Captar o melhor som possível em BBCs???

Iniciado por Nuno Trindade, 11 / Abr / 2011, 11:12

Tópico anterior - Tópico seguinte

Nuno Trindade

Viva

Como é que a malta está a trabalhar???

Apercebo-me que há malta que trabalha com sistemas de lapela wireless e num sei que mais...

Mas será que isso não é um bocado difícil??? Estar a espetar isso no vestido da noiva, por exemplo???

Actualmente, tenho uns at897 em tripés...

Nem sempre fica perfeito... Há sempre um carro a passar na rua... Um bebé que não pára de chorar...

Desabafem para comigo...

Cumprimentos

LG

Nuno, acho que deve ser dificil não gravar o som de um bebé a chorar,

Noutro dia a gravar tive uma mota horrorosa, barulhenta a passar, que não interessava nada...

eu acho que tem mais haver da forma com trabalhas com o equipamento, doque o proprio equipamento, o ideial é ter alguem a tratar e preocupado com o som enquanto estamos preocupados com a imagem...

em eventos, separares o microfone da camara, e passa para a mão de um tecnico de som.... direciona o micro para onde é preciso, que muitas vezes não é a mesma direçao da objectiva...

mais não sei...

eu uso um gravador digital zoom h2 para captar sons quase perfeitos...
;)

Nuno Trindade

e colocas o gravador num sítio discreto, não é??? é uma ideia...

LG

tens montes de possibilidades, normalmente uso o front a 120º ganho medio, anula um bocado o som do operador isso se tiver junto da camara de filmar, ás vezes preso na maquina ou pousado em algum sitio, desde que não te esqueças dele

se estás a filmar uma  cascata, filmas a cascata, páras de filmar e vais com o zoom mais perto só gravar o som da agua a correr...

quando levo alguem comigo para tratar do som, temos codigos, para começar e párar de gravar de forma que os ficheiros de som e imagem sejam mais ou menos do mesmo tamanho, ou ás vezes eu paro de filmar mas o som continua, uma das grandes vantagens de teres alguem a tratar do som em espaços exteriores se tiver vento, o operador de som com o proprio corpo, ou com o casaco, corta o vento e o som fica muito mellhor...

etc, etc...

depois dá algum trabalho sicronizar o som com a imagem, há programas que o fazem, mas eu ainda não tive tempo de explorar.

AC

Pois é Laura, mas a questão do Nuno era sobre BBC's.

E aí não se pode ensaiar, parar nem repetir, tem de tudo ser feito à primeira.
Embora algumas tecnicas possam ser semelhantes, não são comparaveis situações em que nós controlamos o timming dos acontecimentos, com outras em que temos apenas que reportar o que está a acontecer sem poder interferir com o desenrolar do acontecimento, e muita vezes até com o espaço de movimentação limitado. Aquele plano bonito, simplesmente não dá para fazer porque não nos deixam ir para lá coma câmara... isto para dizer que ter um ajudante ou operador de som é quase impraticavel num casamento, e se o for para umas situções, não o será para a totalidade da cerimonia.

Não faço BBC's, é só o que me parece por simplesmente ter uma ideia do desenrolar dos acontecimentos, como convidado...  :) rsssssssssssss. Felizmente!
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

LG

o tecnico de som normalmente não entra nos BBCs porque  fica mais barato para os noivos, e vai dar menos trabalho ao editor, etc.. etc... agora não acredito que fique bem se não for com microfones bem posisionados...
Os BBcs são uma grande confusão, mas ficaria de certeza melhor... um a filmar outro a gravar o som, doque um a fazer tudo e com atenção a tudo...

eu quando não ligo o gravador digital zoon h2, arrependo-me sempre, e não o ligo, porque não vai haver tempo de editar desta ou daquela forma, coloco musica para despachar! (mas cadavez menos, porque adoro o som ambiente, mermurinho das pessoas a falar, o barulhos dos carros, a galhofa, etc... , Nuno, força para começar a gravar o som original... ;))

lrolo

Boas.

Depois de analisar várias hipóteses, cheguei à conclusão que, para mim, o melhor era utilizar microfones de lapela ligados a gravadores tipo este: http://www.sony.pt/product/dic-cd-quality-recorders/icd-sx750 e sincronizar depois.

O micro do noivo capta perfeitamente a voz da noiva na altura das alianças.

LG

Bons dias,

Por isso é que existe o folowfocus, e os meninos que acompanho o operador só para focar, no cinema...

Pois não, o que eu gosto de filmar não tem nada haver com BBCs,  muito pó, muita lama, muito frio ou muito calor,  muito barulho.... sem tecto...

;)

Nuno Trindade

Citação de: Luís Rolo em 13 / Abr / 2011, 01:16
Boas.

Depois de analisar várias hipóteses, cheguei à conclusão que, para mim, o melhor era utilizar microfones de lapela ligados a gravadores tipo este: http://www.sony.pt/product/dic-cd-quality-recorders/icd-sx750 e sincronizar depois.

Excelente solução... É que é preciso alguma coragem para comprar aqueles senhheiser wireless. apresentas-te aqui uma boa solução e bem mais barata....

Nuno Trindade

Aqui neste video vejo só a lapela no noivo...
Tb não estou a imaginar espetar isto na noiva... por várias razões...
não funciona esteticamente e nem temos sítio para pendurar o emissor wireless... a não ser que seja na meia liga...

Nuno Trindade

Citação de: Luís Rolo em 13 / Abr / 2011, 01:16
Boas.

E já agora, luis... Qual é o lapela que usas?

Cumprimentos

José Costa

Boas.
Citádo por Laura: "o tecnico de som normalmente não entra nos BBCs porque  fica mais barato para os noivos"
Se fosse só o técnico de som que não entrasse, até que não era mau. O pior é que em muitos nem Op. de Câmara entra, pois o mercado está cheio de trolhas que para além do botão REC nada mais sabem de video (Com o devido respeito aos trolhas).

Citádo por Laura: "mas ficaria de certeza melhor... um a filmar outro a gravar o som, doque um a fazer tudo e com atenção a tudo..."
É incrivel como certas pessoas têm um poder de observação fantástico. Eu próprio não me teria lembrado de melhor.

Citádo por Laura: "o que eu gosto de filmar não tem nada haver com BBCs,  muito pó, muita lama, muito frio ou muito calor,  muito barulho.... sem tecto..."
Pois ainda bem que gosta disso tudo, pois eu não. Na minha profissão, eu "papo" muitas vezes muito pó, bebo muita chuva, tomo muito banho de água gelada e molhada, dou muito trambolhão e muito pontapé em muita pedra, vejo algumas vezes a morte passar ao meu lado e tenho de carregar uma câmera e um tripé pelos montes acima. Não gosto de nada disto, mas adoro o que faço: gravação de imagem.

Mas Laura, com todo o respeito que lhe tenho, apesar de não concordar algumas vezes com o que escreve, certas profissôes têm algumas "limitaçôes". Aquilo que poderá ser para si normal e convencional, para nós, aqueles que lidamos com as situaçôes reais dos eventos, sejam eles reportagens BBC (Bodas, Batizados e Casamentos), todo-o-terreno, congressos, ou outros, não dá para "espere aí, que vou repetir a gravação", ou "espere aí, que o menino para focar ainda está a subir o monte. Aguarde só um bocadinho... "

Estamos a falar de trabalho, não de passatempos ou de hobbies. E sendo assim, o método de "trabalho" muda imediatamente. Em cinema, controla-se tudo, até mesmo a chuva e o sol. Em reportagem, não se controla nada. Ou se está atento e se sabe o que se faz, ou o momento passa ao lado e o acontecimento falhou.

Para o Nuno Trindade: eu utilizo um mini-disc portátil, com microfone de lapela. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

LG

Nuno Trindade

ok...

e qual o micro de lapela que aconselham???

José Costa

Boas.
Esta é apenas a minha miserável opinião (que hoje estou num estado depressivo  :-" ), mas utilizam na maioria das vezes músicas em mp3, com baixos indices de qualidade, na sonorização dos trabalhos de reportagens BBC (Bodas, Baptizados e Casamentos) e depois preocupam-se em demasia com a qualidade dos microfones de lapela... à coisas que não entendo!

Eu utilizo um da Sony e outro da Panasonic.

P.S. Nuno Trindade, a observação acima não é a si dirigida, nem a nenhum User em particular. É apenas a constatação de algo que por vezes observo e leio.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier