Arrastamento da imagem - Interlaçado ou Progressivo

Iniciado por Rafael Madeira, 25 / Fevb / 2011, 19:20

Tópico anterior - Tópico seguinte

Rafael Madeira

Boas.

Tenho andado a filmar pedras de cantaria de monumentos, uso um tripé e filmo em movimentos verticais e horizontais as formas da pedra trabalhada.., mas a imagem aparece-me com algum arrastamento o que impede uma visualização clara das formas,..já aumentei a velocidade do "shutter" e tive resultados melhores, mas ainda não estou satisfeito... podem-me aconselhar acerca deste problema?

A minha câmara filma em entrelaçado será que uma câmara que filme em progressivo poderá dar resultados melhores?

Obrigado

Filipe Araújo

Olá Rafael Madeira,

não sou o melhor elemento do fórum para responder, mas creio que ajudava dizer qual a câmara que utiliza: câmara de vídeo, d-slr, e de preferência o modelo bem como os valores que utilizou.

A alguns dias atrás um colega mostrou-me umas imagens da câmara (profissional e que grava em cartão) dele num computador onde nos deslocamentos se via o efeito de arrastamento, quando o questionei sobre isso, ele respondeu que no momento da criação do DVD tudo ficaria limpo. Não tenho uma explicação técnica para isso mas acredito que ele tenha a sua razão.

Qualquer das formas o problema parece ser este aqui debatido e onde mais abaixo alguém sugeriu uma resposta:

http://www.portugalvideo.com/portal/forum/topic,3552.msg17436/#msg17436

Espero ter ajudado, Filipe Araújo.

LG

mostra lá esse arrastamento....

talvez seja o que eu estou a pensar, no youtube há montes de videos a explicar esse problema, ou seja, se moves a camara muito depresa existe esse arrastamento,
se mover devagarinho, não

é uma falha assumida, acho que não há como fugir

Rafael Madeira

oi

Filipe, filmo com uma Sony hdr fx1000....deste-me uma luzinha  ;) parte do problema pode estar relacionado com o codec ou com o conjunto câmara/computador quando passo para Bluray (codec) as coisas melhoram pena que não tenho gravador. E em mpeg 4 (.f4v), embora muito comprimido fica também melhor ::) provavelmente tenho de experimentar mais esta historia dos formatos...obrigado.

Filipe Araújo

Boa noite Rafael Madeira,

Apesar de estar ligado a este fórum a mais ou menos um ano. Acredito que cresci bastante no vídeo desde aí, por isso só agora é que tento apoiar outros como fizeram por mim no passado, sinto uma dívida com este fórum. Quero dizer com isso que o meu nível de conhecimento ainda é bastante limitado, no entanto existem aqui elementos com muito conhecimento na área e que o podem ajudar mais em concreto.

Não sei se ajuda, mas comprei um leitor de Blu-ray da LG a bom preço, que apesar de lhe dar pouco uso, já que ainda não tenho uma câmara profissional (apenas tenho uma do segmento de consumo) que faça HD/Full-hd, tenho ficado satisfeito
http://www.pixmania.com/pt/pt/3495086/art/lg/gravador-blu-ray-dvd-bh10.html

Espero ter ajudado, cumprimentos: Filipe Araújo.

AC

CitaçãoA minha câmara filma em entrelaçado será que uma câmara que filme em progressivo poderá dar resultados melhores?

De um modo generico, o entrelaçado tem vantagens relativamente ao progressivo, quando a ação é rápida, ou existem muitos movimentos de câmara, especialmente de pan.

Não vi as imagens, mas não creio que tenha muito a ver com ser "i" ou "p". Como eram as condições de luz? Interior ou exterior?
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Rafael Madeira

Boas noites

Sr. A. Caneira não terá se enganado/trocado....sempre pensei que o progressivo tinha mais vantagens em especial com o movimento pan ...afinal o entrelaçado é uma forma de condensar imagens... se estamos em movimento uma sequencia de imagens completas podem definir mais os detalhes durante a acção (na minha forma básica de pensar)..mas como em tudo, pode ser uma questão de processo.
A pedra é basáltica (preta) com luz natural, as ideais...penso eu.
A minha câmara só filma em entrelaçado (tem uma função que imita o progressivo mas não é lá grande coisa)

Filipe, não estou a espera de soluções imediatas neste ou outro fórum. Vivemos na era da informação e as ajudas para encontrar o caminho da informação certa/util valem muito.

Obrigado

Rafael Madeira

AC

Caro Rafael Madeira, se você tem uma câmara capaz de gravar a 50P (sei que não porque disse que só gravava em "I", eu retiro o que disse... caso contrario mantenho e reafirmo.

O primeiro link que colocou é uma mistura de conceitos que nada tem a ver, uma coisa é mostrar uma imagem num qualquer display, outra é a sua captura... para posteriormente ser mostrada, ou tratada.

O segundo link que está a digerir, pois bem lá para o fim, tem umas pistas sobre o que afirmo.

CitaçãoWhen shooting in progressive mode with your camcorder it's important to 'follow the action'. Here's an example. If you were to 'lock' your camcorder off on a tripod and set the zoom to medium/wide in a street scene and film a car as it drove past, in progressive mode the car would enter the frame from the right (depending on which way the car was heading), then 'judder' or 'flicker' its way across the frame, and finally leave the frame from the left. There's a better way to shoot this car in progressive mode. Instead of locking the camera off on a tripod, you would carry out a panning shot instead; panning the car as it drives past. This way the car won't 'judder' its way through the frame because you are 'following the motion' of the car.

Então e como se segue a ação, num jogo de futebol de salão, em que correm uns para um lado e outros para outro, e sempre a fazer-se pan?
E numa corrida de formula 1 em que na posição de uma dada câmara, o carro vai sempre surgir no enquadramento sempre da direita para a esquerda, portanto contrario ao sentido do varrimento de captação da imagem progressiva? (por isso no "P" as pan, da esquerda para a direita são menos problematicas do que as da direita para a esquerda)

CitaçãoI find that pop concerts for example look weird in progressive scan 25p but look outsounding in 1080i and 720/50p

Nem lembro se existe aqui algum topico sobre Interlaçado versus Progressivo, mas seria interessante...

Agora sem duvida que o futuro será "P" quando for viável tecnicamente e economicamente produzir em 50P. Até lá as produtoras e broadcasters preferem 1080i 50 frames a 720p 25 frames

José Costa

Boas.
Correção:
Em vez  de: "Até lá as produtoras e broadcasters preferem 1080i 50 frames a 720p 25 frames"
deve-se ler: "Até lá as produtoras e broadcasters preferem 1080i 50 fields a 720p 25 frames"
Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

LG

Intrelaçado para TV, pogressivo para cinema

(espero não estar a trocar)

filmamos em p ou i se é para passar tanto na TV como no Cinema ?

os formatos de gravação da canon 550d, é tudo progressivo, certo?
• 1920 x 1080 (1080P, 16:9) @ 30/25/24 fps
• 1280 x 720 (720P, 16:9) @ 60/50 fps
• 640 x 480 (4:3) @ 60/50 fps

AC

Citação de: Jose Costa em 28 / Fevb / 2011, 09:08
deve-se ler: "Até lá as produtoras e broadcasters preferem 1080i 50 fields a 720p 25 frames"

Sempre atento. Nem mais... obrigado pela correção.

CitaçãoIntrelaçado para TV, pogressivo para cinema

Diria que não é só uma questão de se é para TV ou cinema, mas sim de quantos frames por segundo dispomos para uma dada resolução pretendida, e do tipo de ação que vamos captar.

O cinena de "Hollywood" ou se quiser profissional, é outro mundo, e outra câmaras...

LG

quantos mais frames por segundo mais congelado fica o movimento,  mas onde entra aqui aqui o entrelaçado e progressivo, que diferença faz ?

bem se a canon 550d só faz progressivo, se o monitor do pc 'e entrelaçado, ('é natural que dê barraca)
:-[, ou tou a pensar mal

o premiere cs3 quando importa o ficheiro mov, :1280 x 720 (720P, 16:9) @ 60/50 fps..... altera para 24 frames?

José Costa

Boas.
Laura, a sua anterior mensagem está cheia de falhas e incorreçôes. De qualquer das formas, e se me permite, tem neste tópico a resposta a todas as suas dúvidas, e a muitas outras, que se calhar nem imagina que existem e que mais tarde ou mais cedo as vai ter.  :D Boas.

P.S. Os monitores de PC são progressivos.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

LG

Bons dias,

Grande confusão, realmente... hei-de olhar para esta matéria com mais calma

José, estou sem tempo e € para ir até ao norte, se repetirem a dose mais para sul, quem sabe...
bom curso!