Showreel 2011

Iniciado por Luís Rolo, 17 / Mai / 2011, 18:41

Tópico anterior - Tópico seguinte

Filipe Araújo

Boa tarde Luís Rolo novamente,

Grato pela sua resposta. Nunca me tinha lembrado disso, mas temo que adaptadores sejam sinónimos de perda de imagem ou de luz.

Tenho aguardado pela reacção da Nikon face á qualidade dos vídeos da Canon.
Algum tempo atrás tinha-se falado muito sobre a D-800, uma Full-frame, onde os rumores apontavam como um novo marco da Nikon em relação ao vídeo. Desde a muitos meses que tem sido previsto o seu lançamento e agora mais uma vez adiado, desta vez devido ao acidente nuclear e ao tsunami:

http://www.nikon-d800.net/

Acredito que, se a Nikon se quer de novo afirmar como um gigante da fotografia, e neste caso também de se afirmar pelo vídeo, terá de reagir por fazer melhor e a menor preço, beneficiando quem já tem Nikon, mas essa momento tarda a chegar.

Muito grato: Filipe Araújo.

Luís Rolo

Citação de: Filipe Araújo em 19 / Mai / 2011, 16:54
Nunca me tinha lembrado disso, mas temo que adaptadores sejam sinónimos de perda de imagem ou de luz.

Os adaptadores de que falo apenas mudam o tipo de encaixe da lente.
Não há perdas.
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

LG

Existe adptadores para tudo, graças a Deus, mas não são faceis de encontrar nas nossas lojas,

por exemplo, o adapatador que eu tenho para colocar as lentes nikon na canon eos, não dá para todo tipo de lentes da nikon... no meu caso perdi o auto foco, tb não interessa, a abertura tem que ser colocada manualmente,
só temos a noção se a imagem está escura ou clara com o lcd ligado,

AC

Citação de: Luís Rolo em 19 / Mai / 2011, 15:27
Já agora, eu gostava mesmo era de uma Full Frame de 2 ou 3 MP.
Imaginem a captação de luz da bicha!!!

E já agora com os pixels do sensor em favo de abelha...
Tambem gostava de ver uma coisa assim.

A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

Mário Rui

Luís,

Sabes o que acho que está a faltar para dares a estucada final dentro desse estilo (Showreel 2011)? Uma mini-grua!

Rodrigo

Fogo. Tenho 18 anos. Ao ver-vos falar destes materiais todos também queria. Ninguém me quer dar um estágio só para ter o prazer de trabalhar com o material e ganhar algum dinheiro para o comprar? :)

Gostei muito das Explicações dadas neste debate. Gostava de poder trabalhar um dia ao vosso nível. Já agora, onde posso buscar mais informaçao sobre o que falaram? Não encontro nada de geito, ou sao muito superficiais, ou muito desenvolvidos. Precisava de um sítio onde aprender fotografia (entenda-se o look do filme). Alguém sabe ou conhece algum bom tutorial na net, ou livro ?

Obrigado   

gcoutinho

Vais ter de queimar muita pestana :)
Não queiras aprender tudo ao mesmo tempo, e mesmo nós com muito ano a trabalhar todos os dias aprendemos.
Sem qualquer tipo de ofensa, mas aquela colecção de "Fotografia para totós" ou Photography for dummies poderá ser uma ajuda brutal para começar.
Se dominares a fotografia é meio caminho andado para dominar também o video, terás de ter a noção de aberturas e a sua implicância na profundidade de campo, a velocidade, ISOs e ganhos, brancos, saber focar manual... bom, não queiras aprender com um livrinho o que profissionais estudam anos para dominar o básico.
Boa sorte e continua por cá!  ;-)

http://www.fnac.pt/Fotografia-Digital-Para-Totos-Julie-Adair-King/a147788
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Rodrigo

:) obrigado pela sugestão e conselhos.

Algumas coisas já sei. Aprendi com amigos e na net. E fotografia tenho noçoes, pois andei na escola no grupo de fotografia quase 6 anos. Não sei tudo, mas sei alguma coisinha.

Mas o que me fascina é tratar looks, tanto em photoshop como em after effects. Mas não tenho geito. Sai-me tudo sempre muito exagerado. Por exemplo, o look do sr Luís Rolo é muito certinho. As cores estão saturadas e o dourado do sol está no sitio É tudo muito suave. Sabemos que não é natural, mas é perfeitamente verosímil. Não há choque, bem pelo contrario é atractivo :)
.

Há dias descobri estas curtas, das quais também aprecio muito o look e aconselho a ver, pois estão muito boas a todos os niveis: argumento, reaização, "acting", som e fotografia:
http: //www. vimeo. com/6761817
http: //www. vimeo. com/17896628
http: //www. vimeo. com/21698583
http: //www. vimeo. com/20928226

Para isso,mais que o dominio tecnico é preciso muito olhinho, e infelizmente acho que não tenho :S :S :S 

Precisava de uma receita milagrosa eheh :)

Luís Rolo

Citação de: Mário Rui em 21 / Mai / 2011, 16:56
Luís,

Sabes o que acho que está a faltar para dares a estucada final dentro desse estilo (Showreel 2011)? Uma mini-grua!

Acredita que ando a olhar para elas há muito tempo.
Só que neste momento estou ainda numa fase de ponderar os prós e os contras de usar uma coisa dessas num casório.
Não sei se o as imagens que conseguiria iriam justificar todo o aparato, pois gosto de passar o mais despercebido possível.
Talvez para quando faço imagens só com os noivos...
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

gcoutinho

É mesmo isso, quando saio de casa e olho para a tralha toda que levo comigo até me canso só de olhar para tudo.
Montar uma grua ainda demora o seu tempo, e num casamento onde se aplicaria?! Saída da igreja? No copo d'água? 
Será que aqueles segundos iriam acrescentar um valor elevado ao vídeo, suficiente para ter o trabalho de a montar, desmontar e quem sabe ter de pagar mais mão de obra para a operar?
É que quantas mais câmaras mais operadores, mais custos, mais tempo necessário.
Depende do orçamento :) Mas são os pequenos detalhes que fazem a diferença

Com o passar do tempo tenho tentado simplificar para não ter de carregar material duplicado apesar de ser mesmo difícil, para equipas de um fotógrafo  e um operador de câmara vídeo é quase impossível dispensar pelo menos um ajudante.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Rodrigo

"É que quantas mais câmaras mais operadores, mais custos, mais tempo necessário"

Bora lá criar emprego! Não o podemos querer todo para nós. Num ano podemos perder dinheiro, mas se as coisas resultraem nos seguintes recupera-se! Ai estes empresários ...(sem ofensa) :)

Uma grua justificava-se na entrada a igreja, e ajudava a combater os contraluzes, se bem picadinha, até é um plano giro, e depois fazer o acompanhamento. (só tinha pena do ataque de coração do padre ao ver o aparato)

Na saída tb se podiam fazer coisas engraçadas: apanhar a igreja, seguir para os convidados e pedir aos noivos para darem o primeiro passo no momento antes da grua apontar para eles.

No baile era capaz de se fazer movimentos giros de geral( grande angular) a pormenor e de afastamento...

Na quinta, na recepçao aos noivos tb poderia ser interessante....

Mas lá está... precisava-se de uma equipa de tres.

Se investem em maquinaria, podiam também investir em pessoal. O país agradecia! :)

Luís Rolo

Rodrigo, não questiono se as imagens seriam boas ou não (alias, tenho a certeza que seriam).
A minha única questão é mesmo "montar o circo".
Se tenho alguns clientes a quem não faria confusão, tenho a certeza que haveria outros que não iam achar piada nenhuma à coisa (para já não falar dos convidados onde há sempre potenciais futuros clientes).
Por isso tem que ser bem ponderado. Pelo menos para mim.

Rodrigo

Sim, compreendo perfeitamente. mas agora há a "grua polecam" que já não existe tanto aparato e é bastante "portável" :)

obviamente que seriam necessárias duas pessoas, ou tres. Uma para opear a camara normal, outra para operar a polecam e outra para montar e desmontar, para evitar o "estrilho"....

Luís Rolo

Sim Rodrigo, já conhecia essa.
Mas atenção, não estou a dizer que não vou usar.
Estou apenas a dizer que ainda estou na parte de ponderar os prós e os contras.

Rodrigo

quando usar, eu posso ser o tipo que monta e desmonta.  eheh

no ano passado estive numa equipa com uma grua dessas para filmar um concerto. Mas que imagens e que ergonomia, é um bocadinho inacessível à maior parte das bolsas. mas é um objectivo para o qual deve valer a pena trabalhar :)