CDs de música vão morrer

Iniciado por José Costa, 08 / Nov / 2011, 15:25

Tópico anterior - Tópico seguinte

Mário Rui

Citação de: Luís Rolo em 08 / Nov / 2011, 19:12
Não estou a perceber...
À noite vejo isso contigo no Skype.

Ok. Obrigado.

rui ressurreição

é claro que o mp3 vai perder qualidade...tenho feito experiências em gravar som de um cd a tocar num gravador de dvd da sony, amplificador da yamaha dsp a970 e colunas warfedale diamond 10.1 e a qualidade de gravação em mp3 a 320kb/s e em wave 24 bit 96khz é como o dia para a noite...neste último os sons são mais doces e agradáveis ao ouvido...em mp3 parece como uma laranja que lhe foi tirada uma parte do sumo...até o lp tem uma qualidade sonora mais agradável...são os meus 2 cent...

José Costa

Boas.
Acontece que gravar/converter de CD para Wav 24 bit 96khz também não melhora o audio. Em vez disso, piora. Muito pouco, algo que até não será perceptivel pelo nosso ouvido, mas piora.

Quanto ao LP, os antigos discos de vinil, na verdade têm uma sonoridade superior ao CD, segundo alguns puristas. O problema é que a qualidade audio dos mesmos LPs está largamente dependente de toda a cadeia audio (amplificador, Gira-discos, agulha, pré, etc), além de que o vinil com o tempo vai-se "degradando", muito dependente também do cuidado que se tem com o mesmo. O vinil consegue produzir certas frequências/harmónicos que no CD foram eliminadas.

Também são os meus 2 cent... , que não tenho mais trocado.  :lol: Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

rui ressurreição

o que eu estava a dizer é que gravei os sons a partir das colunas, como se fosse um espectáculo ao vivo, ou tipo conferência, para ver como ficava...em 96khz-24 bit fica muito melhor, mas é para manter nesse formato sem fazer down convertion...claro que se for por line a história é outra...aí só passei um lp  ligando o gira-discos ao amplificador e pela line out deste ligando à line in do olympus ls 5...mas a diferença é mínima...é uma questão de gostos...onde se nota mais diferenças é em gravações ao vivo directamente de colunas ou voz projectada...mas fica com muitos agudos e depois tenho de ir ao garageband para tratar o som...espero que compreendas o que eu digo...pelo que estou a ver aqui os formatos físicos vão acabar em breve, sejam cassetes, cd , dvd, blu-ray...qq dia só navegamos na nuvem, eheheh...mas eu gosto de sentir o cheiro dos lp`s e tb sentir as cassetes mini-dv na mão...são pequeninas e gosto de as sentir...e para armazenamento de dados ainda continuam a servir, e até para gravar audio de 4 canais na minha canon xl2...daqui a 20 anos é cá um museu em casa, ehehhehe...boas.

Nuno

Eu sempre comprei muita música. Há uns anos atrás, o que mais gostava de fazer era ir à Fnac do Vasco Da Gama (na minha cidade não há lojas de discos) gastar uns quantos euros em cds de musica.. Hoje já não é bem assim até porque já não vivo em Portugal, e habituei-me a sacar. Como sou grande apreciador de musica portuguesa, não tenho praticamente outra alternativa senão puxar da internet.

Eu tenho pena que os CDs morram. Claro que nunca vão morrer, vai sempre existir alguém que lance algo em CD, aliás temos o exemplo dos Vinis, já ninguém tem leitores de vinis em casa, mas mesmo assim a venda de vinis está a crescer desde 2009, salvo erro. O vinil, a bem ou a mal, está na moda outra vez, e por curiosidade, no outro dia passei por uma loja de discos, e vi um vinil na montra dum album que já não oiço há bastante tempo e decidi entrar e perguntar se tinham em CD e a resposta foi um "Não, esse album só foi re-editado em Vinil, e não em CD". Quando o CD apareceu, também disseram que o Vinil tinha morrido e afinal não é bem assim. lol

Gonçalo Lopes

Acredito que brevemente os cd's, dvd's, bluy-ray vai tudo pelo mesmo caminho, o bluy-ray nunca vingou muito, e acredito vai ser algo como asus iplay que vai vingar porque podemos ver as nossas fotografias, ouvir as nossas músicas e ver os nossos vídeos, mas não no tamanho que ele está, mas sim no tamanho de um pen.