Rendering?

Iniciado por LG, 26 / Fevb / 2011, 22:35

Tópico anterior - Tópico seguinte

LG

em que  altura de um projecto 'e que fazem o rendering?

se estão sempre a fazer? editam uns bocadinhos, rendering, ou é só no fim?

não sei se é boa ideia, fazer sucessivos renderings sobre os mesmo clips, alteramos, renderinho, voltamos alterar, novamente rendering?

Filipe Araújo

Olá Laura,

creio que a metodologia de trabalho depende de pessoa para pessoa e do equipamento que utiliza.

Tenho uma placa dedicada, infelizmente só para SD, o que me permite trabalhar praticamente em tempo real. No entanto ainda sao algumas as vezes que tenho parte do filme por render e por vezes sinto que a máquina torna-se mais lenta e corre mais riscos de crashar. Assim, eu tenho por sistema render sempre que me surgem situaçoes, mas no entanto tento sincronizar com problemas do dia, telefonemas, ver e-mail, pausa para o almoço, etc.

Espero er ajudado, Filipe Araújo.

LG

Obrigada Filipe

a minha duvida é se não estraga o filme sucessivos renderings, por um lado se for fazendo o  rendering á medida que for editado, é mais rápido, por outro lado, reparo que no 1ª rendering correu bem, o 2ª sobre o mesmo clip já vem com defeitos... não sei se sucessivos renderings não alteram a imagem...

se é melhor deixar para o fim e ficar umas horas à espera que a coisa corra
;)

Filipe Araújo

Não creio que isso tenha razão de ser. Pelo menos comigo nunca aconteceu. Filipe.

José Costa

Boas.
Não existe um segundo rendering, a não ser que algo no local tenha sido alterado. E se assim fôr, o 1º rendering é descartado e efectuádo novo rendering. Pelo que não pode verificar uma degradação da imagem numa segunda passagem, por razôes do rendering.

Tem a certeza de que é um rendering que está a fazer e não um export? Pergunto eu, não sei... Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

LG

Boas José

é rendering, "enter"

se calhar são outras as causas... porque é que pontualmente o redering não corre bem... vou estudar melhor o assunto

obrigada

gcoutinho

O Rendering para pré-visualização  não é a exportação final, serve apenas para visualizar efeitos aplicados ao video, ver os efeitos, transições, etc em tempo real é preciso equipamento com bastante processamento e RAM, ao fazer o render, faz-se a composição temporária para pré-visualizar o resultado.
Ao fazer a exportação final, refaz-se o rendering total da composição da time-line.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

António Cristo

O Rendering cria ficheiros temporários que se mantêm até que se altere algo na time line ou se destrua os mesmos. No caso Adobe podão ser vistos na pasta "ADOBE PREMIERE PREVIEW FILES" esta pasta pode ser definida (sua localização) quando se abre um projecto novo e se diz onde vão ficar os documentos deste mesmo projecto.

LG

boas,

é no premiere que editam em tempo real? isso altera os ficheiros originais, corta, apaga directamente no ficheiro avi ou mov?
compensa o ganho de qualidade?

Filipe Araújo

Boa noite Laura,

eu trabalho com o adobe premiere pro (trata-se de uma versão anterior ao cs), mas ele apenas trabalha em tempo real porque tem uma placa dedicada de edição, no meu caso uma placa Matrox rtx100.

Qualquer das formas, caso apliques muitos efeitos precisa de ser rendido, ainda que mais rápido.

Qualquer das formas, para quem dedica muito tempo a edição de video, acaba por poupar muito tempo e tempo é dinheiro. Filipe.

António Cristo

Citaçãoisso altera os ficheiros originais, corta, apaga directamente no ficheiro avi ou mov?

Aconselho vivamente a ter formação na área. Esta questão mostra uma grande necessidade da mesma.
Não os ficheiros não alteram "à partida".

LG

hummmmm

formação? vou aprendendo aqui e ali, demoro mais tempo, mas vou aprendendo

obrigado aos dois
;)

gcoutinho

Citação de: Laura em 01 / Mar / 2011, 19:28
boas,
é no premiere que editam em tempo real? isso altera os ficheiros originais, corta, apaga directamente no ficheiro avi ou mov?
compensa o ganho de qualidade?

Acho que ainda tens uma ideia errada do assunto,
No premiere crias uma sequencia nova, essa sequência pode ser 1, 2 ou N pedaços de video, fotos, audio etc. No final fazes um ficheiro com a composição gerada.
Editar um ficheiro de 60 minutos "bruto" é exactamente o mesmo conceito, uma sequência com um só ficheiro de video que no final será o teu video original com os cortes mas gravado com outro nome.

Imagina um texto no word de 40 paginas, se te pedem para resumir, editas o texto e a meio colocas umas imagens para ilustrar, no final guardas com outro nome e tens um outro documento.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Filipe Araújo

Boa noite Laura,

quando comprei a minha placa Matrox, baseado na recomendação de colegas, também estranhei a expressão "tempo real".

Trata-se da possibilidade de aplicar filtros nos clips sem que haja a necessidade de render as imagens, no entanto há um limite de filtros que podem ser aplicados. Isto nada tem a ver com alterações sobre os ficheiros capturados, esses mantem-se inalterados em todo o processo de edição. No processo de edição, quando exporta o seu projecto, ele cria um novo ficheiro mas não lhe altera os ficheiros da captura.

Cumprimentos: Filipe Araújo.

LG

Boas,

Já percebi, por exemplo a maquina de filmar/dslr corta mesmo os ficheiros ao meio, (algo que nunca faço)

então a única vantagem de editar em tempo real é a economia de tempo, a qualidade no final é igual?