Flowpod e tripé, como fazem?

Iniciado por gcoutinho, 17 / Dez / 2010, 19:09

Tópico anterior - Tópico seguinte

gcoutinho

O pessoal que usa Flowpod ou um outro estabilizador, como fazem quando querem sacar a câmara do Flowpod e usar um tripé?
Ter de calibrar outra vez, cada vez que se saca do tripé para o estabilizador não é muito practico.
têm algum Encaixe rápido adptado? podem partilhar info? imagens?
Obrigado
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Nuno S. Ferreira

Bem, por aqui usamos duas máquinas. Uma mais fixa e que é utilizada em tripé e ao ombro e uma outra para movimentos mais dinâmicos. Ainda assim temos um problema idêntico, pois esta última é utilizada num estabilizador (glidecam) e de vez em quando num slide o que origina o mesmo problema. Ter de calibrar o estabilizador sempre que regressamos ao mesmo. Estamos, no entanto, a pensar em utilizar um encaixe rápido para ver se evitamos essa situação ou pelo menos facilitar mais o processo com ligeiros ajustes.
Quando tiver isso pronto dou feedback.

gcoutinho

Gostava de ver esse "encaixe rápido" porque ainda não encontrei nada.
Eu, no meu encaixe do flowpod, com uma caneta de tinta permanente marquei a posição, sempre ajuda na calibração, no entanto um encaixe rápido seria o ideal.

Nuno S. Ferreira

gcoutinho, ainda não tenho o encaixe montado, mas quando estiver terei todo o gosto em mostrar e dar o meu feedback.
Em todo o caso vou dizer como me desenrasquei com o encaixe rápido.
A mim não foi o problema de encontrar.
Quando montei o slide e adquiri o estabilizador, nunca pensei que iria ter este problema constante de calibração, pelo que na altura optei por comprar uma cabeça, robusta mas relativamente barata para aplicar o slide. Não me interessava gastar aqui muito dinheiro porque o slide seria para uso esporádico e períodos de tempo relativamente curtos.
Comprei esta cabeça: http://www.studiolightworld.com/pt/tripes/cabecas/walimex-ft-6694ah-cabeca-de-rotula-profissional.html
Devo confessar que é bastante robusta e de boa qualidade, principalmente para o preço, no entanto tem um grande inconveniente. Usar material de marcas pouco conhecidas ou com uma implementação reduzida no mercado leva a que a gama de produtos oferecida não seja tão grande como a Manfrotto, por exemplo.
Isto para dizer o quê. Quando decidi que necessitava de um encaixe rápido para aplicar no estabilizador, para assim mais facilmente transferir a máquina de um lado para o outro (slide-steadi e vice-versa) não encontrei nenhum encaixe rápido em que a sapata da cabeça que tinha comprado fosse compatível. Nem mesmo na própria marca, que apenas disponibiliza a sapata como acessório extra.
A solução passou por comprar uma segunda cabeça para lhe retirar o encaixe rápido para aplicar no estabilizador.
Apesar deste custo desnecessário, com a compra de uma cabeça, quando apenas necessitava de um encaixe rápido, acho que ainda ficou mais barato do que comprar material manfrotto, por exemplo. Mas apenas necessitei para estes dois equipamentos. Se tivesse uma máquina que tivesse de andar de um lado para o outro entre vários equipamentos, não sei se justificaria. Provavelmente optaria por uma marca que me desse garantias nesse sentido, quando precisasse de um acessório.

Tem por exemplo este encaixe: http://www.bhphotovideo.com/c/product/241139-REG/Manfrotto_577_577_Rapid_Connect_Adapter.html

Compatível com esta sapata: http://www.bhphotovideo.com/c/product/553892-REG/Manfrotto_501PL_501PL_Sliding_Quick_Release.html

Se tivesse optado por Manfrotto, por exemplo, uma cabeça com as características da que comprei ficaria mais cara e para além disso teria, provavelmente, de comprar ainda o encaixe rápido (julgo que nesta gama de preços não trás). E agora para o estabilizador teria de comprar outro encaixe.

gcoutinho

O Flowpod já vem equipado com uma sapata de encaixe rápido

Encontrei uma solução que é marcar com um lápis os extremos do encaixe. Para sacar a máquina e gravar sem tripé ou manual serve, o problema é quando queremos passar para o tripé, slide etc.
Depois de observar o meu encaixe rápido do flowpod pareceu-me muito identico ao da manfrotto. Será que o encaixe não será o mesmo?
Se o encaixe for igual o problema poderá ser resolvido dessa forma.