Ficheiros AVCHD que é que edita?

Iniciado por Licínio Castro, 17 / Mai / 2011, 20:51

Tópico anterior - Tópico seguinte

Licínio Castro

Actualmente a maioria das camaras de vídeo e mesmo as DSLR gravam no formato AVCHD.
O que peço, é que partilhem a vossa experiência em termos de fluidez de trabalho com estes ficheiros.
Pessoalmente já experimentei editar 1920x1080 a 17mb e 1440x1080 a 9mb com um processador i7 a 3,4ghz com o Pinnacle Studio 15 e com o Avid Studio, e o que noto é uma extrema dificuldade na edição ou seja muita lentidão ao editar.

Um abraço!

Um dia destes troco a edição pela agricultura...

Filipe Araújo

Recentemente investi numa câmara que grava em AVC-HD, mais concretamente uma Sony HDR-NX5E, de forma a garantir o serviço comprei uma máquina para edição de vídeo onde fosse possível correr HD.  Ao que me parece, as velocidades de trabalho estão quase  para o Full-HD, como a minha máquina estação HP com 5 anos está para o SD no premiere pró e com placa Matrox.

Num teste que fiz no Premiere Cs5, o export de Full-HD e com mais uma faixa de áudio com musicas para full-HD, em H264 Blu-ray demora 1 hora, isto no Windows 7 a 64 bits.

Caso o mesmo teste fosse no edius, mas que corre a 32 bits demora 2 horas.

Não tenho usado a minha máquina de edição nova, porque actualmente ainda tenho filmes por entregar em SD e na medida em que a placa Matrox tem saída de vídeo por RCA, permite-me visionar o vídeo num televisor e ficar mais próximo do produto final. Razão porque a minha experiencia ainda é muito limitada no HD. No entanto espero dar noticias em breve.

Acrescento-lhe em anexo a arquitectura da minha máquina para que a possa ver, e caso o ajude em algo.

Cumprimentos: Filipe Araújo.

Licínio Castro

Olá Filipe, e obrigado pela resposta.
A configuração do teu PC não é muito diferente do meu, com excepção da gráfica.
Começo a pensar se a questão não terá mais a ver com a arquitetura dos programas e com a capacidade destes tirarem partido do potencial do hardware.

Filipe Araújo

Não sei qual o Windows que está a utilizar, mas reparei que entre 32 e 64 bits há muita diferença.

Também não sei se está a utilizar o CS5? Mas se sentir algum arrastamento na imagem, como se ela ficasse granulada no modo play, recomendo-lhe a ver o modo de reprodução do play e passa-lo para full.

Cumprimentos: Filipe Araújo.

Pedro Rocha

Licínio,

No que respeita a edição em ficheiros baseados no codec h.264 (AVCHD, NXCAM, AVCCAM, etc...) o futuro mas também o presente para alguns programas de edição é o uso do GPU da placa gráfica.

Para corte e cola os ficheiros h.264 são facilmente editáveis em PC's recentes, o problema está quando se começa a adicionar efeitos e transições complexas ou varias layers de video.

Pelo que vejo no meu PC os CPU atuais (i7 e i5) têm poder e cores suficientes para a edição de h.264, têm é de haver melhor eficiência por parte do software de edição em aproveitar tal poder a 100%. Mas a meu ver para lá caminhamos...
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

Licínio Castro

Desde já obrigado, Pedro e Filipe, pelas vossas opiniões.
Já experimentei o SO a 32 e 64 bits e noto que a 64, os programas ficam mais rápidos, mas mesmo assim, editar AVCHD é uma odisseia.
O que mais me admira é que mesmo o SONY Vegas pro 10, engasga-se todo.
Em resumo, começo a defender a tese de que a questão está mesmo nos programas de edição que não tiram partido do hardware e não no hardware em si.

João Vieira

Eu uso o Sony Vegas 10, e tenho um core i7 2600k com 8gb de ram, e corre normalmente!