Wide Angle Lens

Iniciado por Mário Rui, 13 / Mai / 2011, 16:27

Tópico anterior - Tópico seguinte

Mário Rui

Como ultimamente apareceram umas lentes mais baratas, estou a pensar adquirir uma. Vi uns clips onde foram utilizadas lentes wide angle e gostei muito do resultado. Estou indeciso sobre qual escolher porque também não quero gastar muito dinheiro, é mesmo só para umas brincadeiras. Tem de ser de 43mm, para uma Canon HV40. Deixo aqui os links das que me pareceram mais interessantes, especialmente no preço.
Uma boa, seria a Canon WD-H43 ou a Raynox HD 6600PRO, mas o preço é cerca de 200€.
Por valores bem mais baixos existem estas...

http://www.amazon.de/Original-Kenko-Weitwinkel-Konverter-LEGRIA/dp/B0041OL3UM/ref=sr_1_99?s=ce-de&ie=UTF8&qid=1304795671&sr=1-99

http://viewitem.eim.ebay.pt/43mm-045X-Wide-Angle-Macro-Lens-For-CANON-HV20-HV40-HD/180516140207/item

Se alguém tiver alguma experiência no assunto ou sugestões a fazer, fico agradecido.

valentim mendes

Oi Mário, eu tenho uma wide angle da Sony , posso dizer que fiquei bastante desiludido, a lente é uma VCL-HGA07 X0.7 . custou cerca de 200 euros na altura.
o que a lente vai fazer é afastar a imagem para obter um maior campo visual, a única vantagem que vejo nisso é que é útil em espaços apertados em que não se consiga afastar mais a camera para objer a imagem pretendida... está é a esperiençia que tenho desta lente... mas essa pode ser um pouco diferente. Boas

Mário Rui

Valentim Mendes,

Obrigado pela sua resposta e participação. Sony, Canon, etc, são marcas caras e de prestígio. Quando se paga um preço considerando esses predicados e nos sentimos desiludidos, algo está mal. Como induzi no meu primeiro post, se comprarmos uma lente por 20€ e chegarmos à conclusão que é uma mer**... é aquela... deita-se para o lixo e não se pensa mais no assunto. Mas se pagarmos 200€ e chegarmos à mesma conclusão, é difícil deixar de pensar no assunto.

Em relação ao relato da sua experiência, que agradeço, não consegui perceber onde está o defeito. Se bem percebi, mas admito deficiência minha na interpretação, o que o Valentim Mendes aponta como defeito, é para mim a funcionalidade normal de uma lente "wide angle" (grande angular):
Citação de: valentim mendes em 14 / Mai / 2011, 20:28
(...) o que a lente vai fazer é afastar a imagem para obter um maior campo visual, a única vantagem que vejo nisso é que é útil em espaços apertados em que não se consiga afastar mais a camera para objer a imagem pretendida

Nas pesquisas que fiz sobre estas lentes, vi resultados práticos que me agradaram. Mas, talvez por ter visto demais, acabei por ficar confuso. Vi testes com x0.7 e com x0.45, todos muito similares no resultado final, que me surpreenderam. Julgava eu que devia haver uma diferença significativa entre x0.7 e x0.45, mas não foi isso que constatei naquilo que vi.

Admito que as lentes dos link's mencionados, pelo preço, não sejam grande coisa. Mas também admito a possibilidade inversa. Quem já não comprou uma coisa barata e ficou surpreendido pela positiva?! Quem já não comprou uma coisa cara e ficou surpreendido pela negativa?! É este o busílis da questão, para mim. Pelo que, gostava de saber da experiência (fundamentada) de alguém com este tipo de lentes, sejam de marca ou made in China (com lentes fabricadas no Japão, como todos eles salientam).

Obrigado.

valentim mendes

Passo a explicar melhor Mário, se eu colocar a minha camera num tripé, a uma determinada distançia do objecto que quero filmar, ( sem grande angular colocada) vou ter uma visao de x graus, certo? se eu enroscar a grande angular na camera e no tripe no mesmo sítio, vou ter mais campo de visão cerca de 40% ! MAS para ter esse campo de visão a mais a imagem é convertida e fica mais distante, parece que está mais longe como se te afastasses com a camera para trás ai um 10 metros...
Conclusão : não é como se fosse uma verdadeira objectiva que faz logo a grande angular, por exemplo como ter uma dslr com uma 20mm e depois colocar uma 14mm, com está o campo visão vai ser maior mas a imagem não se afasta, com o acessorio de grande anglar existe um afastamente, pois como eu disse na minha openiao só é útil no sítio em que o espaço é apertado e não possamos afastar o suficiente para obter o campo pretendido.... espero ter sido claro desta vez.  ;-)

AC

Mário, o que te vou dizer não é por experiência, mas como opinião:

Como bem sabes os resultados com um adaptador, seja ele "Wide" ou "Tele" são sempre diferentes, de usar uma verdadeira lente "wide" ou "tele", pois alem de introduzirem sempre alguma aberração cromatica, acontece que ao ser uma alteração da lente acoplada, a máquina não processa à respectivas correções, pois desconhece que lhe foi acoplada uma lente extra.

Mas e relativamente, às opções que opontas e considerando:
CitaçãoQuem já não comprou uma coisa barata e ficou surpreendido pela positiva?! Quem já não comprou uma coisa cara e ficou surpreendido pela negativa?

.. que concordo, nunca será grande o prejuizo. Na pior das hipoteses, tendo em conta os valores, é como se fosses jantar a um restaurante qualquer, e não gostasses... ficou a experiência. Pior era se tivesses pago 200€ e não gostasses.

Há um tempo comprei uns adaptadores "Close Up" chinocas, 2x, 4x, 6x. São do melhor? Não sei, duvido, mas valem os 20€ que custaram! O que faço com eles não requer que sejam da Rolls Royce.
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Mário Rui

Obrigado pela opinião A. Caneira. É isso mesmo, faz de conta que se vai experimentar um restaurante novo com preços de tasca. Vou ainda antes tentar ver se descubro alguns videos feitos com essas lentes made in china. Depois darei feedback.

Daniel

Boas, estou com uma dúvida acerca dessas lentes angulares tenho uma camera Panasonic tm900 e estive a ver no site da panasonic as lentes angulares opcionais para a tm900 e existem dois tipos de lentes angulares, uma é x0.7 e a outra é x0.8. A minha dúvida são estas medidas, gostava de entender melhor estas medidas, quanto maior a medida melhor !??? quanto maior a medida mais angulo?? o que significa o X ???

cumprimentos a todos

AC

As lentes que refere, na verdade são lentes adaptadoras que normalmente se colocam na frente da objectiva standard da câmara. É nesse sentido que funciona o X: No caso de uma x0.7, o adaptador irá multiplicar por 0,7 a distancia focal da sua objectiva. Se a menor distancia focal da sua objectiva for por exemplo 30mm com o adaptador irá ser 21mm, já se fosse um adaptador x0,8 resultaria em 30x0,8=24mm

Assim para os adaptadores grande angular o valor que segue o X é sempre inferior a 1, assim como será sempre maior que 1 para adaptadores tele

Daniel

Citação de: AC em 03 / Ago / 2012, 01:26
As lentes que refere, na verdade são lentes adaptadoras que normalmente se colocam na frente da objectiva standard da câmara. É nesse sentido que funciona o X: No caso de uma x0.7, o adaptador irá multiplicar por 0,7 a distancia focal da sua objectiva. Se a menor distancia focal da sua objectiva for por exemplo 30mm com o adaptador irá ser 21mm, já se fosse um adaptador x0,8 resultaria em 30x0,8=24mm

Assim para os adaptadores grande angular o valor que segue o X é sempre inferior a 1, assim como será sempre maior que 1 para adaptadores tele

boas AC, muito obrigado fiquei esclarecido, já tinha feito algumas pesquisas acerca disso mas nao tinha ficado totalmente esclarecido.

cumps

AC

Rui Mendes

Olá Boa tarde a todos...
Adquiri já à algum tempo uma AG-HMC81e da panasonic, mas como tem pouco ângulo de lente também estava a pensar adquirir um adaptador de grande angular no caso o AG-LW4307P que é de 43mm de diâmetro.
A minha duvida é a seguinte será que a câmara poderá trabalhar com qualquer adaptador de 43mm, ou terá que ser só o da própria marca. :-k
è que o da panasonic custa aprx. 245€ e se eu arranjasse um mais em conta tanto melhor.
Cumprimentos a todos! :) 

Daniel

Citação de: Rui Mendes em 09 / Ago / 2012, 14:59
Olá Boa tarde a todos...
Adquiri já à algum tempo uma AG-HMC81e da panasonic, mas como tem pouco ângulo de lente também estava a pensar adquirir um adaptador de grande angular no caso o AG-LW4307P que é de 43mm de diâmetro.
A minha duvida é a seguinte será que a câmara poderá trabalhar com qualquer adaptador de 43mm, ou terá que ser só o da própria marca. :-k
è que o da panasonic custa aprx. 245€ e se eu arranjasse um mais em conta tanto melhor.
Cumprimentos a todos! :) 

Boas, quase de certeza de dá tens uma marca que é a Raynox marca japonesa http://raynox.co.jp/english/video/egvideoindex.htm para a tua camera penso que seja este http://raynox.co.jp/english/video/pdf/Panasonic_AG_HMC45.pdf
segues depois para o ebay e compras lá a bom preço ou então neste site http://www.bhphotovideo.com/

cumps

Rui Mendes

Conhece estas lentes?
São mais baratas?
Onde adquirilas?
Obrigado.

Daniel

Citação de: Rui Mendes em 09 / Ago / 2012, 15:24
Conhece estas lentes?
São mais baratas?
Onde adquirilas?
Obrigado.

nunca utilizei...estou lhe a recomendar pelo que tenho visto na web, falam muito bem das mesmas. Quanto ao ser barata pois é uma questão de pesquisar no ultimo site que referi. Não conheço site nacional que venda esta marca de lente.

cumprimentos