Nuno S. Ferreira [enimagens]

Iniciado por Nuno S. Ferreira, 23 / Mai / 2011, 11:22

Tópico anterior - Tópico seguinte

Nuno S. Ferreira

Bem, chegou a minha vez de contribuir.
A experiência ainda não é muita, até porque eu estou mais ligado à fotografia. Aí sinto-me como um peixe na água, mas de vez em quando lá vou ajudando na filmagem.
Aqui um dos nossos trabalhos.
Há situações que deveriam ser corrigidas e partes em que a exposição não é a melhor, com algumas das imagens um pouco sobre-expostas, mas no geral acho que não correu mal. Aqui, bem como na maioria dos nossos trabalhos, foram utilizadas duas máquinas e a grande dificuldade com que ainda nos deparamos é combinar as imagens.

gcoutinho

Eu gostei, se usaram duas câmaras não se nota a transição nos planos.
O cenário é dos que eu gosto... :D Tralha, entulho e muito grafiti :)
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Pedro Rocha

Eu gostei Nuno, apesar das falhas técnicas que referes. Os erros são necessários para continuares a evoluir, quem não os faz? Temos é de muitas vezes arranjar maneiras de os corrigir em pós-produção  ;-)

Continua...
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

LG

Muito giro o inicio, o pormenror dos cordões desatados acho o maximo.

acho que quase todo ele aguenta um bocadinho mais escuro, e aos 02:04 precisa mesmo de escurecer, o ceu está um pouco deslavado... mas não é nada que rapidamente não se faça no premiere, ir aos levels... puxar a curva para baixo... ;) ou noutro programa

Licínio Castro

Está muito bom, e o que também gostei foi o local escolhido...o Sanatório abandonado de S. Pedro da Cova, na minha terra.
Um dia destes troco a edição pela agricultura...

Vitor Duarte

Tb gostei
Que máquinas usaste?
videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

gcoutinho

Tenho de lá ir...  =D> =D>
Tem uma cache para fazer lá :)

http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=3fadd17f-df96-419b-823d-bbf250f1a00b
Acreditem, o Geocaching já permitiu que encontrasse locais fabulosos como este para fazer uns trabalhos engraçados.

LG

Os Sanatórios são sempre lugares muito bonitos, arejados, há um muito conhecido na Covilhã, em Loures-Montachique, outro, que nunca foi terminado...

Mas achei original em misturarem o TT com casamento, para não ser sempre para não ser sempre a praia, os jardins bonitos, pegar em algo que provavelmente aqueles noivos são fãs.

os noivos acabarem o video com um bocadinho de lama, ou atravesar um rio, molhados até à cintura, tb não seria má idea,  ;)... essa ideia de TT, que parece ter sido em parte o caso, podia de ser ainda mais desenvolvida... caso os noivos tivessem para ai virados, mas preferiram o sanatório, que tb originou imagens muito bonitas

Nuno S. Ferreira

Obrigado a todos pelos elogios. Erros todos cometemos e é assim que podemos evoluir e melhorar o nosso trabalho, e esse foi um dos objetivos porque coloquei aqui o vídeo. Não está perfeito, temos noção disso, e é por isso que com os vosso comentários esperamos poder vir a melhorar.
Quanto às máquinas Vítor, foi usada uma canon XH A1s e uma JVC GY HD200 (que estou a ponderar vender).

Relativamente às sugestões da Laura, os "noivos" alinhavam no que quiséssemos, era só sugerir, mas não deu para terminar o dia enfiados na lama porque quando fazemos estes trabalhos o dia é dedicado à filmagem e à fotografia. Ao fazer as duas coisas perde-se muito tempo e aqui não foi possível chegar a esse ponto, pois terminados o trabalho quase às 8h30 da noite, o que em Fevereiro é noite cerrada. Para as fotos ainda deu para um cheirinho no meio da água, mas para o vídeo foi impossível pela falta de luz. Num sítio abandonado e no meio do mato, não havia ponta de luz que permitisse fazer alguma coisa em condições.
Pode dar, aqui uma vista de olhos nas imagens que no final vê ao que me refiro: http://enimagens.pt/blog/carla-e-daniel-trash-it-session/

Agora num comentário mais geral. Adoro fazer este tipo de trabalhos (atenção que estou a falar na parte de fotografia, mas o filme é igual) em locais abandonados. Acho a praia um sítio tão batido...

LG

Pois fazendo video e foto no mesmo dia, não sobra muito tempo mesmo....
e depois os fotogafos são uns chatos, uns melgas, ;)

Continuação de bom trabalho

Luís Rolo

Quando alguém coloca um vídeo aqui, tenho sempre algum medo em responder sinceramente e ser mal interpretado (tipo, "pensas que só tu é que sabes").
Por outro lado, também posso ser mal interpretado quando alguém coloca um vídeo e não digo nada.
Por isso, desta vez decidi arriscar e dizer de minha justiça.

E Nuno, não me leves a mal por ser picuinhas. Gostava que interpretasses isto como uma crítica 100% construtiva para ajudar e que, claro, nestas áreas acaba por ser um pouco subjectiva.

-1º de tudo, num trabalho destes completamente controlado nunca teria usado 2 câmaras diferentes.
Preferia ter usado apenas uma câmara para não haver problemas de acertos de cor.

-Neste tipo de trabalho temos duas maneiras de cativar quem vê. Ou pelo conteúdo ou pelo ritmo.
Sinto falta dos dois.
Aquilo que começa com o que parece vir a ser uma história, depressa se perde e passa a ser apenas um registo de uma sessão fotográfica.
Logo, teria dado mais ritmo à coisa para que não perdesse o interesse.

-No início mete-me um bocado de confusão terem usado o mesmo troço de estrada para vários planos (se não é o mesmo, são muito parecidos).

-Os jump cuts entre o segundo 45 e 50 parecem-me forçados. Teria optado por uma imagem dele a andar até se ver o TT a aparecer por trás e aí fazer uma mudança de plano para que se perdesse a noção de quanto tempo demora o TT a chegar até ele.

-Quando dás movimento à câmara não se deveria notar o arranque. Faria o corte meia dúzia de frames mais à frente.

-Devemos sempre valorizar a acção. Um corte nota-se muito menos quando é feito num movimento de cabeça. num levantar de um braço, numa saída de plano, etc. Alguns planos tornaram-se longos demais.
(ex.: o plano que começa ao minuto 2.07 deveria ter acabado assim que os dois desaparecem do plano. Isso também eliminaria a parte pior do movimento de câmara.)

-Ou se assume os fotógrafos no plano, os se evitam completamente. Como tal, nunca faria o plano que se vê ao minuto 1.31. Preferia que se visse tudo.

-Nessa mesma imagem, o corte feito em cima da flashada fica meio estranho.

-Quanto à questão dos fotógrafos, é preciso meter-lhes na cabeça que há resultados melhores e mais naturais se se trabalhar ao contrário (isto pq. à partida, lhes vais pedir movimento). Ou seja, ser o responsável do vídeo a comandar as operações.
Para além disso, se tu lhes passas à frente eles podem perder 2 ou 3 fotos. Quando é ao contrário podes perder todo o plano.
Se o fotógrafo só consegue fotografar estátuas, que vá trabalhar para um museu.  8)

Nuno, mais uma vez, isto é apenas uma opinião muito pessoal da qual se pode discordar.
Os gostos não são todos iguais e não há apenas uma maneira de fazer as coisas.

"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

gcoutinho

Citação de: Luís Rolo em 23 / Mai / 2011, 17:27
Quando alguém coloca um vídeo aqui, tenho sempre algum medo em responder sinceramente e ser mal interpretado (tipo, "pensas que só tu é que sabes").

De certa forma também penso assim... às vezes tenho receio de ser mal interpretado, mas quando coloco os meus vídeos gosto que me digam onde faço borrada.
É com as observações que nos fazem que tentamos evoluir.
Acho que deveria partir do autor, pedir que sejam críticos, mas críticas fundamentadas, como fez o Luís.
Afinal de contas estamos aqui para nos ajudar-mos.
Por mais que os meus trabalhos sejam muito inferiores aos de muitos user's e saber que tenho muito que "crescer", tento contribuir com o que posso, nem que seja com tutoriais de bricolage.  :lol:

Nuno S. Ferreira

Antes de mais Luís. Ao contrário do que tem no seu perfil (Já disse 1000 vezes que não sou fotógrafo) comigo é exactamente o contrário. Aliás o fotografo que refere num plano sou mesmo eu  :-"

Fora de brincadeiras. Luís, só pelo facto de se dar ao trabalho de responder devo agradecer-lhe e não ficar chateado com a critica, é sinal que mostrou interesse e isso para mim é muito importante. Fico agradecido. Quando colocar aqui mais alguma coisa, esteja sempre à vontade para dar a sua opinião, só lhe posso agradecer por isso. Acho que só assim aprendemos e evoluímos.

Em relação aos pontos que refere, provavelmente haveriam mais, mas o Luís não quis encher o tópico todo  8).
Concordo com todos eles, aliás, alguns já me tinha apercebido, como o caso em que refere que não se deveria notar o arranque do movimento da câmara. Provavelmente uma das cenas a que está a referir-se é uma onde foi usado o slide. Também tem uma parte em que só se apanha os pneus do jipe a descer que é acompanhado pelo slide que não gosto muito. O plano completo era muito longo e optamos por acelerar a imagem, mas não ficou muito bem.

Agora só um esclarecimento geral. Este filme que fazemos normalmente é um making off da sessão fotográfica e aqui o objectivo era o mesmo, mas já perto do final do dia, com a maioria das imagens captadas optamos por fazer uma coisa ligeiramente diferente. Elaborar uma pequena história. Tivemos de improvisar. Como o dia estava no fim não deu para aprofundar muito, por isso é que no início dá a entender que vamos contar uma história e no final acaba apenas por ser o registo da sessão. Foi também por isso que usamos sempre o mesmo troço de estrada. Procuramos planos diferente, mas sim é sempre o mesmo Luís  :-".

Atenção que não me estou a justificar de nada, mas queria apenas esclarecer que o nosso objectivo inicial não era desenvolver uma história.

Mais uma vez agradeço, não só a sua, mas a opinião de todos. E não se preocupe Luís que não foi mal interpretado. Para mim até é um privilégio que teça críticas ao nosso trabalho. =D> =D> =D>

Luís Rolo

Fico contente por não ter sido mal entendido  :)
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

Rodrigo

É um previlégio em ser criticado por esse senhor, digo eu. :) Não vejo onde está o problema da critica plenamente construtiva :)

Já agora, se não for indiscrição. poque é que vai vender a JVC? Eu adoro essa câmara. Tenho pena de, neste momento, não poder investir. Gosto da qualidade da imagem, mas acima de tudo da ergonomia!