Ajuda na compra de equipamento

Iniciado por Helder M. Gonçalves, 20 / Mar / 2011, 13:36

Tópico anterior - Tópico seguinte

Helder M. Gonçalves

Boa tarde,

Estou a necessitar de comprar uma câmara para fazer umas filmagens de casamentos e eventos pequenos, mas tenho bastantes dividas acerca dos vários tipos de câmara.
Estava á procura de uma câmara que tivesse função de foco auto, pois sou pouco experiente na matéria. Depois vi equipamentos de vários preços, como por exemplo:
Entre uma câmara deste tipo e estas:   
Canon HF21
http://www.canon.pt/For_Home/Product_Finder/Camcorders/High_Definition_HD/LEGRIA_HF21/ 1100€

e este tipo de câmara justifica o preço em termos de qualidade de imagem/som e focagem?

Sony HVR-HD1000E -  1500€
http://www.sony.pt/biz/lang/en/pt/product/hdvcamcorders/hvr-hd1000e

Sony  HXR-MC2000E - 1900€
http://www.sony.pt/biz/lang/en/pt/content/id/1237479174110/section/product/product/nxcamcorders?preserveContext=true

E será que justifica o salto para estas:

Sony HDR-AX2000 - 3500€

Eu sei que provavelmente isto é muito tema de conversa, mas de facto fico na duvida pois a diferença de preços principalmente nas três primeiras não é muito grande.

Obrigado pelo vosso tempo, cumprimentos,

Helder Gonçalves

LG

Procura uma em que o foco seja manual, que seja pratica de focar manualmente
;)

Helder M. Gonçalves

Boa noite, será que me podem indicar, alguns exemplos de câmaras que sejam mais "fáceis" de focar manualmente.

Obrigado

LG

bem com 2.000€ já compras a canon mark II

José Costa

Boas.
Laura, ajude-me p.f.
Entre o seu post e o do Helder M. Gonçalves não existe mais nenhuma mensagem. Assim sendo, qual a razão para colocar todo o post do Helder M. Gonçalves como citação? Ilumine-me, pois estou sinceramente no escuro. E apesar de já antes ter falado nisto, verifico que nada mudou. Coisas minhas... Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Nuno S. Ferreira

Não quero ser mal interpretado, mas não percebi o porque de aconselhar uma máquina com foco manual, muito menos a canon 5dmkII.
Quanto ao valor que indica (2000 euros), é bem capaz de arranjar uma, mas esqueceu-se de dizer que acresce o custo de pelo menos uma lente, já que por esse valor apenas tem direito ao corpo. Ahh, e cartões de memória, muitos cartões de memória, e ainda baterias, umas poucas baterias.
Não estou a ser sarcástico nem irónico, pois se lerem alguns dos meus posts reconheço que as DSLR são fantásticas, no que diz respeito à qualidade e controlo da imagem. Tanto é que ainda não coloquei de parte a hipótese de vir a fazer casamentos com esse equipamento, mas ainda estão longe de ter a flexibilidade que uma câmara de filmar permite "out of the box".
Não percebi foi a recomendação desse tipo de equipamento, para o uso que o user referiu no post inicial (filmagens de casamentos e eventos pequenos), ainda por cima quando salientou ser "pouco experiente na matéria" e por isso procurava maquinas com auto-foco.
Ora uma DSLR, que apenas possui foco manual, para quem tem pouca experiência, e se quer lançar neste tipo de trabalho, acho que seria quase um tiro no pé.
Isto para não falar no limite de gravação (facilmente ultrapassável, mas quem tem experiência) e na reduzida autonomia das baterias em modo vídeo. Duas situações que aumentam significativamente o valor do investimento, logo os 2000 euros que indicou, não está muito correcto. Isto para não falar em acessórios que permitiriam um melhor uso/conforto, como follow focus, Viewfinder, mattebox, sistema de carris, etc, pois aí o custo final...
É apenas a minha opinião e que fique bem claro que não tenho nada contra DSLR para este tipo de trabalhos, muito pelo contrário. Mas aconselhar, quem não tem experiência, a investir neste equipamento para fazer casamentos, não acho a melhor solução.
Em todo o caso, se o Hélder M. Gonçalves acabar por optar por uma DSLR tem certamente máquinas por um valor bem mais baixo do que o que referiu (as canon 7D, 60D, 550D; as nikon D90, D5000, D300s, D7000, entre outras. Umas com mais limitações do que outras, é verdade), não são é full frame.

Helder M. Gonçalves

Bom dia,

Obrigado a todos pelos comentários, se possível, poderiam-me dizer o que acham acerca das câmaras mencionadas, tenho algumas duvidas acerca das Sony HVR-HD1000E e HXR-MC2000E, o preço superior justifica, em qualidade, a diferença para as Handycam tipo Canon HF21.
Eu sei que existem algumas opiniões contra estas Sony, e compreendo que a qualidade nunca se irá comparar com câmaras de 4000/5000€, mas tambem o preço é muito diferente.

Não me levem a mal só estou a tentar tirar algumas duvidas.
Obrigado

LG

Eu acredito, que para quem não tem experiencia que será mais facil começar a filmar com uma DSLR, começa logo do inicio com  o foco a temperatura de cor em modo manual, exposição iden, habitua-se a pensar e não ser a maquina a pensar por ele,... começa bem...

que depois o que faz uma imagem bonita é o dominio deste factores não é uma "grande" câmara

é a minha opinião,mas posso estar errada...
8)

pode arranjar lentes baratas e boas

agora os cartões é que convém ter uns trocos valentes,,, uns 300€

prontos, se comprar a canon 7d até 2000 ainda sobra quase 500€ para cartões...

muito importante a juntar à maquina um razoavel tripé.

Para eventos é uma questão de em alguns momentos ter 2 camaras a filmar
:wink:

José Costa

Boas.
Desculpem lá, mas eu de futebol não percebo nada. E como tal, em conversas de bola não dou opinião, ouço. E penso que em conversas de video deveria ser a mesma coisa: quem não sabe deveria ficar calado para não dizer asneira. E se é certo que esta tem destinatários, não queria que os mesmos ficassem aborrecidos, até porque não estou aqui para criar inimigos, antes confraternizar com quem tem os mesmos gostos que eu (de video, fotografia e informática falando, que o resto não é para aqui chamado). Sei que a minha linguagem pode ser desagradável, e levar a alguns constrangimentos por parte de alguns, mas se não formos abertos nas opiniôes, então não passamos de hipócritas. Respeito cabe em todo o lado, e aqui também, mas dizer o que se pensa não é falta de respeito, pelo que aqui vai:

- Quem não tem experiência deveria primeiro tratar de a adquerir, antes de se meter a trabalhar profissionalmente. Mas filmar casamentos é fácil, qualquer porcaria serve, e é por isso que o mercado está no estado em que está.

- O.K. existe uma primeira vez para tudo. Mas para tudo é preciso aprender primeiro. Porque da mesma forma que não estamos dispostos a colocar o nosso corpo numa maca para ser operado por um aprendiz de 1º ano, também não deviamos aceitar fazer reportagens sem primeiro se saber as bases. E infelizmente anda por aí muita boa gente que para além do botão REC da câmera não sabe mais nada.

- Mas a culpa não é de quem se mete a fazer estes trabalhos desta forma, mas do mercado que assim o quer. Se o cliente exigi-se aquilo a que tem direito e se processa-se nestes casos os maus profissionais, e se nós próprios não fossemos compadres da actual situação, nada disto se verificava. Todos perdemos.

- Um individuo não tem experiência e aconselham o sujeito a trabalhar com uma DSLR. Bonito! É o mesmo que não se ter carta de condução e darem-nos um avião para se ir trabalhar. Óptimo conselho!

- Lentes baratas e boas não existem. Ou são baratas, ou são boas.

- Trabalhar com tripé em reportagens BBC (Bodas, Batizados e Casamentos) é quase impossivel. E eu adoro trabalhar com tripé. Mas é impraticável na maioria das vezes.

- Querer colmatar a falta de experiência com 2 ou mais câmeras é um erro. Com uma câmera pode-se fazer um óptimo trabalho, com 2 um trabalho excelente. Mas é preciso que cada câmera tenha dois dedos de inteligência por trás e que cada um saiba o que tem a fazer. Ou seja, as câmeras são estúpidas e se tiverem dois burros a operá-las, não vai sair grande coisa como resultado.

- "começa logo do inicio com  o foco a temperatura de cor em modo manual, exposição iden" - Tudo muito certo. O problema é que a maioria nem sabe o que raio isto é e para o que serve. E se não sabe, deveria então ir aprender. Mas aprender demora tempo e o pessoal quer é ganhar dinheiro rápido.

Desculpem, mas o objectivo não é ofender ninguém, apenas ser honesto comigo mesmo. Que isto de apenas ler o que os outros escrevem e de escrever apenas o que os outros querem ler, não é forma de evoluirmos. Deveriamos mais falar (ou escrever) aquilo que realmente pensamos e sentimos, sempre com respeito para com os outros, mas sem medo do que do outro lado da net vão pensar de nós. Ninguém gosta de ser criticado, e eu também não, mas por vezes tal é necessário. Existem alturas em que devemos parar para pensar e avaliar tudo o que nos rodeia, e debater o que consideramos certo ou errádo, independentemente do que outros possam pensar. E se é certo que muitas vezes prefiro nem me pronunciar para não levantar ondas aqui no sitio, outras vezes não posso deixar de o fazer, pois leio coisas contrárias a tudo o que é lógico e desejável.

A vida custa a todos e todos procuram o sucesso. Mas não é com este tipo de actitudes (incentivar o mau profissionalismo) que o vamos conseguir. Eu não vou para um fórum perguntar se devo comprar um sarrote ou uma faca do mato para operar o desgraçado que está aqui em cima na mesa. Primeiro vou aprender quantas pernas e ossos o cliente tem, vou ver os outros a fazer e ajudar no que fôr possivel e só depois é que corto aqui a perna ão trolha (isto se entretanto ele não morrer  :-({|= ).

Laura, concordo plenamente consigo: "o que faz uma imagem bonita é o dominio deste factores não é uma "grande" câmara". Independentemente da câmera que se tem, são os conhecimentos e experiência de cada um que resultam em bons ou maus resultados. Mas porque você tem esses conhecimentos e/ou experiências, não parta do principio de que os outros também estão habilitados para o fazer. Acredito que saiba do que fala, mas também acredite que a reportagem BBC é totalmente diferente de tudo aquilo que conhece. E já  agora, não leve demasiádo a peito o que escrevi. Não é nada pessoal, apenas e só opinião.

Nuno S. Ferreira, faço do seu post as minhas palavras, isto se me é permitido. Um "raciocinio" plenamente correcto, pelo meu ponto de vista.

Helder M. Gonçalves, estou disponivel para o ajudar em todas as suas dúvidas, assim o tempo e conhecimento o permita. Mas não queira começar uma construção pelo telhado. Opinião é opinião, e vale o que vale, mas mais importante que a opinião deste ou daquele, o mais importante é o conhecimento que se tem. Como é que sabe que o conselho deste ou daquele é o melhor, se você estiver completamente no escuro? O principio são as bases, e as bases começam por se aprender as diferenças entre os vários equipamentos disponiveis, os controles de cada um, a linguagem cinematográfica, e muitos outros assuntos. Se se limitar a ir pela opinião expressa por um qualquer de nós, e comprar uma determinada câmera, o que é que lhe garante de que fez a opção correcta e de que vai ser capaz de executar um bom trabalho? Porque é o sucesso que procura, correcto?

Ter conhecimentos e alguma experiência é fundamental para depois poder avaliar a opinião expressa por qualquer um de nós ( ou outros), para assim você próprio tirar as suas próprias conclusôes, para poder fazer as suas compras em consciência. Porque acredite numa coisa que aprendi ão longo destes anos, nesta actividade: muitas vezes os outros sabem menos que nós.

O que é que eu sei? Apenas sei que sou um eterno aprendiz. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

LG

com uma dslr acho que é mais facil uma pessoa libertar-se de certos "formatos" seja no que for...Para mim o video é arte e falta muita arte no video, falta ver coisas novas, diferentes, falta investigação... deve existir algures por ai...

já que vai começar do zero, porque não começar com uma dslr... antes de se meter num trabalho comercial, tem que treinar muito, conhecer muito bem a maquina...

Nuno S. Ferreira

A Laura vai-me desculpar, mas não acho que é por usar uma DSLR que se vai começar a ver coisas novas e diferentes. Ou se tem criatividade ou não, ponto parágrafo. Seja usando DSLR ou outra câmara. Não vamos estar aqui com rodeios. Já vi alguns filmes de quem trabalha na área, feitos com as normais máquinas de vídeo, há uns bons 2ou 3 anos (ainda as reflex não estavam neste jogo), muito mais bem conseguidos do que alguns recentes de profissionais que usam DSLR.
Se um indivíduo tiver uma DSLR e não tiver criatividade e imaginação para tirar proveito das suas capacidades (com a profundidade de campo, por exemplo) em que é que a máquina é melhor do que outra qualquer?

Só um acréscimo ao meu post anterior, pois só agora me lembrei. A todo o custo necessário para ter uma DSLR a funcionar para este tipo de trabalho, há ainda que investir num equipamento para a captura de áudio e respectivo micro.

Apenas a minha opinião, sem querer ofender ninguém.

Quanto à resposta do José Costa, não podia estar mais de acordo.

Mas acho que já chega de off topic. Se calhar seria uma boa ideia, até para troca de opiniões ou experiências e partilha de conhecimentos, criar um tópico sobre este tema.

LG

Cada um tem as suas convicções. E eu não estou nada arrependida de ter optado uma dsrl, para filmar, mesmo! Sou mais eu que falho, que a maquina ;)

o que custa mais a pagar são os cartões, eu tenho um de classe 6 e outro de classe 10...

o de 6 parece que custou menos 1/3 que o de 10, acho que já não anda muito bom... o de 10, para a frente é que é o caminho.

espero que baixem os preços

João Vieira

Poderia sempre considerar a Panasonic AG-HMC81E por 2500€

Nuno S. Ferreira

Laura, em nenhum lado se mencionou que a máquina é que falha. Se algo corre mal, sem ser problema do equipamento, o defeito é de quem está por trás.
Só mais uma questão. Pelo que percebi tem dois cartões, não sei de que capacidade. Qual o tempo máximo de gravação total em cada um deles? E a bateria. Qual a autonomia a filmar até se esgotar?

Respondendo mais directamente ao tópico, tenho uma canon XH-A1s, que me custou cerca de 2500 euros e estou bastante satisfeito. E tem foco manual e automático  :lol: (esta foi na brincadeira)

LG

tenho duas baterias, o dia todo a filmar por volta das 16 horas é que me pede para trocar...
-ás vezes olho para o relógio, "está na hora de trocar"

pelas minhas contas a bateria dá para umas 5, 6 horas seguidas a filmar.

cartões tenho um 16g classe 6 custou uns 60€, anda a falhar "cartão sem acesso" como se tivesse trancando, agito um bocado, fica bom... (dá para 40 minutos)

outro de 8 gigas classe 10, custou 60€, de outra marca, não falha (dá para 20 minutos)
foi um erro ter comprado um cartão só de 8 gigas  :(, porque 20 minutos voam!!!
classe 10, sim, mas 16gigas para cima

eu acho lindas as canon xl1, tb gostava de ter uma...
8)

....

eu acho que nós para sermos bons no quer que seja, temos,que trabalhar, trabalhar, trabalhar, no nosso caso, filmar, filmar, filmar, com uma câmara grande, cara, raramente sai do saco... uma mais pequena, anda connosco para todo o lado... eu penso assim... e quando chegar a altura dos eventos, trabalho mais serio, já estamos soltos, seguros, já treinamos bastante, independentemente da câmara a usar

por tanto para, quem começa deve começar por algo pratico, porque se não não leva a câmara porque está a chover, para a praia também não vai, areia não faz bem ao equipamento, não filma na rua que pode ser assaltado... etc etc...  então quando é que filma?

(eu acho que já estou aqui a entrar num grande off topic, as minhas desculpas)