AMD fora do mercado desktop

Iniciado por José Costa, 30 / Nov / 2010, 01:28

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Segundo algumas noticias que estão a aparecer aqui e acolá, parece que a AMD se prepara para deixar o mercado dos CPUs destinados a desktops. O foco da empresa parece ser as placas gráficas profissionais e os CPUs para servidores, mercado muito mais apeticivel.

Se tivermos em conta que as CPUs da Intel, e também da AMD, estão a preços quase de chuva, não parece totalmente descabida esta saida da AMD.

E se assim fôr, uma coisa é certa: os preços dos processadores vão subir, pois sendo a Intel o único fornecedor (a nivel de massas), deixa de haver concorrência para o mesmo patamar. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AC

Se isto se vier a concretizar não será realmente nada bom para o consumidor. Todos nos lembramos que os preços dos CPU só comecaram relamente a baixar depois de a AMD ter conquistado uma cota de mercado considerável...
A Intel sozinha vai ser bonito!

Faz anos que sou fã da AMD, todos os meus PC desktop são AMD, Intel só tenho nos portáteis.
Ainda à menos de um mês montei um NAS com AMD Sempron baratinho.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

José Costa

Boas.
Citádo: "A Intel sozinha vai ser bonito!"

Até parece que a AMD fez um acordo com o Sócrates para nos lixar ainda mais a vida!  :-k

Citádo: "...montei um NAS com AMD Sempron baratinho."

Qual o software que utiliza? Ando a equacionar um Atom para a mesma função, pois as boards são bem mais pequenas (mas o desempenho também é mais baixo que as ditas "normais"). Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AC

CitaçãoAté parece que a AMD fez um acordo com o Sócrates para nos lixar ainda mais a vida

Diria que o Sócrates é que anda a fazer acordos com toda a gente para nos lixar ainda mais a vida

A opção para o que pretendia fazer recaiu sobre o FreeNAS!

Inicialmente tambem andei tentado por uma placa com Atom, principalmente pelo menor consumo de energia, mas depois acabei por ir para uma board convencional, pela maior disponibilidade de portas sata, e pelo maior desempenho do Sempron (preço deu no mesmo).
Precisava do FreeNAS com uns aditivos (MySQL e GD2) e um pouco mais de "power" do CPU dá jeito.

Cumprimentos

José Costa

Boas.
Citádo: "recaiu sobre o FreeNAS!"

Boa escolha!

Citádo: "pela maior disponibilidade de portas sata, e pelo maior desempenho do Sempron"

Também me estou a deparar com a mesma questão, estando a avaliar a opção pelo D525, que tem 2 cores. Boas.

AC

Olá

CitaçãoTambém me estou a deparar com a mesma questão, estando a avaliar a opção pelo D525, que tem 2 cores

Deixa tentar adivinhar... GIGABYTE GA-D525TUD!

Estive mesmo para optar por esta board, tem já 4 portas SATA2, e um preço muito interessante...
Como sabes, o FreeNAS não puxa muito pelo processador, quando usado para aquilo para que essencialmente foi concebido, pelo que até mesmo um velhinho processador dá bem conta do recado. Excepção é se for intenção usar ZFS (não era o meu caso, para já!), em que os requesitos especialmente de RAM são bem maiores, e um CPU com mais coração dá um jeitão.

Abraço

José Costa

Boas.
É uma boa board sim senhor, mas não adivinhou.  :lol:
Para além do Atom D525, equoaciono uma com PCIe, pois o objectivo é utilizar no futuro uma placa de rede 10Gbps sob iSCSI. Mas ainda não tenho nada defenido, até porque o iSCSI puxa pelo processador. O que me agrada no Atom é o seu baixo consumo, o que para um sistema que vai ficar 24/7 ligádo faz muita diferença no consumo. Mas não posso ter tudo, pelo que à que fazer cedencias. Boas.