Imagem Queimada - Ajuda Urgente

Iniciado por Rodrigo, 07 / Dez / 2010, 19:41

Tópico anterior - Tópico seguinte

Rodrigo

Ora Boas a toda a comunidade do site, que só agora descobri, devido a um problema que me surgiu e, para o qual, estou à procura da melhor solução.

Precisava de saber se alguém conhece uma forma para diminuir os estragos de uma imagem queimada. Sei que o ideal é gravar bem, no entanto precisava de saber se há alguma possibilidade de minimizar esse estrago, ou através de um "filtro" que não torne a imagem tão desagradável, ou então um plug in que permita "retirar" virtualmente umas aberturas de diafragma.

Muito obrigado pela atenção,

Editado: Um titulo mais explicativo do conteudo do post, é o primeiro passo para obter uma melhor ajuda, e tambem, de as eventuais respostas, virem a ser uteis no futuro a outras pessoas com o mesmo problema. Ninguem faz uma pesquisa por "Ajuda Urgente". Obrigado

LG

Citação de: Rodrigo em 07 / Dez / 2010, 19:41
Ora Boas a toda a comunidade do site, que só agora descobri, devido a um problema que me surgiu e, para o qual, estou à procura da melhor solução.

Precisava de saber se alguém conhece uma forma para diminuir os estragos de uma imagem queimada. Sei que o ideal é gravar bem, no entanto precisava de saber se há alguma possibilidade de minimizar esse estrago, ou através de um "filtro" que não torne a imagem tão desagradável, ou então um plug in que permita "retirar" virtualmente umas aberturas de diafragma.

Muito obrigado pela atenção,

Antão

Ajust levels

output levels

mas não há milagres

Rodrigo

Pois, perfeito não vai ficar, mas pelo menos que minimize um bocadinho. E às vezes muitas mentes pensam melhor que uma.

Obrigado pela sugestão, já tinha experimentado, infelizmente não resultou :(

Por acaso, já vi imagens sobrexpostas, com filtros que disfarçavam bastante, mas nao conheço esses filtros :S

Pode ser que haja alguém que me consiga ajudar:) 

José Costa

Boas.
Exporte em "modo Photoshop" e trabalhe no mesmo. Mas não espere milagres. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Rodrigo

Caro José Costa,
Muito obrigado pela sua opinião. Mas, no photoshop, só posso ajustar os níveis a um frame, ou há a possibilidade de fazer a um clip inteiro?

Peço muita desculpa pela ignorância, mas estou a começar no ramo e há mesmo muitas coisas que não domino, cada dia descubro mais.

E neste site, apesar de o ter descoberto apenas ontem, já aprendi coisas muito interessantes! :)

Um abraço e obrigado!

José Costa

Boas.
Se criar um Batch Processing no Photoshop poderá ajustar no clip inteiro. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Rodrigo

Caro José Costa,

Como disse sou um novato em nestas andanças, mas isso do "Batch Processing" parece-me interessante. Acontece que na pesquisa que fiz na internet me associa este processo às actions, ou um processo muito similar.

A minha duvida é como posso aplicar isso a um minuto de vídeo. Não me parece que tenha que exportar um a um cada frame e depois aplicar sempre as mesmas acções. E...depois como exportaria em movimento novamente para premiere Não me consegue concretizar um pouco mais como isso funciona?

É que no photoshop já consegui por a imagem aceitavel, se consguisse passar isso para o vídeo seria excelente!!!

Muito obrigado e desculpe o incomodo e a ignorância :)

José Costa

Boas.
Todos somos ignorantes em alguma coisa e não devemos ter vergonha de assumir tal. Vergonha a existir, deve ser por não partilhar-mos conhecimentos com os outros, pois todos podemos aprender mutuamente. Infelizmente, nem todos assim o pensam, e se o pensam, não o poêm em prática. Pelo menos por aqui.  :cry:

Não sei qual o NLE que utiliza, mas no Premiere tem uma opção para exportar o video: Filmstrip. Ele exporta todos os frames do video num só ficheiro que pode ser aberto no Photoshop. Abre o mesmo no Photoshop e verá todos os frames do video como se fosse um negativo. Cria uma Batch Processing com as correçôes necessárias a um frame e depois salva. Ão abrir o ficheiro no Premiere, o video assumirá todas as alteraçôes que fez no Photoshop. Só tem depois de o exportar como um video normal.

Talvez esta página o ajude. Acredito que no Google exista alguma página mais descritiva. É uma questão de pesquisar. Boas.

P.S. Poderá também consultar esta página.

LG

RuyBerna

Simplificando o fluxo de trabalho, basta usar a versão do Adobe Photoshop Extended!
Com este pode se  importar video, aplicar filtros e outras ferramentas de correção!

Rodrigo

Muito obrigado a todos pela ajuda :)

Laura, o Levels no premiere não foi suficiente. Consegui corrigir um frame no photoshop, mas não conhecia o processo explicado pelo José.

José, concordo plenamente consigo, mas às vezes sinto que as pessoas são pouco receptivas às duvidas. Concordo que ao partilharmos conhecimento é benéfico para todos, mas infelizmente nem a maioria dos profs que tive não pensavam assim...e depois ficam alguns "traumas". Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

Vou então ver se aprendo!!!

Cumprimentos a todos.

gcoutinho

Já me aconteceu o mesmo mas com uma fotografia que gostava de uma saída de igreja. Com a pressa não me lembrei de regular a abertura.
A solução foi colocar a imagem em escala de cinzas e disfarça muito bem. Isto para uma simples foto até pode resultar, mas se estivermos a falar de uma video longo nessas condições já é problema.
Normalmente quando está muito claro ou faço a correcção das curvas ou  uso um filtro para ajustar a exposição.
Na minha opinião estes tipos de ajustes, considero "ajustes finos", isto é, correcção de cores, níveis, curvas e não para fazer "milagres".
Espero ter ajudado um pouco mais.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Rodrigo

Amigo gcoutinho, concordo consigo, uma boa imagem nasce no acto da captura. Os programas de edição podem disfarçar alguma coisa, mas não resolvem o problema.

Infelizmente o que aconteceu comigo deveu-se a uma péssima iluminação de um concerto. Pois, apesar de ser uma iluminação artificial era muito contrastada. Ou seja, havia sítios com luz em excesso e outros com pouquissima luz, e depois a operadora de câmara era pouco experiente.

Como (projecto de) editor de vídeo sinto muitas dificuldades em dar um "look" profissional às imagens, e disfarçar aquele "look" cru do vídeo. Gostaria de saber se conhecem livros, tutoriais na net, ou mesmo alguém que esteja disposto a dar formação na zona do grande Porto, Trás-os-Montes e Minho?!

Desde já obrigado pelas respostas :)

gcoutinho

Lembrei me agora, com o plugin Magic Bullet Looks, é possível adicionar um Spot exposure.
Portanto, pode ajustar os níves num determinado ponto da imagem.

Logo se quiser, posso mostrar com um printscreen.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Rodrigo

Amigo gcoutinho, não conhecia o plug in. Mas já estive a ver uns vídeos no youtube e parece-me muito interessante.

Vou ver se o consigo arranjar.

Muito obrigado pela sugestão.

Cumprimentos.