CDs de música vão morrer

Iniciado por José Costa, 08 / Nov / 2011, 15:25

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
Segundo uma noticia que tive a oportunidade de ler, as maiores majors da música vão abandonar a produção de CDs até ão final do próximo ano (2012), passando a disponibilizar (lê-a-se vender) as músicas apenas em formato digital, através do iTunes e similares.

As mesmas majors não confirmam nem desmentem tais noticias, mas o facto é que a noticia já se está a espalhar, e se tivermos em atenção que as vendas de CDs estão mesmo em baixo, com a pirataria e a venda pelo iTunes em alta, tal noticia não é totalmente descabida. Tanto mais que lojas de venda de CDs já quase todas fecharam.

O que me preocupa não é o término dos CDs, mas sim a qualidade do formato digital a ser disponibilizado. Para ser franco, nunca comprei uma música comercial na net, mas gostaria de saber a qualidade da mesma (formato), comparado ao Wav. Boas.

O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Luís Rolo

Citação de: Jose Costa em 08 / Nov / 2011, 15:25
Boas.
Segundo uma noticia que tive a oportunidade de ler, as maiores majors da música vão abandonar a produção de CDs até ão final do próximo ano (2012), passando a disponibilizar (lê-a-se vender) as músicas apenas em formato digital, através do iTunes e similares.

E os DVDs e Blu-Rays vão a seguir... Vão demorar mais um pouco, mas vão.

nunca comprei uma música comercial na net, mas gostaria de saber a qualidade da mesma (formato), comparado ao Wav. Boas.

Já comprei várias coisas online, mas nunca tive a oportunidade de comparar a versão de CD (a não ser num EP por mim lançado em 2006 e que verifiquei que a qualidade dos mp3 variava muito de loja para loja, parecendo-me a conversão da iTunes Music Store a melhor de todas).

No entanto, já me aconteceu em algumas lojas ter a opção de comprar WAV ou mp3 de bitrate mais elevado por mais algum dinheiro.
Parece-me que o caminho será ter preços diferentes para qualidade diferentes.

P.S.- para os mais curiosos, o EP de que falei já não está na iTunes nem na Amazon, mas ainda está aqui : http://www.loudtrax.com/Album.aspx?id=11463   :-"
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

gcoutinho

Já comprei muita música no Itunes e a qualidade é Excelente.
Tudo depende do codec e bitrate com que elas são inicialmente convertidas/exportadas, partimos do princípio que no Itunes são ficheiros directamente cedidos pela produtora com perdas de qualidade quase irrisórias.
Prefiro comprar uma faixa a 99 cêntimos que um CD por 15/20€ e ter que gramar com o resto do disco.

Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Mário Rui

Citação de: Luís Rolo em 08 / Nov / 2011, 15:54
(...) mas ainda está aqui : http://www.loudtrax.com/Album.aspx?id=11463   :-"

Continua e ainda vais destronar o Tony Carreira.
Depois não te esqueças de dividir as sopeiras aqui pelo pessoal.

Mário Rui

Comprei ontem a licença de utilização de uma música e fiz o respectivo download. Veio uma pasta com dois ficheiros da mesma música: um em .mp3 com um bit rate de 320,000 (5.9 MB) e outro em .wav com um bit rate de 1.411,200 (26 MB). Mas sinceramente, não encontro diferença audível entre os dois ficheiros.

gcoutinho

A compressão usado no MP3 elimina as frequências que o ouvido humano não consegue ouvir, além de outras mais coisas que desconheço.
É difícil ter a  percepção da diferença quando ambos os ficheiros são bem codificados.
Canon XHA1 - Canon 7D - Steadycam EEMOV - Flowpod Varizoom

Luís Rolo

Citação de: gcoutinho em 08 / Nov / 2011, 16:25
É difícil ter a  percepção da diferença quando ambos os ficheiros são bem codificados.

Sim, se for só para ouvir.
Mas se tiver que levar com mais uma compressão em cima dá asneira.
"Se tirou o curso na Católica e está a trabalhar num centro comercial... é porque quer. Com o curso da Católica podia muito bem estar a trabalhar como freira e a fazer videos de missas." - Mário Rui Fernandes

Pedro Rocha

Tudo depende da qualidade dos monitores áudio, vou dar um exemplo. Lá no trabalho tenho duas versões do hino da liga dos Campeões (MP3@320Kbps e WAV) e meus caros, como se nota a diferença de uma versão para a outra, no que respeita à monição estamos a falar de monitores áudio da Genelec que custavam na altura (ano 2000) perto de 3000€ cada.

Por isso é normal que em casa não se note as diferenças entre MP3 e WAV porque somos influenciados pela qualidade dos monitores.

Quanto aos CDs, é pena, mas inevitável. Só espero que as editoras passem a dar como opção o descarregamento em WAV também.
MOVIMAGEM - Produção e Formação Audiovisual
Facebook - Movimagem

José Costa

Boas.
Citado: "se for só para ouvir"

Mas este "ouvir" é através das colunas de um PC ou das TVs (LCDs, etc) ou é também através de umas colunas decentes? É que eu tenho uma aparelhagem de audio, e um MP3 mesmo a 320 não tem nada a ver com o audio que se escuta de um CD. Estou a falar de um CD de música clássica ou Jazz, não de estilos de música "pimba" ou de discoteca. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

José Costa

Boas.
Esperemos que sim, que o Wav também seja disponibilizado. As minhas colunas são apenas umas Pioneer, mas mesmo assim a percepção de qualidade é largamente notória. Boas.

Luís Rolo

nunca comprei uma música comercial na net, mas gostaria de saber a qualidade da mesma (formato), comparado ao Wav.

Citação de: Jose Costa em 08 / Nov / 2011, 18:27
eu tenho uma aparelhagem de audio, e um MP3 mesmo a 320 não tem nada a ver com o audio que se escuta de um CD.

:-k

Mário Rui

José Costa

Boas.
OK, eu explico:
Não era uma pergunta, era uma afirmação disfarçada de pergunta. Fiz-me entender agora?  :-"

Mário Rui

Citação de: Luís Rolo em 08 / Nov / 2011, 16:39
Mas se tiver que levar com mais uma compressão em cima dá asneira.

No meu caso, vai haver uma compressão final por a música ser incluída no video (Vimeo, .mov, etc.). Que pode acontecer?

Há ainda outra coisa que não percebi. Ao colocar o .wav no iTunes, quando o ouço aparece a marca-de-água da música (com o .mp3 isso não acontece), mas se clicar no ficheiro na desktop ouço sem a marca-de-água. Para utilizar o .wav no som do video tenho de o importar através do iTunes... tão a ver a questão?!

Luís Rolo

Citação de: Mário Rui em 08 / Nov / 2011, 19:03
No meu caso, vai haver uma compressão final por a música ser incluída no video (Vimeo, .mov, etc.). Que pode acontecer?

O audio perde qualidade, tal qual como o vídeo.
O mp3 está para o audio como, por exemplo, o mpeg2 está para o vídeo.
São formatos de entrega e não de edição.
Com isto, não quero dizer que a coisa não seja possível de fazer ou que fique muito mau.
Simplesmente fica pior.

Citação de: Mário Rui em 08 / Nov / 2011, 19:03
Ao colocar o .wav no iTunes, quando o ouço aparece a marca-de-água da música (com o .mp3 isso não acontece), mas se clicar no ficheiro na desktop ouço sem a marca-de-água. Para utilizar o .wav no som do video tenho de o importar através do iTunes... tão a ver a questão?!

Não estou a perceber...
À noite vejo isso contigo no Skype.