Câmeras: os erros pagam-se caro!

Iniciado por José Costa, 15 / Nov / 2011, 14:12

Tópico anterior - Tópico seguinte

José Costa

Boas.
A minha câmera é um modelo SD. É com ela que faço as minhas reportagens de casamento e afins, é com ela que faço os institucionais e é com ela que capturo as imagens que depois vejo passar na RTP (e como as coisas estão a caminhar, parece que em breve vai deixar de existir RTP como hoje a conhecemos). A minha câmera é um modelo SD pela simples razão de que os meus clientes e o tipo de trabalho que faço não precisam nem exigem que as imagens sejam HD.

De à 6 anos para cá que amigos e profissionais (do ramo dos casamentos) me perguntam quando é que compro uma camera HD, e à 6 anos que dou a mesma resposta:

- Ainda é muito cedo!

A Sony lançou no mercado nacional as HDV, à meia dúzia de anos atrás, e foi ver um leque de pessoal a trocar as boas câmeras DVCAM DSR-300 e comparaveis por uma HDV. A troca foi feita por eles (deve-se ler "compraram uma nova câmera"), mas a verdade é que o trabalho continuou a ser entregue em SD, pela simples razão de que os clientes não tinham leitor de Blu-ray. De à um ou dois anos para cá, muitos lá começaram a entregar um disco Blu-ray, mas o destino do mesmo era a prateleira do cliente, sem este o ver uma vez sequer. Razão: o cliente continua sem ter leitor de blu-ray. E mais grave ainda, não faz tenção de o comprar. Não sei se já o disse aqui no fórum (  :-" ), mas tenho para mim que o blu-ray está morto. O funeral será por estes dias. Mas é claro, ninguém quer acreditar na morte do bichano, só mesmo quando ele estiver enterrado. E mesmo assim, sempre haverá quem se recuse a acreditar no facto.

O HD lá vai sendo vendido ao cliente, seja numa PEN, num disco blu-ray, num disco rigido externo... mas o bom e velho disco de DVD lá continua a ter que ser entregue também. Investimento em HD por parte dos profissionais, para no geral ser o trabalho entregue em SD. E o mais engraçado (se é que tem alguma graça) nem é o cliente (noivos) que pede o HD, são as casas de fotografia - que contratam depois o pessoal do video - que pedem o Blu-ray. Apenas para dessa forma tentarem cativar os clientes, noivos. O investimento, não interessa, são os "coitados" do video que investem, sem que no entanto lhes paguem mais por isso. E o curioso disto tudo, é que por vezes os noivos nem a reportagem em HD levam, no disco de Blu-ray, pois são muitos os que se limitam a copiar os "brutos" das cassetes/cartôes para o disco Blu-ray, e o palhaço do cliente lá vai todo contente, com uma mão cheia de nada. Converter leva tempo, e o cliente não vai "ver" o disco e não, pelo que... para cumulo, já não é o primeiro que me pede para gravar os brutos dos meus SDs em Blu-ray, só para dizer que entregam em HD. Azares, nunca gostei de falta de ética, e sempre fui contra fornecer os masters das cassetes, e não é agora que vou começar.

No ano passado, alguns voltaram-me a fazer a mesma pergunta:
- Quando é que compras uma câmera HD?
- Ainda é cedo! - Voltou a ser a resposta.
- O fulano tal já comprou o modelo X, e diz que é muito boa. Está muito contente com ela. E o cicrano também já comprou uma...
- E daqui a um, máximo dois anos vão voltar a comprar outra, porque o mercado vai-se encarregar de lhes exigir.
- Achas?
- Não acho, tenho a certeza!

Pouco mais de um ano se passou depois de ter este tipo de conversa com alguns conhecidos, e eis que o mercado aí está a me dar razão. O mercado está em constante evoluição, e mais ainda, em constante mutação. Cada vez mais se torna necessário estar atento ao mercado e ao caminho que ele está a seguir. Em matéria de investimentos, não se pode ficar à espera que o último modelo de câmera seja lançado, porque então vamos ficar eternamente à espera. Por outro lado, comprar antes do tempo significa que antes que se consiga rentabilizar o equipamento, já ele estará obsoleto e novo investimento será necessário fazer. E se não se rentabilizou o que anteriormente se comprou, o negócio começa a ficar mais caro do que devia. Os investimentos devem ser feitos ponderadamente, e não por impulso.

Pela primeira vez nestes cerca de 6 anos, a minha resposta é diferente da habitual. Esta é a altura certa para eu comprar uma nova câmera.

No passado, ainda recente, muitos foram os que compraram uma câmera "qualquer", ou porque era barata, ou porque fulano tinha uma igual, ou porque leram muito bem dela na net, ou porque não sabiam bem o que comprar... compraram o que compraram. E cometeram erros. E esses erros vai obrigá-los a comprar nova câmera.

Como eu costumo dizer: Nesta actividade, os erros pagam-se caro! Mas a industria agradece. Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

Paulo C. Jerónimo

JC,
Uma vez que não discordo da tua tese neste capítulo, que já não é de hoje, eu vou colocar então incógnita numa outra parcela da equação, ou fazer a equação ao contrário, porque acho que o HD, por muito relutante que se esteja, já é mais que necessário distribui-lo em  vídeo-casamento.

Não sei que publico-alvo os meu colegas têm na generalidade, se mais ou menos exigente, mas conheço bem o meu.
E Bastaram-me duas situações desagradáveis para mim, uma em cada um dos anos 2009 e 2010, que os noivos se queixaram da qualidade da imagem do DVD, Imagem pixelada., para não permitir que houvesse uma terceira.

Desloquei-me a casa deles, e pouco lhes convenceram argumentos técnicos (verdadeiros, evidentemente) de que o LCD (de promoção no hipermercado) tinha bastante culpa do que estava-mos a assistir, por fraco desempenho, conforme comprovado com a exibição de outras fontes, Tv satélite, e mesmo DVD de filmes.
E uma 2ª questão, a mais importante, cuja distância não respeitava os mínimos recomendáveis (colocar-se o espectado à distância de 3,5 X do tamanho diagonal do ecrã), pois as salas nem o permitiam.

Já defendi aqui que Plasmas, e sobretudo os LCD (com pior tecnologia/desempenho que os plasmas) só terão desempenhos minimamente razoáveis e visiveis se forem alimentados com HD quando em tamanhos superiores a 37 polegadas.

Os dois casos mencionados, foram o suficiente para não querer ter um terceiro, como disse, e passei a defender-me.
Ainda para mais quando o noivo me liga a sua câmara amadora HD com as imagens da lua de mel directamente no seu LCD e de longe batiam a qualidade do DVD de casamento em definição, como é evidente... Apesar desta comparação ser de certo modo ser uma batotice (eu convidei o noivo a gravar um DVD daquelas imagens e depois comparar então) , a lição é uma realidade muito importante.

Caro José Costas, defender que é má opção o investimento da entrega do vídeo de casamento em HD não é enfiar a cabeça no buraco?
Eu acho que é. Passei a defender-me, e já entreguei este ano um Blu-ray com o pacote de DVD, e resolvi o meu problema de falta de definição, mesmo como no meu caso de 2011 que fiz upscalling de SD 16:9 de camara broadcast para HD em blu-ray e que como inclusive tu mesmo defendeste e eu comprovo, tem muito melhor resultado que a maioria de HDV por aí, e o HD resultante tem um desempenho abismal em relação ao DVD!
Em 2012 quero definitivamente passar a capturar com câmara HD, sobretudo para uma maior fluidez de trabalho.

Conforme a anedota do homem que reclama ao Garçon do restaurante de lhe estarem a cobrar o valor do pão de uma refeição quando não o comeu, também os noivos podem em última circunstância e se necessário vir  a ouvir: "O pão está lá, se não o comeu foi porque não quis".

Bons takes!

Joao Bastos

Ok, Estou 100% de acordo.
Pergunto, na minha lógica: e qual a camara em HD que escolhe?
Cumprimentos.
Camara Panasonic DSLR Lumix GH4 c/ Gimbal -  Vegas Pro 16 - Vegas DVD Architect 7 - Cinescore - Plug-in's NewBlue, Prodad, etc. (Software registado)

José Costa

Boas.
Paulo César, entendeu mal.

- Não estou relutante em relação ao HD. Escrevi que investir numa câmera HD, para quem já possui equipamento em SD, e continuar a entregar o trabalho em DVD, era um mau investimento. Este foi o cenário durante muito tempo, câmeras HD e serviço entregue em SD DVD, e nesse contexto, um mau negócio. Talvez eu não tenha sido muito claro, mas considero agora que faz sentido a mudança, o investimento, não pelo Blu-ray, mas pela facilidade que as TVs actuais têm em receber uma PEN e pelos inumeros leitores multimedia que já muitos jovens começam a adquerir.

- Não disse que "é má opção o investimento da entrega do vídeo de casamento em HD". O que é má opção é a sua entrega exclusivamente em SD DVD, como se tem verificado. Quanto ao Blu-ray para o cliente, de nada serve entregar um, porque praticamente ninguém tem um leitor para ele, e nem no futuro o vai poder ler, pois o suporte vai ficar obsoleto. No entanto, a reportagem faz todo o sentido ser entregue em HD, mas não era este o caso até à pouco tempo atrás.

- Para o meu mercado, que em parte é o mercado de muitos, considero que agora é o momento certo para o investimento. Câmera HD mas serviço entregue em SD não faz sentido. Entregar HD sem o cliente poder ver a dita reportagem em HD, por falta do leitor, também não faz sentido. E fazer o investimento em HD, sem que os preços se alterem, quando eles estão a um valor tão baixo, também não faz sentido.

Cada caso é um caso, e no meu caso (que acaba por ser o caso de muitos que conheço), que foi o que relatei, investir antes em HD não se justificava. De SD vou passar para HD, mas o SD foi rentabilizado ao máximo. Quantos dos que investiram em câmeras HDV podem dizer o mesmo? Rentabilizaram o tempo e o investimento, ou apenas se conseguiram manter no mercado? E agora que vão ter que mudar novamente, têm dinheiro para novo investimento? Boas.
O profissional inovador não segue a multidão. Ele tem lucidez para remar contra a maré e não se importa em ser taxado como "um estranho no ninho". - Luiz Roberto Carnier

rui ressurreição

concordo com o que aqui foi dito e acrescento:

-no meu caso particular, em que tinha uma canon xl2, comprada em fins de dezembro de 2004, e que por motivos de doença esteve parada uns tempos, eu fiquei relutante em comprar uma nova hdv...pensei bastante e como nos hipermercados e casas de fotógrafos geralmente me diziam que o trabalho era entregue em dvd, fiquei quietinho e não avancei para tal compra...

entretanto em 2009 compro a nikon d90 para fotografia obtendo o bónus do vídeo 720p-24p que com a ajuda do olympus ls5 já fica com bom som no resultado final em hd...adiante...

em DEZEMBRO de 2010 por causa duma avaria num sony vaio com leitor de blu-ray, a FNAC devolveu-me os 999 euros da compra e com estes(pois tinha que os gastar na fnac) adquiri uma sony nex 5( máquina fotográfica com 14mp, 7fps e vídeo 1080i -50i com som séreo e lentes intermutáveis e sensor aps-c) com uma qualidade espetacular...grava ficheiros de 29:59s e aguenta 48 minutos sem desligar por aquecimento...adiante...tb uso o lympus ls5 com esta máquina...com o resto do dinheiro comprei um portátil dual core da compaq cq 62 que trabalha bem com o premiere pro 1.5.1(comprei-o na worten outlet por 109 euros e novinho e embalado)...dá para o que quero...converto os ficheiros avchd com o FREE HD CONVERTER  para hdv e trabalho com estes em hdv no premiere pro...até que o resultado final não é mauzito...adiante...no final cut express 4.0.1 trabalho com o conversor interno para o formato intermédio...

com isto tudo, quero dizer que já se passaram quase 4 anos desde que me foi detectado o tumor(fev 2008) e que tive de parar, e muita coisa mudou nas máquinas de filmar...hdv, avchd e tb agora as dslr que tb filmam em hd 1080p-50p...foi bom ter parado...

em janeiro de 2012 começa o apagão de tv analógica e o 3d tb se começa a afirmar mais nas nossas cabeças...entretanto o hd em 1080p-50p parece ser o caminho a seguir e com a distribuição de conteúdos em pen, disco duro externo ou ssd ext, parece mesmo que o blu ray só vai ficar para lêr filmes comerciais(2d-3d)...

a dúvida agora é a seguinte:que máquina adquirir para fazer companhia Às outras 2 em hd?uma camcorder hd ou uma hd-dslr?

como a maior parte dos trabalhos que irei fazer não passa por bbc`s e se fizesse tb um fotógrafo amigo me emprestava uma das máquinas dele , vou optar por uma hd-dslr compatível com a sony nex5, provavelmente a SONY slt a65(cerca de 1000 euros com lente 18-55), mas só o farei depois da páscoa 2012...se calhar na altura já existem outros modelos melhores...sei que já pensei aqui em adquirir outros modelos, mas tb tenho vêr o caminho que vou seguir e a partir daí tomar decisões...

usando as 2 sony`s posso bem filmar uma conferência ou espectáculo de 2h em contínuo . não precisando de uma camcorder...

uma mesa de mistura multipistas(16) que grave em pistas separadas no pc ou mac, é o que depois terei de adquirir, mas isso já é outra conversa...

espero que tomem boas decisões, com base no que vão fazer e não com base na opinião do vizinho ou pq o fotógrafo da esquina tem um grande calhamaço...penso que hoje em dia o cliente já vai estando mais atento ao conteúdo e não se deixa iludir só pela aparência...se querem dar nas vistas, levem um portátil com o melhor que já fizeram até agora e mostrem ao cliente...tb podem adicionar microfones, steadycam, iluminação e gravadores para "encher o olho"...

mas não se esqueçam do seguinte, passados uns meses vem outra máquina de outra marca com mais pixeis e outras coisas, e uma máquina fotográfica sempre dá para ficar mais uns anos a tirar fotografias...tudo vai evoluindo e é bom ter um bom plano de negócios para saber o que vai ser comprado, o que vai ser alugado ou emprestado, o que se compra e usa num período curto e depois se vende, et, etc...

bons filmes e não se esqueçam de apostar em boas músicas(sem direitos de autor...tb convém educar os noivos para isso), efeitos especiais e grafismos, mas acima de tudo em ideias originais...boa sorte para todos.

Paulo C. Jerónimo

@ João Bastos
Ainda não me dediquei a escolha de câmara HD, nem tenho a mínima preferência.
Acabadas e entregues as  Edições em carteira, dedicarei atenção a isso.
Mas garantidamente que não investirei em Broadcast como me habituei até aqui. Irei para o prosumer, que os tempos já não são o que eram...

@ José Costa,
Desculpa pois de facto interpretei mal a tua lógica do tema.
Tens toda a razão, na lógica do que apresentavas de rentabilização do equipamento SD. Se eu rentabilizei o meu? Foi mesmo até à última. Minhas 2 câmaras DVCPro e um VTR já manifestam precisar de cabeças.

O Equipamento Fez-me 10 Anos, custou cerca de 30.000,00€ e nunca deu despesas de avaria, até agora, que precisa da inevitável manutenção por desgaste. Considero-o mais que rentabilizado. Provavelmente recuperarei o VTR, se justificar.
E tal como à 10 anos atrás, chegada a altura de novo investimento em equipamentos chave e caros, terá de ser evidentemente muito bem ponderado, se não for para mais 10 anos, que os tempos que correm são demasiados incertos, ponderar pelo menos para os próximos 5 anos.

E concordo contigo também de que estamos na altura certa de ponte. É agora ou nunca...

Filipe Araújo

Boa noite a todos,

Se me permitem gostaria de fazer uma comparação com alguém que admiro, trata-se de uma pessoa que é conhecido pela sua frontalidade, honestidade intelectual e por prever (infelizmente) muitas situações com alguma exactidão, claro está que estou a falar do professor Medina Carreira. Acredito que se ele participasse num fórum de vídeo chamar-se-ia José Costa.

Portanto, sempre que leio um tópico associado a José Costa leio de forma religiosa. Tem uma posição definida, fundamentada e retirada por si próprio. O tempo, a meu ver, tem lhe dado razão, em especial sobre o Blu-ray. Passo a citar, apesar do aumento de leitores nas prateleiras dos espaços comerciais, não é de estranhar a ausência de blu-rays virgens nos espaços comerciais, bem como a reduzida baixa de preço que lhe assiste.

Pessoalmente, já fiz o investimento, tanto na câmara, no meu caso uma Sony HXR-NX5E (Full-Hd) bem como num leitor de mesa e num gravador LG para o computador. Neste momento não posso tirar muitas conclusões, isto porque ainda estou a entregar os últimos filmes em SD da minha câmara antiga Sony-250 P. No entanto algumas posso já tirar, a primeira, após sondar os noivos, raros são os que tem leitores de mesa de Blu-rays, safam-se apenas aqueles que tem Play-station 3. No entanto também, quando ligo a câmara directa ao LCD, ainda com imagens em bruto, e perante uma imagem mais nítida sinto que aqueles que vão ainda casar que lhes apresento um argumento muito forte para decidir por mim.
Gostaria de acrescentar um outro elemento que acho muito importante. A coisa de 3 anos comprei um LCD Sony, tinha uma entrada de pen e que permitia ver fotos e ouvir musicas. A coisa de ano e meio comprei um outro Sony, também este lia fotos e musicas e permitia já visualizar vídeos em divx – entre ligações a internet. Hoje a tarde, comprei um LED-LCD da Samsung, mais barato que os anteriores e que me permite tudo que os outros já faziam mais, através de um disco de 3.5" visualizar vídeos em Full-hd MKV, DivXHD, entre outros.   

Conclusões que retiro, Hd ou Full HD sim, Blu-ray tenho cada vez mais dúvidas, começo a questionar os próprios leitores de media center, já que cada vez mais os próprios televisores se estão a transformar em autênticos leitores de multimédia, e no limite uma porta para a internet, espaço esse que pode alojar imensos ficheiros. 

Gostaria de contribuir para este tópico, até porque acredito que é um dos assuntos mais importantes da nossa actividade, o suporte em que entregamos o nosso conteúdo.

José Costa, se sentir ofendido com a minha comparação peço-lhe desculpa e retirei este texto se achar que o ofende.

Cumprimentos a todos, Filipe Araujo.

José Costa

Boas.
Enquanto os Users neste espaço se limitarem a dar a sua opinião, independentemente de eu estar de acordo com essa mesma opinião, enquanto defenderem os seus pontos de vista, mesmo que de uma forma acalorada (como são no meu caso), enquanto não existir provocaçôes com o mero intuito de ofender, enquanto não existir insultos, nunca fico ofendido. Defendo que cada um neste espaço deve defender o seu ponto de vista, a sua opinião, desde que exista sempre respeito. Portanto, não fiquei ofendido.

Quanto ão professor Medina Carreira, que conheço e admiro, não iria tão longe. Ele está muito mais lá à frente que eu, e eu ainda tenho muito que aprender. Agradeço o "elogio", mas tenho a consciência de que não o mereço. Mas fico contente por saber que ainda existe por aqui alguns que gostam de ler o que escrevo, numa altura em que cada vez mais são os que procuram conhecimento "Fast Food", algo que ainda não descobriram que não existe.

HD sim, que HD é o futuro. Só falta defenir em que suporte será entregue. Disco, PEN, Mediacenter... as opçôes são inumeras, é só escolher, ou deixar o cliente escolher. HD sim.

Mas... será que vocês que já compraram uma câmera HD (não interessa se é Sony, Panasonic, Canon ou outra), será que vocês são da opinião de que já estão servidos para os próximos anos? Não estarão a pensar mal? Não vai o mercado obrigar a colocarem os vossos "brinquedos" na prateleira, antes de terem rentabilizado os mesmos (câmeras) e muito mais cedo do que julgam? Eu referi na minha história acima um ano, no máximo dois, para o mercado vos abrigar a mudarem de câmeras. Um ano e pouco já se passou, o próximo vem aí. Estão certos de terem o equipamento certo para o que aí vem? E por equipamento, estou apenas a referir-me às câmeras de video.

Pensem nisso. Olhem à vossa volta e digam o que veêm. Alguns vão ficar surpreendidos. Boas.

rui ressurreição

não sei se vou adivinhar o pensamento do JOSÉ COSTA, mas deve estar à espera duma camera 4k por menos de 5000 euros? será? era bom que fosse já em 2012...ou então uma hdslr 4k...mas será mais difícil...e que tal depois juntar-lhe este gravador que é citado neste texto...
são os meus pensamentos para a discussão das cameras...boas.

aqui vai o link

http://www.dv.com/article/113418

Paulo David Serra Fernandes

"Portanto, sempre que leio um tópico associado a José Costa leio de forma religiosa. Tem uma posição definida, fundamentada e retirada por si próprio." - citado por Filipe Araújo

Também concordo e ainda bem que voltou após um tempo ausente!

Paulo Fernandes

Paulo C. Jerónimo

CitaçãoMas... será que vocês que já compraram uma câmera HD (não interessa se é Sony, Panasonic, Canon ou outra), será que vocês são da opinião de que já estão servidos para os próximos anos? Não estarão a pensar mal? Não vai o mercado obrigar a colocarem os vossos "brinquedos" na prateleira, antes de terem rentabilizado os mesmos (câmeras) e muito mais cedo do que julgam? Eu referi na minha história acima um ano, no máximo dois, para o mercado vos abrigar a mudarem de câmeras. Um ano e pouco já se passou, o próximo vem aí. Estão certos de terem o equipamento certo para o que aí vem? E por equipamento, estou apenas a referir-me às câmeras de video.

Mais uma vez de acordo JC.
No meu caso, quando digo que tenho de ponderar os meus próximos 5 anos, é precisamente a fazer conta com essa instabilidade e variações. Logo, prevejo a compra duma câmara HD de baixo custo que me dê boa fiabilidade, convencido que durante os próximos 5 anos a oferta de mercado fornecedor e consumo dos clientes, me possam "obrigar" a mudar.

AC

Citação de: Jose Costa em 17 / Nov / 2011, 01:26
Pensem nisso. Olhem à vossa volta e digam o que veêm. Alguns vão ficar surpreendidos. Boas.

O José Costa está de olhos abertos, e certamente que as suas observações não são a pensar própriamente no mercado dos BBC's.

Rui, não o vejo a comprar uma dslr ou hdslr seja ela de quantos "kapas" for!

Já meti a colherada!
A quem não quer ver, nem a mais intensa luz ilumina!

José Costa

Boas.
Não tenho muito jeito para estas coisas, e também um pouco Off-Topic, mas...

Filipe Araújo e Paulo Fernandes, são comentários como os vossos que ainda me fazem acreditar que partilhar - nem que seja apenas ideias - ainda merece a pena neste espaço. Fico contente por saber que alguém lê com atenção o que escrevo, independentemente de concordar ou não com as minhas opiniôes expressas. Sem querer desmerecer todos os outros, Obrigado pelo feedback. Dentro do meu tempo livre, continuarei por aqui a tocar em feridas (e eventualmente a curar algumas), sempre com o objectivo de enaltecer a nossa profissão, mas consciente de que nem sempre o consigo. Como um User já o referiu por aqui, a minha escrita tem uma queda para ser interpretada como provocação. E esse nunca foi o objectivo por detrás dos meus comentários.

De qualquer das formas, Obrigado a todos. Até ao próximo testamento. Boas.

rui ressurreição

acredita que me tens ajudado muito com os teus esclarecimentos aqui...obrigado do fundo do coração...axo que as pessoas só se sentem provocadas se fazem um castelo enorme à volta do seu ego, pensando que são os melhores, que sabem tudo e que o seu equipamento é que é o mais adequado aos seus trabalhos...muitas vezes somos fruto das circunstâncias, mas o melhor é usar a cabeça e contornar os obstáculos com inteligência, humildade, paciência, camaradagem, sentido de humor e muita criatividade...tudo na vida é mudança...se calhar se tivesse nascido nos anos 80 ou 90 pensava de outra maneira e o tipo de equipamento a utilizar seria outro, ou talvez não...é preciso é fazer um pensamento dialético sem nunca nos conformarmos com coisa alguma...o mais importante é haver empatia e sabermos compreender os pensamentos alheios...obrigado JOSÉ COSTA E obrigado PORTUGALVIDEO e a todos os membros activos que sempre me ensinam bastante nos seus comentários aqui...boas.