RECVOLUCION - Workshop

Iniciado por Luís Rolo, 17 / Jun / 2011, 23:53

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Sem querer meter o dedo na ferida, mas já metendo...

Citádo: "só não gostaria que o FÓRUM voltasse há uns meses atrás e qq dia fechasse"
Citádo: "quando o site fechou foi como perder um canivete Suiço"

Estes são pensamentos perigosos, e em última análise, vejo-os como uma forma de censura camuflada. Não da parte de quem fez os comentários, mas da parte de quem pode executar o acto.

Alguns me têm perguntado a razão pela qual deixei de participar activamente neste local. A razão foi o anterior "fora do ar" do fórum.

O que me incomodou na altura não foi o fórum ter "fechado", mas a forma como foi feito e a razão pela qual foi. Porque sendo o fórum propriedade de alguém, esse alguém tem toda a legitimidade de o fechar na altura que entender e pela razão que lhe aprouver. Afinal, é ele que paga as contas cá do sitio. Mas uma pequena justificação entendo que devia ter sido dada, ou até mesmo uma eventual observação por mensagem privada, antes do acontecido, e foi algo que não se realizou (na minha pessoa). Ser-se apanhado pelo desenrolar dos acontecimentos,  é o mesmo que um trabalhador ser despedido por e-mail. Também numa primeira análise foi a censura a trabalhar (se bem que com outras agravantes por parte dos intervenientes). Em última análise, foi a falta de comunicação e diálogo.

Como já comentei em privado com um User, o sentimento de apoio torna-se necessário, por quem de direito, e esse não aconteceu. Foi algo que não degeri bem. Mas os comprimidos parece que me estão a fazer efeito.  :-({|=

Sobre a importancia (ou falta dela) dos comentários da Laura, não me vou pronunciar. Não o fiz no passado e não vou começar agora. Mas se a ameaça de "encerramento" paira sobre as nossas cabeças, não será isso uma forma de censura prévia, impedindo que se escreva ou diga algo, porque o fórum pode encerrar? Contenção nas palavras é bom, e talvez o Vitor Duarte se tenha "alongado" um pouco, mas será isso razão para se pensar em encerrar o fórum? Num passado recente foi, razão pela qual fica sempre o receio. Mas não devia ser assim. Respeito é bom, e deve existir sempre, mesmo que não sejamos "adeptos" deste ou daquele User, mas respeito é uma coisa e censura é outra. Mas são apenas 2 cêntimos de opinião.... da minha opinião! Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

AC

Se encontrar uma forma de dividir este topico, gostaria de responder a estas ultimas mensagens.
Não vou fazê-lo de seguida para não desvirtuar o tema original.
É realmente dificil gerir isto... quem mais tem de se auto-censurar sou eu!
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!