Cinema Documental - Curso Iniciação

Iniciado por LG, 25 / Nov / 2010, 16:55

Tópico anterior - Tópico seguinte

LG

gcoutinho

Tenho mesmo pena de não poder ir, no dia 11  ainda estou fora do país.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

LG

Citação de: gcoutinho em 26 / Nov / 2010, 11:07
Tenho mesmo pena de não poder ir, no dia 11  ainda estou fora do país.

Boas,

depois eu conto como foi
;)

já ando a filmar umas coisitas a pensar no tal exercicio que vamos ter que fazer. pode ser que dê

:))

gosto deste genero, vale tudo...

gcoutinho

Isso não tem piada... eu queria era mesmo ir.
Vou de férias e chego no dia 11 à noite, senão ia mesmo...
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

LG

Citação de: gcoutinho em 29 / Nov / 2010, 19:46
Isso não tem piada... eu queria era mesmo ir.
Vou de férias e chego no dia 11 à noite, senão ia mesmo...
Ou tenta vir mais cedo ou começas dia 12
No Sab 11 deve ser - Linguagem Cinematográfica e introdução ao Cinema Documental

Domingo e seguintes dias. que deve ser
-Funcionalidades e tecnologias das câmaras digitais
....
- Técnicas de edição de audovisual (aqui deve ser com o premiere)
- Preparação do exercício
-Captação das Imagens (durante a semana)
- Apresentação do exercício

digo eu, segundo o folheto
:-D

Só temos que levar a câmara de filmar, (e eu posso levar a minha canon 550d) e um suporte de gravação,  tipo disco externo ou uma boa Pen

Henrique B.

Também era para fazer essa formação mas infelizmente não foi possível...
Laura, fico à espera de um feed-back/relatório sobre o mesmo, para o futuro.
;)

LG

Citação de: Henrique Bernardo em 11 / Dez / 2010, 21:06
Também era para fazer essa formação mas infelizmente não foi possível...
Laura, fico à espera de um feed-back/relatório sobre o mesmo, para o futuro.
;)

As inscrições esgotaram.
Está a ser óptimo, já filmamos hoje umas coisitas, amanha vamos filmar mais,. Depois no pateo, estavam os pequenos do curso de cinema a fazer um exercício de traveling, com um carril no chão, e o tripé com as tais rodinhas... (hummm isso veio mesmo a calhar) um focava outro espreitava, outro empurrava o tripé, outro trava o tripé, outro dizia "som", "câmara", outra dizia "silencio", e outra dizia "acção". xiiiii tanta gente e outro  segurava no micro e  outros visionavam (mas isso foi extra curso).

Já ficou clara na minha cabeça a diferença entre reportagem e documentário,  captura de imagens para cinema e de imagens para televisão.... etc... etc...
focar em zoom in e só depois fazer zoom out.... (eu pensava que sabia focar!!)
:wink: estou adorar

O curso vai passar por outras cidades, Coimbra e Porto, acho eu, recomendo vivamente que se inscrevam.

LG

O bideo que fiz durante essa semana de curso

mais uns tempinhos com aqueles profs ficava nos trinques

bigada a todos
8)

Nuno S. Ferreira

Laura, só uma questão.
Porque o formato 4:3 e não 16:9?
É só por curiosidade.

LG

Citação de: Nuno S. Ferreira em 22 / Dez / 2010, 09:52
Laura, só uma questão.
Porque o formato 4:3 e não 16:9?
É só por curiosidade.

As imagens foram obtidas em 3 dias, e não sei porque, azelhice, filmei em 2 formatos, no fim tive que optar por 1... para não ampliar o 4:3 cortei o 16:9.

Também por uma questão de gosto, o 16:9 é lindo para paisagens, para coisas mais urbanas, enquadramentos mais fechados, gosto mais 4:3.  grandes planos não ficam bem em 16:9.

Henrique B.

Ficou bom o video. Gravaste logo no primeiro fim de semana certo? Foi tua a opção de gravar na Lusofona, não tiveste ideias, ou foi o critério dos formadores?
Pena não ter ido  :cry:

LG

Boas

Antes de começar o curso, já lelava uma ideia, "fantastica" ;)e até já algum material filmado, um pouco megalomano para fazer durante uma semana... quando expos a minha ideia, disseram "isso não é documentario, é ficção... de autor" hummm  :? e agora o que é que faço?

Como as escolas são sempre ambientes que tem pano para mangas, por uma questão pratica fiz sobre a escola, filmei uma vez durante a semana e nos intervalos do curso, mas o tema foi livre, cada um escolheu o que filmar. Foi apenas um exercicio.

A escola está muito bem equipada, os alunos passam os sabados e domingos a trabalhar nas instalações, gostei de ver.