Opinião sobre a HDR-AX2000E

Iniciado por Filipe Araújo, 16 / Fevb / 2011, 20:10

Tópico anterior - Tópico seguinte

Filipe Araújo

Olá a todos mais uma vez,

O meu nome é Filipe Araújo, a minha área de trabalho são as reportagens de BBC´s.

Este ano quero dar finalmente o passo para o HD, e como tal passa pela compra de uma câmara de vídeo.

Após falar com alguns colegas de profissão, que apesar de terem a Sony NX5 e se encontrarem muito satisfeitos, recomendaram a compra da AX2000E (premio EISA – best product) como uma boa opção de câmara.

As perguntas que faço, são as seguintes:

Qual a vossa opinião sobre a câmara?

O preço que neste momento tenho são os seguintes, mas caso alguém saiba de melhores e confiáveis agradecia?

Redcoon ----------------------------------------------------------- 3279 € com iva
Pixmania --------------------- 3 499 € com iva ----- desc 4 --------- 3359 € com iva
Tagore Andorra ---------------------------------------------------- €3299.00 iva incluido

Como sempre, abraço: Filipe Araújo.

Joao Luis

Olá Filipe,
já obtiveste alguma resposta? neste foram já vi que não.
Também estou interessado nessa câmara mas gostaria de ouvir opiniões.

Abraço

José Costa

Boas.
www.google.pt e obtêm-se montes de reviews.

Mas se não se souber interpretar os resultados e se não se souber como comparar as caracteristicas com outras câmeras, não serve de muito. Opinião é opinião, e factos são factos. E nisto de video, muitas vezes interessa mais os factos e menos as opiniôes. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

João Vieira

O melhor é veres dentro da gama que pretendes, o que o mercado tem para te oferecer!

O segundo passo, é passar umas horas de volta do vimeo e youtube a ver test shot em variadas situações!

Filipe Araújo

Olá João Luís,

a razão da compra desta máquina (HDR-AX2000 E) assenta sobretudo na recomendação de colegas da minha área (reportagens de BBC). Esta câmara que ganhou o prémio de melhor câmara EISA (Ainda que no segmento de consumo), para mim excelente barómetro de qualidade. Sempre que comprei equipamentos premiados pela EISA e TIPA nunca me arrependi.

Apesar dos 2 casos com quem falei terem ambos a HXR-NX5E a alguns meses, encontram-se bastante satisfeitos com elas e sei que se tratam de pessoas que se informam sobre equipamentos e que são honestos nas suas opiniões.

Segundo eles, e porque compraram as suas máquinas mal saíram, ainda não existia em stock de fornecedores a HDR-AX2000E, por isso se fosse hoje talvez a opção recaísse a AX que me recomendam, isto porque, se fizeres uma pesquisa na Web HXR-NX5 VS HDR-AX2000 E, encontrarás 20 diferenças mas onde se destaca 3 grandes diferenças: Possibilidade de ligar a NX5 a um disco externo de 128 GB, Saída SDI e sinalização GPS. Ambas as máquinas são muito semelhantes, na verdade acho-as quase iguais, apenas uma foi feita para o segmento profissional (NX5) e a outra para o segmento doméstico (AX2000) mas com características verdadeiramente profissionais.

Segundo os meus colegas, e que me fez sentido, o disco custa entre 500 e 700 € e que sai muito mais barato a compra de cartões, a saída SDI permite a ligação a directos (a minha área está bem definida – BBC – não creio que vá fazer directos como nunca fiz no passado, quanto a sinalização de GPS também não creio que me fará falta), razão porque inicialmente a minha escolha recaia sobre AX2000E.
Nas primeiras pesquisas que fiz sobre as diferenças de preço entre as máquinas reparei o seguinte: em Portugal a diferença entre as 2 câmaras encontra-se muito próxima dos 500 € mas em Espanha a diferença ronda os 250 €. Existe uma promoção feita pela Sony, creio que até o final de Março, em que ao comprar a NX5 poderá fazer download do Vegas, trata-se de um software de edição que ronda os 500€ e que não está disponível para AX2000E.

Trata-se apenas da minha opinião, apesar de continuar a achar que a AX-2000E, é uma excelente opção, sinto-me dividido entre a NX5 e preocupa-me o facto de ainda não encontrar alguém que tenha a AX-2000E.

Espero ter ajudado, Filipe Araújo.

philder

Olá Filipe,

Eu comprei a AX2000E em Dezembro e estou super satisfeito com ela! Na altura também estava dividido entre a AX2000E e a NX5, mas como disse, as grandes diferenças estão na gravação para disco externo, saída SDI, GPS, e eu ainda acrescentaria o facto de da NX5 fazer 720p. Mas vejamos, o preço do disco dá para comprar vários cartões, o SDI só mesmo para directos e pouco mais, coisa que não faço, GPS não me parece necessário e, hoje em dia, acho que gravar em 720p é não aproveitar as capacidades do equipamento quando se pode gravar em 1080p, por tanto, tudo aquilo que o Filipe disse faz sentido! Agora se conseguir uma diferença de 250€ é capaz de valer a pena, nunca se sabe o que o futuro nos reserva, de qualquer das maneiras em acessórios já gastei quase o mesmo que o que gastei com câmara. :P

Não sei se é utilizador de PC ou MAC, mas posso adiantar que em Final Cut (Mac) demora algum tempo a fazer Log and Transfer, que é, basicamente, a captura da câmara para o software. O tempo que demora é menos do que se tivesse que passar em tempo real, mas mesmo assim não fica muito longe disso.

Sei que não ajuda muito, mas fica aqui o meu apoio na compra desta beleza!

Cumps,
Luís Lucas ;)

Filipe Araújo

Olá Luis Lucas,

antes de mais agradeço a resposta e o apoio. Outra diferença importante entre a compra dos 2 modelos, até ao final de Março, é que na compra da NX5 é-nos incluido o Sony Vegas com um custo de 500 euros de mercado e isto também dá que pensar.

Mais uma vez grato pela ajuda, opiniao e apoio. Filipe Araujo.

Joao Luis

Obrigado pelas dicas Filipe, ajudou bastante. Estou bastante interessado nessa camara, tambem faço BBC's e penso que se encaixa perfeitamente. Muitas vezes sinto dificuldades em filmar em locais de pouco luz e parece-me que esta camara nisso é bastante boa.

Mais uma vez obrigado.

Cumprimentos,
Joao Luis

Joao Luis

ja agora, em que site espanhol custuma ver as camaras?

Filipe Araújo

Boa noite,

a empresa chama-se GM provideo e fica na La Corunha.
Tenho boas recomendações dessa casa.

Caso o meu negócio vá para a frente, descriminarei aqui o processo. Aguarde mais alguns dias. Abraço: Filipe.