valorizar o "Know-how"

Iniciado por gcoutinho, 29 / Jul / 2011, 13:51

Tópico anterior - Tópico seguinte

gcoutinho

Em tempos ouvi uma história, real ou não, não deixa de retratar a realidade.
Uma mega empresa parou a produção, milhares de euros ali a serem "queimados" enquanto a produção estava parada.
Chamaram o técnico para a reparação pois ninguém sabia o que se passava.
O técnico chegou, sacou da chave de fendas, apertou um parafuso e tudo começou a funcionar normalmente.

Passado uns dias chega a factura, mais de 3000 euros!
O manager da empresa, estupefacto, reclama e devolve a factura pedido um relatório detalhado da intervenção do técnico.

Passado pouco tempo chega a factura detalhada:

Deslocação:50 euros
Aperto de parafuso:0,50 euros
Saber qual o parafuso a apertar:2949,50€

Ah pois é!!!

Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

João Vieira

Por acaso já ouvi algo do género, e no fundo tem mesmo razão!

O que acontece no meu caso é que ando a cobrar basicamente o meu trabalho, e fica por cobrar o know how que é bem mais caro que o trabalho realizado!

Penso que muitos de nós estão "agarrados" sempre a um fotografo, que por muitas vezes dificulta o trabalho, e são eles que arranjam o cliente, daí os orçamentos descerem para a nossa parte.

gcoutinho

O problema não é nosso, já vem de uma "educação" dos serviços tradicionais... FOTO VIDEO ERVILHA.
Aos clientes, ainda não lhes é possível dar a entender que podem contratar serviços de foto num local e vídeo em outro.

Claro que eu quando tento vender o meu produto tento vender os dois, mas se podesse optar, sem dúvida que optava pelo video só.
O problema é, se digo... aqui só fazemos vídeo, de certeza que não teria sucesso.
Num mundo rural onde vivo  :lol: , infelizmente não é possível ainda aplicar este método de trabalho.
Talvez mais em grandes centros urbanos seja possível "sobreviver" com uma especialidade, ou video ou foto.

João Vieira

Eu também sou da terrinha e o mesmo se passa aqui!

Para mim o ideal seria mesmo vender video com opção de fotografia!

O que mais me custa é as pessoas, muitas das vezes comprarem o video, porque até vem no pack!

E o assunto mais sério é ter gente a pedir-me para tirar fotos durante os trabalhos, com a minha HMC151 ... não consigo olhar para aquilo com cara de reflex, mas há quem consiga :D

rui ressurreição

mais uma informação aqui para a conversa...
aqui há uns tempos perguntei a um fotógrafo amigo, qto ele cobrava só pelo trabalho em bruto, ou seja 200 fotos em digital e 1 hora em vídeo digital(tudo gravado com cartão e passado para o suporte que o cliente quiser sem nenhuma montagem tanto no vídeo ou fotos).ele disse  que cobrava cerca de 1000 euros(mil euros)...só aí se ganhava o trabalho e poupava-se muito trabalho nas edições...

gcoutinho

A melhor que eu vi...
Um sujeito tinha um amigo que fazia uns trabalhos de video ao fim de semana, mas não tinha loja ou estúdio.
Pediu lhe um orçamento, foi lhe dado um preço de amigo... cerca de 2/3 do que o habitual. O noivo todo estupefacto disse...
"Tanto!? por esse valor vou a um profissional!"

No dia do casamento aparece lá em casa o tal amigo que fazia uns biscates para fazer o registo,
- "Que estás aqui a fazer???" perguntou o noivo...
- Estou a trabalhar, fui contratado pelo teu fotógrafo, sou profissional. looool

Resultado... Pagou bem caro pelo mesmo trabalho.  =D> =D> =D>

rui ressurreição

outro dia numa conversa com um empregado duma grande superfície comercial na minha zona ,soube que a mesma ia desativar a loja de fotografia devido à falta de movimento nessa área...portanto, isto tudo dá muito que pensar...força pessoal...