Lentes essenciais para filmar

Iniciado por Paulo Paulino, 22 / Mai / 2011, 09:55

Tópico anterior - Tópico seguinte

Fábio Poupinha

Vou comprar a 550D na Worten. o Meu orçamento é até 1000€

Que lente me aconselham a comprar tendo em conta os kits que a fnac tem disponivel?
Ou corpo + lente na mesma loja sem ultrapassar o orçamento?

TKS

Mário Rui

Não percebo nada de lentes, mas como ainda ninguém respondeu e atendendo à questão colocada, sinto-me à vontade para dizer: as lentes são como os carros... depende das necessidades que temos e do dinheiro que queremos gastar.
Sem se saber quais são as necessidades (macro, zoom, grande angular, etc.) é difícil, para não dizer impossível, responder a essa questão. Talvez por isso, ainda ninguém ter respondido.

Vitor Duarte

Sábado passado foi a primeira vez que gravei com a Tamron 17-50mm 2,8 na minha 60D.
De facto é uma lente à homem, muito mais robusta, as pessoas já olham com outro ár, lol.

A máquina torna-se menos prática e dinamica para gravar, pois o peso desta lente nada tem a ver com o peso da 18-55 de origem.
O zoom é menos rápido, ou seja mais lento a rodar o anel, o foco é mais preciso, tem um pouquinho mais de angular e menos zoom.
Bom bom é quando fecho a imagem (faço zoom ) com pouca luz e fica sempre nos 2,8, é optimo.
Com esta lente em principio vou ter que optar tb por um monopé da manfrotto com pé de galo em baixo e com cabeça de tripé de video, pois com o peso por exemplo nas cerimónias (se a usar mais vezes nesta parte ) vai-me dar muito jeitinho, mas só experimentando.

Até agora nada a apontar, só depois de ver as imagens no PC.

videoduarte.blogspot.com
-Canon XH-A1 - Canon 60D - FlowPod Varizoom - Sony Vegas Pro 10 - DVD Architect

Licínio Castro

Concordo com o Mário, primeiro temos de analisar as nossas necessidades.
Se o Fábio vai utilizar a máquina para eventos sociais, tenha em conta a necessidade de utilizar uma lente com alguma angular e com algum zoom, no meu caso, utilizo uma Nikon 18-105mm, que é pau para toda a colher, no caso da canon penso que o mais aproximado seria uma 17-85mm, no entanto eu com 1000e, optaria por uma Nikon D90 KIT 18-105mm e quase que ainda dava para o flash .

CitaçãoSábado passado foi a primeira vez que gravei com a Tamron 17-50mm 2,8 na minha 60D.
De facto é uma lente à homem, muito mais robusta, as pessoas já olham com outro ár, lol.
Também é uma questão curiosa essa coisa dos tamanhos, com a qual já deixei de me preocupar, até porque agora utilizo uma Canon XA-10 (grande moca) e estou-me marinbando para o que os outros pensam, o que faz o profissional é o trabalho final que apresenta.
Tenho 2 exemplos recentes de fotografos a trabalhar com Canon 5D e Nikon 300D e boas lentes onde o trabalho final foi uma bela merd...a.
O importante é conhecer o material que se têm e tirar o máximo partido, juntar a isto uma forte pitada de criatividade (sempre que possivel).
Um dia destes troco a edição pela agricultura...

José Costa

Boas.
Citádo por A. Caneira "Cada ponto f a menos (no numero) corresponde ao dobro da abertura do diafragma, logo ao dobro da luz!"

Só para complementar a informação: atenção que a "coisa" não é tão linear assim. Isto é verdade na passagem de f-stops completos, não na passagem de f-stops médios para f-stops completos. Na passagem de f/3.5 (f-stop médio) para um f/2.8 (f-stop completo), esta regra já não se aplica. Na passagem de f/4 para f/2.8, já se verifica a regra do dobro da luz.

f-stops completos:
1.4, 2.0, 2.8, 4.0, 5.6, 8, 11, 16, 22

Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Fábio Poupinha

O que irei filmar será exterior e interior. Quero o mais próximo possível do cinema. Não quero aquela estética que não seja cinema entendem?
O f/* indica a abertura minima do diafragma certo?

Licínio Castro

Só queria justificar a minha intervenção, que como já repararam está um bocado fora do tópico, isto  por desatenção da minha parte que pensei tratar-se de um novo tópico iniciado pelo Fábio Poupinha, quando na verdade já vai na página 2. Sorry   :oops:
Um dia destes troco a edição pela agricultura...

João Vieira

Boas,

Já tenho a minha Tamron 17-50mm 2.8 e posso dizer que tem um sharp fantástico, como sempre a descreveram.

Usei num Batizado este domingo, ainda um bocado a medo, e apenas tirei uns bonecos!

Usei num monopé, mas treme um bocado, terei de ver outra opção.

Vitor Duarte

Treme um pouco????
Tens que pegar com firmeza.
Tens o VC ligado??
videoduarte.blogspot.com

João Vieira

A minha é a versão sem estabilizador. Por isso nao é tão estável. Em contrapartida uma lente sem estabilizador tem mais sharp.

Tenho de experimentar aquele monope/tripé da monfrotto.

Vitor Duarte

tb eu, quero testar uma coisa dessas com pé de  galo.......será que dá jeito???
Imagem certinha deve fazer....
videoduarte.blogspot.com

João Vieira

Pelo que li e vi vale apena. Da sempre para fazer um panning e nao temos de andar a inclinar o monope.

Acredito que seja mais estável.

Muita gente que usa as lentes 24-70 serie L da canon deve usar esse ou um tripé, porque essas também nao têm IS.
E o meu maior problema é ter imagens completamente estáveis.

LG

"Usei num monopé, mas treme um bocado, terei de ver outra opção."

João, se queres uma imagem estável tem que ser com um tripé bom, pesado e com os parafusos bem apertados...

Quando não tenho tripé, coloco a maquina num sitio estável e tiro as mãos da maquina, fica a gravar sozinha, principalmente quando quero fazer planos mais natura sem acção

Vitor Duarte

Citação de: João Vieira em 03 / Out / 2011, 23:54
Pelo que li e vi vale apena. Da sempre para fazer um panning e nao temos de andar a inclinar o monope.

Acredito que seja mais estável.

Muita gente que usa as lentes 24-70 serie L da canon deve usar esse ou um tripé, porque essas também nao têm IS.
E o meu maior problema é ter imagens completamente estáveis.

Mas a 24-70 é para as 5D's, é full frame, coloquei uma na minha 60, lol, o 24 para quase a 40, corta e não é pouco.
videoduarte.blogspot.com

João Vieira

Sim Vítor, a 24-70 foi a titulo de exemplo.

Mas os 24mm são quase os da minha panasonic!

Laura, vá gravar BBCs com tripé em tudo e depois mostre o resultado ....

Não me leve a mal o que lhe vou dizer ... mas fala de mais para quem nada mostra!