Corrigir cor

Iniciado por Gonçalo, 27 / Mar / 2011, 19:52

Tópico anterior - Tópico seguinte

Gonçalo

Boas,

Surgiu-me a seguinte duvida: devo corrigir a cor de um filme apenas depois de montado certo? Por exemplo fazia a montagem no sony vegas, exportava e depois poderia corrigir a cor  num software à parte. Não sei se é o método mais correcto..

Já agora, que software me aconselham para fazer a correcção de cor?

Filipe Araújo

Boa noite,

pessoalmente defendo a correcção de cor no projecto, ate porque tem os planos separados e a correcção da cor não costuma ser igual em todos os cortes.

No entanto em certas situações, como na criação de um clip, é mais fácil exportar uma sequencia ou um projecto do filme, abrir e aplicar um filtro de cor que atinge a a totalidade do export.

Espero ter ajudado: Filipe Araújo.

José Costa

Boas.
Gonçalo, pretende corrigir a côr ou fazer a gradação digital e gerenciamento das cores? Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Gonçalo

Citação de: Filipe Araújo em 27 / Mar / 2011, 22:49
Boa noite,

pessoalmente defendo a correcção de cor no projecto, ate porque tem os planos separados e a correcção da cor não costuma ser igual em todos os cortes.

No entanto em certas situações, como na criação de um clip, é mais fácil exportar uma sequencia ou um projecto do filme, abrir e aplicar um filtro de cor que atinge a a totalidade do export.

Espero ter ajudado: Filipe Araújo.

Pois, mas por exemplo eu agora ando a editar com o sony vegas, é possível fazer a correcção de cor neste software?

Gonçalo

Citação de: Jose Costa em 27 / Mar / 2011, 23:20
Boas.
Gonçalo, pretende corrigir a côr ou fazer a gradação digital e gerenciamento das cores? Boas.

Pode dizer qual é a diferença? Não tenho experiência nesta parte.

LG

Bons dias,

Antes de mexer na cor ou no contraste deverás rever a calibração do ecran, o melhor é não mexer muito, depois do projecto acabado, gravas em avi, e visualisas em varios encrãs, tvs, outros pc, etc...

Se for o caso, não sei muito bem como é no sony vegas, mas deve dar de certeza para corrigir a cor...

Pedro Rocha

O Sony Vegas tem efeitos de correcção de cor específicos para cada caso, é uma questão de ir testando, podem ser aplicados ao evento (clip), à pista ou a todo o projecto.

Na aba Video FX encontras várias ferramentas para o fazer.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

José Costa

Boas.
Citádo por Gonçalo: "Pode dizer qual é a diferença?"

www.google.pt

Boas.

P.S. Não leve a mal, mas o tempo não dá para mais. E foi só mesmo para não ficar sem resposta  :'(
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

gcoutinho

Para mim, o melhor tutorial de correcção de cor que já vi.
O conceito é exportar um frame para o photoshop, corrigir o RGB, guardar as curvas de cores e importar essas curvas de cores no AfterEffects.  Nunca cheguei a experimentar, mas no Premiere deve funcionar da mesma forma.

Exemplos de Videos com correcção de cor

http://vimeo.com/14400218
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

LG

nestes vídeos as correcções são mínimas, só aumentou um bocado o contraste, a meu ver, acho que se pode fazer logo no premiere, não precisa de dar tanta volta.

;)

Gonçalo

Obrigado.

Estive a pesquisar e o sony vegas, tem uma ferramenta que se chama Color curves penso eu, e já dá para fazer minimamente o que eu queria.

Mas já agora uma questão, fazendo a correcção de cor no vegas ficarei mais limitado do que se fizesse no after effects?

E para fazer no after effects tenho que estar a exportar do vegas e depois abrir no after effects certo?

LG

eu acho que o after eftects é mais para outras coisas...

essas correcções são básicas, qualquer programa faz bem

gcoutinho

Citação de: Laura em 30 / Mar / 2011, 23:33

eu acho que o after eftects é mais para outras coisas...

essas correcções são básicas, qualquer programa faz bem

A intenção é saber como fazer manualmente e Compreender o que se faz... se for nessa linha de pensamento também pode dizer...
"Bahhh ajustes manuais?! não é preciso ... qualquer máquina grava muito bem em automático"

LG

Citação de: gcoutinho em 31 / Mar / 2011, 12:07
A intenção é saber como fazer manualmente e Compreender o que se faz... se for nessa linha de pensamento também pode dizer...
"Bahhh ajustes manuais?! não é preciso ... qualquer máquina grava muito bem em automático"

as maquinas baralham-se todas no automático, basta variar um bocadinho o enquadramento lá está ela a disparar outra correcção de cor, em fotometria igual... só se nunca saíres do mesmo enquadramento, mesmo assim, passa um objecto a frente já estragou tudo...para mim, a abertura, velocidade, iso, temperatura de cor, foco tem que ser fixo e pensado pelo fotógrafo/camara...
nada de Autos...

aqui fala-se em corrigir a cor... a cor é muito difícil de corrigir... se está verde corrigimos com magenta, vermelho com cyen, azul com amarelo... em teoria, na pratica uma grande dor de cabeça...

o exemplo em cima é a correcção do contraste bem mais fácil...

;)

gcoutinho

Citação de: Laura em 02 / Abr / 2011, 00:53
o exemplo em cima é a correcção do contraste bem mais fácil...
Errado, no vídeo acima que eu partilhei, é Correcção de cor.
RGB (Red, Green, Blue).