quando estou a fazer o Render, o processador chega a trabalhar a 90 e muitos porcento e a RAM fica nos 30 a 50%! Será que aumentar a RAM vai melhorar?

Em relação ao Twixtor, fiz uma rápida comparação já à uns tempos entre a ferramenta TimeWrap e o twixtor e n gostei tanto do resultado deste ultimo, também é certo que não alterei nenhuma definição do plugin, foi um teste muito rápido mesmo. para além de que o twistor requer pagamento para a sua utilização! =(

Vou experimentar fazer slowmotion num projecto a 24frames com clip a 60f!

Obrigado pela ajuda!

AC

O conceito de SlowMotion é exactamente as imagens serem captadas a um numero de frames por segundo maior do que aquele a que vão ser exibidas.

Aquelas imagens lindas que muitas vezes se vêm em canais tipo National Geographic são feitas com câmaras capazes de ir até aos 2000 (dois mil) frames por segundo. As SuperSlowMotion usadas por exemplo no futebol facilmente atingem os 1000 frames por segundo. Consegues assim reproduzir uma sequência em SlowMotion com a mesma nitidez de  uma sequência normal.

Captando a 60 frames para reproduzir a 25 ou 24 já consegues um efeito razoavel, melhor se a 120, e por aí adiante...
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Joel

Compreendo perfeitamente o que dizes =)

Mas não tendo uma maquina que faça esses frames, a ideia é utilizar um plugin que de alguma forma consiga "juntar" (?) frames de forma a ter uma sequência mais suave.

Fiz este teste no AE com a ferramenta TimeWarp, e era este tipo de efeito que queria conseguir no Vegas, mas como já referiu o Pedro Rocha, isso só com o plugin do twixtor =(  O Vegas, pelo que estou a perceber utiliza os frames reais disponíveis no clip...

Teste:

Agradeço a todos a ajuda =)

E já agora, na janela do preview do Vegas, quando estou a fazer a edição, a coisa começa a ficar lenta quando tenho subreposição de clips e efeitos... Li à pouco um tópico do José Costa onde fala que o disco pode afectar a performance do Editor. Pergunto-me, não será esse também o problema? Tenho um disco SATA 1TB com +/- 2 anos...

Obrigado!

AC

Obrigado pelo exemplo Joel. Muito interessante o resultado do plugin!
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Pedro Rocha

CitaçãoE já agora, na janela do preview do Vegas, quando estou a fazer a edição, a coisa começa a ficar lenta quando tenho subreposição de clips e efeitos...
É normal isso acontecer, o Vegas Pro usa única e exclusivamente o hardware do PC, um disco rápido ajuda e os novos e rápidos dsicos SSD ajudam (e muito) a aumentar as performances do programa, principalmente instalado como disco de sistema.
Par poderes visualizar os efeitos em mais ou menos tempo real, podes fazer um pré-render seleccionando uma área e clicando em Shift+M, esta operação ele vai render para a RAM apenas a área seleccionada. Atenção que quando é feita uma alteração no clip ou nos efeitos e operação tem de ser repetida.

Já agora mostro um teste do efeito de SuperSlowMotion criado no Vegas Pro com o Twixtor:

Vegas Pro plug-in test with Twixtor 5%.m2t

Os resultados são satisfatórios mas não os desejados, não cheguei a mexer nas definições do efeito, mas sei que funciona melhor com frames progressivos e quantos mais frames, melhor  ;-).
Facebook - Movimagem